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CORRIJO DE VOLTA – Tema: O papel do SUS no combate às epidemias

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Garantido pelos meios legais desde a década de 1980, o sistema único de saúde representa o comprometimento do Estado com a garantia do bem estar dos brasileiros. Entretanto, em períodos epidêmicos (requisito massivo do SUS), principalmente, nota-se que tal sistema não atinge suas potencialidades. Nesse sentido, é preciso discutir como a irresponsabilidade estatal e a baixa adesão social à defesa do SUS agravam a problemática.

Primeiramente, deve-se discutir como a negligência do Estado amplia o imbróglio. Isso porque, segundo uma reportagem do telejornal ”Fantástico”, durante a recente epidemia do COVID-19, um dos problemas enfrentados pelos hospitais públicos é falta de leitos e equipamentos, como macas e respiradores. Dessa forma, infere-se que o Estado, aquele responsável pela saúde pública, não atende às necessidades básicas exigidas pelos hospitais, o que vai contra a ideia de comprometimento com a população. Por consequência, há o colapso do sistema, colando em risco, infelizmente, a vida dos brasileiros.

Além disso, a baixa adesão social à defesa do SUS é outro fator relevante para se analisar. Isso porque, apesar de seu requisito massivo durante as epidemias, não há uma mobilização efetiva do tecido social em prol da defesa e de mais investimentos nas instituições públicas de saúde. Dessa forma, PEC’s (emendas constitucionais) como a do ”controle de gastos” de 2016 continuam a determinar os rumos da sociedade, sucateando os hospitais públicos e a qualidade de seus atendimentos aos anseios da população.

Torna-se evidente, portanto, que o SUS deve ter maiores atenções para cumprir seu papel eficientemente durante as epidemias. A mídia, com seu poder influenciador em parceria dos médicos, por meio dos recursos televisivos e redes sociais, deve incentivar  o corpo social a lutar pelos seus direitos e pela integridade de um sistema tão importante. Através de reivindicações, deve-se pressionar o governo federal a rever seus investimentos e controle de gastos para que se possa melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública. Assim, será possível ao SUS ser mais atuante em épocas de epidemias e fortalecer o que foi construído em 1980.

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7 Correções

  1. Gostei bastante da sua introdução, está muito bem detalhada.
    No desenvolvimento você trouxe pautas importantes com bons argumentos.
    A conclusão gostei bastante, mas senti falta de mais detalhes.
    Enfim, a redação está ótima, parabéns!!!
    Sou nova aqui, quando publicar alguma redação se puder avaliar ficaria muito grata. ☺️

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  2. Olá, ainda sou nova corrigindo redações aqui…
    Considerei sua introdução muito bem elaborada, com bom domínio de linguagem.
    Desenvolvimentos bem feitos, e dois pontos bem debatidos.
    Na proposta de intervenção senti uma necessidade maior de detalhamento, na proposta para que melhor fosse colocada.
    Numa análise geral, sua redação esta muito boa!

    Assim que puder corrigir alguma redação minha, ficarei grata!

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  3. Olá, sua introdução está boa,marca a tese e cita que argumentos serão desenvolvidos.
    O D1 também está ótimo,desenvolveu perfeitamente a argumentação ,marcando de forma bastante clara o seu ponto de vista,parabéns .
    O d2 também possui uma argumentação muito boa,só senti falta de um repertorio sociocultural de outra área para enriquecer ainda mais o seu texto.
    Na proposta de intervenção, ao invés de fazer um período para cada elemento,você pode fazer apenas três períodos:um para a frase Inicial,outro para a primeira ação inteira e um último para a segunda ação, além disso,você pode usar elementos coesivos para marcar cada elemento.
    Em suma,seu texto está realmente muito bom
    Você pode corrigir meu último texto,por favor?

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  4. Competência um: 200 pontos. Estrutura sintática excelente e, no máximo, 2 desvios.
    Competência dois: 200 pontos. Repertório legitimo e também pertinente ao tema e produtivo.
    Competência três: 180 pontos. Projeto de texto estratégico + informações, fatos e opiniões na maior parte do texto
    Competência quatro: 160 pontos. Pouquíssimas inadequações e pequena repetição coesiva.
    Competência cinco: 180 pontos. A redação apresenta os 5 elementos válidos -Agente, Ação. Modo/Meio, Efeito e detalhamento- Mas, fraco no que se tratou do detalhamento.
    Parabéns!!!!!

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  5. Sua redação está muito boa! Com bom repertório, boa coesão, exposição correta do tema, argumentos com autoria e proposta de intervenção completa. Corrigi duas redações suas e posso te falar que essa tá melhor do que a anterior… notei uma melhora na competência 1.
    Não tenho muito o q te falar pra melhorar, mass notei que nos dois parágrafos de desenvolvimento vc utilizou os mesmos conectivos “Isso porque” e depois “Dessa forma”. Particularmente não vejo tanto problema nisso, mas se fosse pra dar uma dica seria que vc utilizasse outro conectivo de mesmo sentido.
    Parabéns pela redação!
    Se puder retribuir o favor novamente, agradeço kkkk

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  6. C1: 200 ( Sem desvios gramaticais, se tiver algum que eu não vi é ignorável).
    C2: 200 (Tema da redação muito bem clocado).
    C3: 200 (Argumentos bem selecionados e que tem autoria).
    C4: !60 ( Os recursos coesivos estão muito bem colocados, mas no início de alguns períodos eu senti falta do mesmo).
    C5: 200 ( Proposta de intervenção bem detalhada).
    Cara, para mim sua redação está mais que perfeita, se diferencia das demais. Porém, faltou algumas coisas da competencia 4 como os conectivos parafraseais. Com mais esse diferencial voce iria para a nota mil. Por favor, pode corrigir minha ultima redação?

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