O cantor Lulu Santos, através da canção “Eu vejo a vida melhor no futuro”, idealiza uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, o que é visto, na atualidade, é antagônico à reflexão do músico, uma vez que não há, no corpo social brasileiro, uma análise acerca da importância da alimentação gratuita nas escolas, de tal forma que se expõe como um entrave que impede a concretização das ideias impostas pelo artista. Nesse sentido, fatores como a ineficácia governamental e o silenciamento propagam esse problema pelo âmbito nacional.
Sob esse viés, é preciso salientar que a alimentação escolar sofre, deploravelmente, com o descaso e ineficiência do governo, pois mesmo que haja investimento nessa área, ele demonstra ser insuficiente. Dessa maneira, esse fator, de acordo com os ideais do contratualista John Locke, configura-se como uma violação no “contrato social”, já que o Estado não cumpre o seu papel de garantir que os cidadãos gozem de seus direitos imprescindíveis, como a alimentação. Posto isso, muitas escolas públicas sofrem com a falta de merenda para os alunos, o que contribui para o aumento da fome no país. Logo, é inadmissível que, enquanto agente responsável por todo o povo, o Estado mantenha uma postura inerte diante da questão.
Ademais, outra configuração para esse deplorável óbice é a ausência de ações sociais, como falar sobre a temática, suas causas e consequências. Diante disso, conforme o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas e o seu termo “ética da discussão”, é defendido que a linguagem é a verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema — como a falta de comida no ambiente escolar — seja resolvido, faz-se necessário debater sobre, ainda mais quando se trata de um tema silenciado e alarmante como esse. Assim, trazer à pauta esse assunto e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele, para que essa parcela de cidadãos jovens tenha sua realidade desafiadora modificada.
Portanto, é inegável que medidas precisam ser tomadas para reverter esse cenário injusto e desigual. Para isso, a mídia, responsável por moldar a opinião do grande público, deve desenvolver um projeto que vise informar a sociedade sobre a relevância da alimentação escolar na vida de crianças e adolescentes, por meio de reportagens nos jornais televisivos e impressos, com o intuito de garantir os direitos da população afetada e mobilizar os indivíduos, para que exijam do poder público o cumprimento do direito constitucional. Dessa forma, a idealização feita por Santos se tornará realidade.
TestCoe
Eu discordo de alguns pontos ditos por outros colegas, a não ser no ponto do sentimentalismo, nesse quesito acredito que alguns pontos poderiam ser descontados.
Além disso, gostaria de acrescentar uma opinião, acredito que a citação da música do Lulu Santos acabou por ficar meio desconexa em relação ao resto do texto, parece que você forçou um pouco para encaixa-la no contexto. Quanto as outras citações acredito que estão perfeitas e bem oportunas.
Gostaria de salientar também o ótimo uso das palavras, realmente demonstrou um domínio da norma culta.
Acredito q sua redação ultrapassaria os 800 pontos facilmente, adorei.
Bons estudos, boa sorte domingo, você vai arrasar! 😘
Victor_Osses
INTRODUÇÃO:
– Há uso incorreto do advérbio “através”, tendo em vista que este significa literalmente transpor um obstáculo, passar ele de um lado para o outro etc. Substitua com “por meio”, “por intermédio”, “mediante” etc!
– Citação coerente com o exposto na introdução.
– “No entanto, o que é visto, na atualidade, é antagônico à reflexão do músico, uma vez que não há, no corpo social brasileiro, uma análise acerca da importância da alimentação gratuita nas escolas, de tal forma que se expõe como um entrave que impede a concretização das ideias impostas pelo artista”. O período é demasiadamente grande e possui muitas vírgulas que tornam a leitura “travada”. Segue uma sugestão para possível substituição:
No entanto, observa-se que na atual sociedade brasileira perdura o antagonismo à reflexão do músico, uma vez que não há uma análise acerca da importância da alimentação gratuita nas escolas. Dessa forma, fica evidente a existência de entraves que impedem a concretização da visão de mundo exposta pelo artista. Nesse sentido, fatores como a ineficácia governamental e o silenciamento se apresentam como barreiras no combate a problemática em âmbito nacional.
DESENVOLVIMENTO
– Evitar usar marcas como “deploravelmente”, “deplorável”, “alarmante” e “desafiadora”. Se eu não me engano elas podem ser consideradas como sentimentalismos e, por conseguinte, serão penalizadas em alguma competência (não lembro em qual).
– “Sob esse viés, é preciso salientar que a alimentação escolar sofre, deploravelmente, com o descaso e ineficiência do governo, pois mesmo que haja investimento nessa área, ele demonstra ser insuficiente”. Enfatizo o que o colega Jffgg apontou em sua correção.
– No geral, o restante do desenvolvimento está bom, apesar de eu sentir que a leitura foi um pouco prejudica por algumas escolhas de palavras, bem como pelo uso de vírgulas que poderiam ser dispensadas ao utilizar alguns conectivos, mas isso vai muito da forma da forma de escrever de cada um, não é exatamente um problema.
CONCLUSÃO
– “Portanto, é inegável que medidas precisam ser tomadas para reverter esse cenário injusto e desigual”. As palavras “injusto” e “desigual” podem ser consideradas sentimentalismos também. Substitua por “de injustiça e desigualdade”
– De resto acho que está bom, pois atende aos requisitos.
É isso, não acho que tenho propriedade para atribuir uma nota à sua redação, mas diria que no geral ela está boa, então parábens e manda ver no Enem!
karla11
Sua redção ficou muito boa, ótimo repertório, usou bastante conectivos, porem no seu desenvolvimento 2 vc utilizou o termo “AGENTE”, uma vez que agente= profissional da saude.
ficaria correto assim
Sob esse viés, é preciso salientar que a alimentação escolar sofre, deploravelmente, com o descaso e ineficiência do governo, pois mesmo que haja investimento nessa área, ele demonstra ser insuficiente. Dessa maneira, esse fator, de acordo com os ideais do contratualista John Locke, configura-se como uma violação no “contrato social”, já que o Estado não cumpre o seu papel de garantir que os cidadãos gozem de seus direitos imprescindíveis, como a alimentação. Posto isso, muitas escolas públicas sofrem com a falta de merenda para os alunos, o que contribui para o aumento da fome no país. Logo, é inadmissível que, enquanto o corpo social brasileiro que é responsável por todo o país, o Estado mantenha uma postura inerte diante da questão.
Jffgg
Intro: muito boa, trouxe repertório ligou-o ao assunto e mostrou seus argumentos. Otimo
D1:olha só seria bom que nao tivesse colocado isso “pois mesmo que haja investimento nessa área, ele demonstra ser insuficiente” pois vc ja falou na intro e no TF que ele é insuficiente e tambem no D1 vc falou da insuficiência e nao citou o investimento fazendo com o que vc colocou ficasse jogado, sem mostra realmente que invetimento e insuficiente.
D2: muito bom.
CONCLUSÃO: tem os 5 fatores. Ok