Dados da pesquisa realizada pela Fundação pró-livro, mostram que o índice de leitura tem aumentado nas escolas públicas. Embora seja uma conquista, o problema da falta de hábito de leitura entre os jovens continua presente, visto que ainda é um desafio para a população juvenil ler um único livro ao ano. Dessa forma, entende-se que a educação deficitária, bem como, a falta de investimento governamental apresentam-se como entraves na solução dessa problemática.
Primeiramente, é preciso salientar que a lacuna educacional é uma causa latente do problema. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Nessa lógica, verifica-se que o ensino tem forte influência na construção do hábito de ler. Entretanto, pode-se afirmar que a escola não tem estimulado a leitura entre os jovens, isso porque, a grande maioria dos professores tem como foco apenas repassar conteúdos. Logo, os alunos acabam que crescem desmotivados e com pouco senso crítico.
Em segundo plano, outra causa para a configuração do problema é a falta de interesse governamental. A Constituição de 88, assegura o direito à educação a todos os cidadãos brasileiros. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno da falta de investimento dos governos, tendo em vista que, em pleno século 21 muitas instituições ainda não possuem bibliotecas, grande meio educacional.
Portanto, uma intervenção faz-necessária. Para isso, é preciso que as escolas em parceria com a prefeitura promovam um espaço, para rodas de conversas e debates sobre os benefícios da leitura no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período contraturno, contando com a presença de professores e escritores locais. Além disso, o governo deverá destinar verbas para a construção de bibliotecas em escolas que ainda não possuem e poderá conseguir livros através de doações voluntárias. Tais medidas, tem como intuito amenizar a problemática e assim tornar os cidadãos atuantes na busca de resoluções. A partir das informações poderá se consilidar um Brasil melhor.
isabelarod
Olá!!!!!!!
Parabéns, gostei muito da sua redação.
Você soube fazer uma ótima introdução.
A ultima frase do primeiro desenvolvimento ficou confusa.
Sua conclusão está muito boa, porém, acho viável reafirmar a tese no início do parágrafo.
E cuidado com as vírgulas e os períodos curtos.
maripprieto
Olá, bom dia!
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Boa sorte na prova de domingo agora, caso vá fazer! Você consegue, a vaga já é sua! Confie em você e não desista!
Se puder ir no meu perfil e corrigir alguma redação recente minha, irei agradecer muito! Beijos.
:)
Késia Garcia
Correção:
1- “Dados da pesquisa realizada pela Fundação pró-livro, mostram que…” não pode existir essa vírgula, visto que não se separa o sujeito do predicado.
2- “… o problema da falta de hábito de leitura entre os jovens continua presente, visto que ainda é um desafio para a população juvenil ler um único livro ao ano…” essa parte poderia ter sido melhor desenvolvida, pois você discordou dos dados, mas não explicou porque ainda é um desafio ou não utilizou o conectivo correto para relacionar esse desafio com a última frase que aponta a escola e o governo como obstáculos.
3- Segundo parágrafo bem desenvolvido, apenas o último período ficou confuso. Usar a palavra “acabam” sem estar no seu sentido natural (findar algo) é indício de coloquialidade. Eu escreveria “Logo, os alunos crescem desmotivados e com pouco senso crítico.”
4- “A Constituição de 88, assegura o direito…” novamente é visto a separação do sujeito do predicado. O correto seria: “A Constituição de 1988 assegura o direito…”.
5- o terceiro parágrafo possui bom aprofundamento, mas falta o indício de autoria, que serve para concluir o parágrafo, apresentando consequências do que foi dito no tópico frasal.
6- no último parágrafo não houve uma boa retomada do tema. O indicado é na primeira frase você resumir a problemática, por exemplo: “Portanto, é fato que a falta do hábito de leitura entre os jovens brasileiros é prejudicial para o desenvolvimento desses, e medidas devem ser tomadas.” É sempre bom nessa primeira parte retomar palavras da própria proposta de redação.
7- pela minha visão, você quis colocar duas propostas de intervenção. Isso não é proibido, mas gera maior gastos de linhas e pode acontecer de alguma ficar incompleta. A minha dica é você juntar todas essas ações em um PROJETO. Explique que a ação deverá ser a criação do projeto “@@@@@” (invente um nome com sentido) e inclua essas ações ditas por você em um único projeto, não para que sejam realizadas separadamente. Isso facilita seu detalhamento e o modo como deverá ser feito.
8- “Tais medidas, tem como intuito…” novamente não existe essa vírgula.
9- De resto, parabéns pela escrita, é simples e objetiva. Gostei bastante!
luizamilagress
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
IanGabriel111
SUA REDALÇÃO ESTÁ “SHOW”!
FICOU CONFUSO, EXITEM ALUNOS DE 60 ANOS
Logo, os alunos acabam(RETIRE) que crescem desmotivados e com pouco senso crítico.
DESENVOLVA MAIS O D1 E D2
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________