Tema: Saneamento básico saúde e qualidade de vida no Brasil redação
Promulgada pela Organização das Nações Unidas, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura a todos os indivíduos o direito à saúde, assim como ao bem-estar social. Entretanto, no Brasil, a falta de saneamento básico para toda a população impede que esse direito seja plenamente evidenciado. Nesse âmbito, tanto a omissão do Estado quanto o individualismo dos representantes políticos contribuem para a redução da qualidade de vida no país.
Primeiramente, cabe avaliar que o Estado se mostra omisso com relação ao problema. Esse fato ocorre, pois, ainda que na Constituição Federal de 1988 seja previsto o acesso ao saneamento básico, a ausência de medidas que garantam esse direito o impedem de, na prática, ser plenamente exercido. Isso evidencia uma quebra do Contrato Social, proposto pelo filósofo Thomas Hobbes, o qual afirma que é dever do Estado manter a ordem e assegurar os direitos de todos os cidadãos. Contudo, verifica-se que o atual contexto se mostra distante da realidade proposta pelo pensador, tendo em vista que parte da população não possui acesso aos serviços de esgoto, de água, de coleta de lixo e de limpeza pública. Gerando, por conseguinte, a propensão a contrair doenças, como teníase, esquistossomose e ascaridíases, as quais possuem o principal vetor a falta de saneamento básico.
Ademais, é possível observar que a busca pelo ganho pessoal acima de tudo como uma das responsáveis pelo problema. Consoante o filósofo e sociólogo Karl Marx, a priorização do bem pessoal em detrimento do coletivo incorre no aparecimento de inúmeras dificuldades para a sociedade. Assim, verifica-se que esse contexto se aplica ao Brasil contemporâneo, visto que muitos representantes políticos furtam as verbas destinadas ao saneamento básico e à saúde, em prol do próprio benefício. Tal fato é demonstrado em uma reportagem do “Estadão”, afirmando que um prefeito de Juazeiro desviou mais de R$14 milhões que eram destinados ao investimento em redes de esgotos.
Portanto, Infere-se que medidas sejam tomadas para amenizar o quadro atual. Logo, compete às Prefeituras – como garantidora dos direitos básicos dos cidadãos – promover saneamento básico aos indivíduos, por meio do investimento em infraestrutura. Essa ação tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população. Outrossim, compete ao Ministério da Educação fornecer um bom ensino à população brasileira, a fim de tornar os indivíduos aptos ao exercício da cidadania. Destarte, espera-se que os direitos dos indivíduos sejam devidamente assegurados, da mesma maneira como antes previsto por Hobbes.
Se possível, corrigir por competência.
kellystudy
Primeiramente, não sou especialista em correção de redações.
Em segundo plano, adorei a sua redação =D. Muito bem estruturada, bons argumentos, bom repertório… Em minha opinião a sua conclusão está completa, com o agente, ação, detalhamento, modo/meio e finalidade. A qual seria mérito de 200 pontos ( conclusão).
Bem, te desejo boa sorte e continue assim.
lalalllalalallalaallallal
□ INTRODUÇÃO:
> É recomendável usar a sigla e o seu significado. Ex: a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH)
> Tese bem feita.
> Demonstra que tem projeto de texto.
□ DESENVOLVIMENTO1:
> Falta de conectivo (ocorreu a inversão) “Gerando, por conseguinte”
> Pouca marca de autoria
□ DESENVOLVIMENTO2:
> Último período sem marca de autoria
> Não articulou bem suas ideias, pois não apresentou o REAL PROBLEMA.
□ CONCLUSÃO:
> Ok!
nota >>>>> 960 :))
IsadoraBassani
– “Promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1948” é sem vírgula
– a Declaração Universal dos Direitos Humanos não assegura pois não são todos que tem acesso a esses direitos, aconselho a trocar a palavra “assegura” para “prevê”
– o resto da introdução está boa
– faltou marca de autoria no desenvolvimento 1 e 2 (que ficaram mais expositivos do que argumentativos”
– creio que não seria necessário duas ações na conclusão, mas de resto está ótima
perguntinha: você é aluno do proenem? pq o modelo é bastante parecido com aqueles que o Romulo passa kkkkk