Mestre

Corrijo de volta!

  • 2

A cor do sangue

Em “Contrato Social”, Jean-Jacques Rousseau afirma que a força física é, incontestavelmente, uma forma de poder ilegítima. Paralelamente, observa-se que esta é usada corriqueiramente pelos policiais brasílicos ao abordarem indivíduos negros. Decerto, é senso comum que este problema deriva-se do racismo ainda perpetuado nas civilizações modernas; de qualquer modo, oblitera-se, nos debates e dissertações acerca deste tópico, o fato da sociedade brasileira ser um jardim propício à cultivação de práticas racistas, as quais perpetuam as agressões por parte de agentes da polícia à comunidade negra.

Primeiramente, põe-se em perspectiva o Mito da Democracia Racial, o qual em nada contribui para o movimento antirracista por ignorar os problemas e, por conseguinte, os impede de serem resolvidos, sendo impossível solucionar uma problemática de pretensa inexistência. Tal mito, difundido no Brasil pelo mesmo não haver políticas racistas tão extremistas quanto nações como os Estados Unidos, prejudica as reflexões de raça e submetem conceitos semelhantes à violência simbólica à obscuridade e, logo, por causa da normalização destes atos em meio à população majoritariamente apedeuta ao assunto, os crimes de ódio não são percebidos nem tratados como tal.

Ademais, outro fator contribuinte para a hostilidade policial perante particulares negros é a rara punição para com os agressores. No romance adolescente americano “O Ódio que Você Semeia”, a protagonista testemunha seu amigo, um homem afro-americano, ser morto a tiros por um funcionário da lei. Tanto no livro quanto na realidade, a justiça falha em honrar as vítimas de injúrias e assassinatos, apontado que, em ambos, os policiais culpados são, no máximo, suspendidos, em vez de presos e demitidos. Ainda que o sujeito de cor em questão seja, de facto, um transgressor, a legislação brasileira não tolera que profissionais da polícia militar e civil usufruam de sua posição de poder para violentá-lo ou matá-lo. A falta de penalidades mais severas é, pois, um colaborador para a pertinência da violência policial.

Destarte, são urgentes providências efetivas às tais violações dos direitos humanos. O Supremo Tribunal Federal deve prorrogar atos que abrandem quaisquer ações de cunho preconceituoso e discriminatório, com princípio na aplicação de castigos legais mais rigorosos a crimes hediondos, desde opugnações a homicídios de homens, mulheres e jovens negros, garantindo que os atores destes sejam afastados permanentemente de seus cargos e sentenciados à cadeia. Além disso, a conscientização sobre o racismo e suas consequências deve ser inserida nos diálogos do povo. Graças às soluções propostas, mais nenhum cidadão preocupar-se-á em ser privado de sua vida em razão da sua cor de pele.

Agradeço desde já pela correção! ;)
Compartilhar

0 Correções

  1. INTRODUÇÃO: Está muito boa, o cotexto para o tema e a estrutura estão impecáveis na minha opinião.

    DESENVOLVIMENTO: As citações de outras áreas do conhecimento estão muito pertinentes, parabéns pelo incrível repertório. Acredito que não existam falhas na argumentação nem coesão.

    CONCLUSÃO: Contém os 5 pontos necessários então está ótimo, resolveu muito bem os problemas apresentados.

    Não sou nenhum especialista, mas acredito sua redação teria uma nota acima de 940, parabéns!

    • 1
  2. Olá, boa tarde! Que escrita tão maravilhosa é essa? Arrasou!
    Seu texto está maravilhoso e possui poucos erros (já citados pelo Lucas Alysson).
    Competência I: 200
    Competência II: 200
    Competência III: 160
    Competência IV: 200
    Competencia V: 200

    Total: 960

    Mais uma vez: MEUS PARABÉNS!
    Ah, quero uma correção também, viu!? (risos)

    • 1
  3. Olá, bom dia!

    A princípio, que escrita é essa? Vocabulário muito rico e bem contextualizado, parabéns por isso! Se a nota fosse pela beleza do texto já tinha 1000, mas tem uns pontos que quero comentar.
    COMPETÊNCIA 1
    “de qualquer modo, oblitera-se, nos debates…” vc usou o conectivo então usa a vírgula apenas antes do OBLITERA-SE pq esse termo não é uma explicação e a gente sabe que as explicações podem ser retiradas do texto sem prejudicar o seu sentido, então se tiver dúvidas nisso oculta o termo entre vírgulas e leia sem ele para ver se continua com sentido. Se vc for fazer isso ficará assim: ” de qualquer modo nos debates e dissertações acerca..”

    MAS FOI O ÚNICO ERRO NESSA COMPETÊNCIA, NÃO HÁ MOTIVOS PARA PERDER PONTOS -> 200

    COMPETÊNCIA 2

    Perfeita contextualização dos repertórios!

    200

    COMPETÊNCIA 3

    No 2 parágrafo tem uma oração gigante que acaba prejudicando a fluidez da leitura e atá mesmo a compreensão, divida-o em 2.

    No início do 3 parágrafo prefira seguir a sequência de introdução, ao invés de “Ademais” opte por “Em segunda análise”, Em segundo lugar”…

    -> 160

    COMPETÊNCIA 4

    Texto bem articulado

    200

    COMPETÊNCIA 5

    Responde aos questionamentos e resolve o problema abordado no texto!

    -> 200

    *NOTA FINAL: 960*

    Espero ter ajudado, não sou corretor profissional, apenas um vestibulando com uma leve experiência, qualquer coisa fala aí! ;) Já já quero correção tmb viu! Abraço”

    • 1
  4. Bom dia, tudo bem? não sou especialista em redação, mas eu percebi que você tenha uma boa estruturação, consegue encaixar muito bem seus argumentos e tem boa percepção do texto dissertativo. Ainda assim, percebi a repetição de algumas palavras que podem causar a repetição da própria ideia, também acho que você poderia usar argumentos diferentes ( mas ainda assim são muito bons ), e não usar períodos tão longos, pois às vezes podem atrapalhar a coesão do texto. Apesar de tudo meus parabéns pelo seu texto!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.