Mestre

Corrijo de volta :)

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Tema: A negligência com os idosos no Brasil.

“Pai, você foi meu herói, meu bandido. Hoje é mais muito mais que um amigo. Nem você, nem ninguém tá sozinho.” Em sua música, o cantor brasileiro Fábio Júnior exalta a importância do seu pai e demonstra que estará ao seu lado na velhice. Entretanto, tal realidade não é observada no Brasil contemporâneo, no qual os idosos sofrem com o abandono dos seus filhos. Tal negligência agrava quando são colocados em asilos, somado a ausência de projetos sociais para terceira idade.

É relevante abordar, primeiramente, que a agitada rotina dos adultos no século XXI gera um comportamento individualista e egocêntrico. Nesse sentido, os adultos que possuem pais idosos preocupam-se em primeiro lugar com a garantia de bons empregos, aprimorar seus estudos e no tempo livre com viagens e lazer, logo sem tempo para cuidar de quem um dia cuidou deles. Tais fatores levam ao ingresso de muitos idosos em asilos, locais nos quais raramente recebem visitas. A propósito, isso é evidenciado no seriado Glee, quando o personagem Kurt encontra idosos esquecidos por seus familiares em uma casa de recolhimento.

Ademais, paralelo a isso, o Brasil não apresenta programas sociais que incentivem os mais velhos a praticarem esportes ou realizarem oficinas artístico-culturais. Embora a Constituição Federal de 1988 garanta o direito ao esporte e ao lazer para todos os cidadãos, no que tange os idosos nota-se um déficit de projetos específicos. Por conseguinte, é observado um grande número de pessoas sedentárias na terceira idade. E ainda, a presença de doenças psicológicas como ansiedade e síndrome de pânico.

Dessa forma, são necessárias medidas resolutivas da negligência com os idosos. Portanto, as Prefeituras devem promover práticas de oficinas culturais e ginásticas esportivas em suas quadras e espaços municipais abertas aos idosos que vivem em suas residências. Mas também, devem incentivam as mesmas atividades nos asilos de suas cidades, convidando os filhos dos acolhidos para exposições dos trabalhos feitos e dias esportivos em conjunto. Com isso, espera-se, cumprir o que determina a Carta Magna e cantar com autoridade que realmente ninguém tá sozinho.

 

*Se possível, pontuem pelas competências do ENEM.

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1 Correção

  1. no que se refere ao seu texto de carácter dissertativo-argumentativo, pontuo as seguintes observações:
    INTRODUÇÃO: Um ótimo inicio para a redação, somente pontuo o fato de que a tese poderia ser mais desenvolvida, visto que no que somente foi abordado à “ausência de projetos sociais para terceira idade”.
    DESENVOLVIMENTO: Boas citações, o primeiro desenvolvimento encontra-se em perfeita escrita, já o segundo desenvolvimento poderia ser um pouco mais desenvolvido, isto é, ser mais fluido e ter complementado mais.
    CONCLUSÃO: Proposta de intervenção detalhada e consistente.
    NOTA DA REDAÇÃO = 900 PONTOS
    1ª Competência – Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160
    2ª Competência – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
    3ª Competência – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
    4ª Competência – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
    5ª Competência – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200

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