Iniciante

Corrijo de volta ♡ Dificuldades enfrentadas para a doação de órgãos no Brasil

  • 0

O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair da sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito às dificuldades enfrentadas para a doação de órgãos no Brasil. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da falta de debate e da lenta mentalidade social ainda presente no cotidiano brasiliense.
Em primeira análise, a falta de debate mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. O filósofo Foucalt defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silênciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Nesse sentido, percebe-se uma lacuna no que se refere ao debate em torno da problemática, que tem sido silênciada, visto que, de acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, apenas 1800 pacientes de 6000 se tornaram doadores, mostrando que a falta de conversação séria sobre a problemática ainda persiste e necessita ser erradicada.
Em segunda análise, a lenta mentalidade social apresenta-se como outro fator que influencia na dificuldade de efetivação do contexto. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, é possível perceber que a questão das dificuldades enfrentadas para a doação de órgãos no Brasil é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, pensamentos enrraizados como, tráfico de órgãos e receio de laudos médicos são presentes no Brasil, o que torna sua resolução ainda mais complexa.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Logo, é mister que o MEC em parceria com o Governo do Estado, proporcionem a criação de oficinas educativas em escolas públicas e privadas desenvolvidos em semanais culturais dos colégios. Tais eventos podem ser organizados por meio de atividades práticas, como dramatizações, dinâmicas e jogos, de modo a proporcionar a visualização do assunto, além de palestras de sociólogos e profissionais da saúde que orientem as dificuldades enfrentadas para a doação de órgãos no Brasil para jovens e suas famílias, a fim de efetivar a elucidação da população sobre a temática.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi Nathalia, parabéns pela redação!
    Nathalia, gostei de sua introdução, porém, sentir dificuldade para contextualizar o “O mito da caverna” e sua própria citação em torno da obra com o tema que você decidiu dissertar. Isso tem que ficar claro para quem ler sua redação.
    No seu desenvolvimento você repetiu o mesmo erro, infelizmente. Usou citações de sociólogos que podem até contextualizar com o tema que você está abordando, mas, você precisar deixar isso claro (detalhar mais a relação da citação com o seu tema). – Outra questão Nathalia, é que, se você usa muita citação, você acaba perdendo o poder de argumentação. E eu sentir que faltou isso.
    Oh.. Sua proposta de intervenção caminhou para uma possível solução do tema, mas, dentro das possibilidades que a gente tem ficou muito distante do esperado. Você precisa focar mais no assunto em si, até porque, se tirar seu tema/ título, possivelmente, ninguém vai saber do que se trata seu texto.
    De um modo geral, a forma do seu texto está muito boa – o problema é o conteúdo.
    Nota: 560 Pontos.

    • 0
  2. a redação esta ótima ,vários pontos muito interessante. Mas tenta entrar mais no assunto
    tenta se aprofundar mas.
    use menos a palavra percebe-se .
    use características para chamar o leitor
    fora isso esta ótima a sua redação. Parabéns
    continue assim que você vai longe
    Obrigada !
    ate a próxima
    Quero sugerir um próximo tema : A critica saúde no Brasil

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.