A Constituição Federal de 1988, documento mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito à saúde, inerente à qualquer cidadão no Brasil. Nesse contexto, é explicitado o estigma em em que vivemos quando se nota o abandono governamental e a inabilidade em lidar com doenças psiquicas. Em função disso, é impensável um cenário como esse em terras brasileiras.
Em primeiro ponto, é impossível não deixar claro que as autoridades governamentais não tiveram qualquer ação para a resolução do problema. Nesse sentido, segundo o filósofo contratualista John Locke, isso configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado tem como obrigação fundamental garantir o acesso à saúde para qualquer cidadão. Nesse viés, é um fato comprovado a irresponsabilidade dos governantes vigentes.
Ademais, é fulcral a inabilidade em lidar com doenças psíquicas, como impulsionador das marcas associadas às doenças mentais. Nessa conjuntura, em uma pesquisa realizada pela organização mundial da saúde(OMS), a cada 200 pessoas 10% delas têm depressão ou outra psico-doença no Brasil, escancarando a falta de tato e manuseio da população que é afetada diariamente. em detrimento disso, é obvia a carga pesada que carregamos, mesmo ignorada ela persiste, ficando mais complexa ao passar do tempo.
Depreende-se, portanto, a infindavel missão de superar esse obstaculo.
Cabe ao ministério da saúde em parceria dos governos estaduais, a organização de cartazes e palestras informativas em todo o território, -conscientizando os governados sobre as mazelas mentais que assolam povo- retirando a incapacidade de agir ao ver alguém que sofre com algum desses males. Apenas assim, virá a tona uma nação menos abatida psiquicamente e que não fere o “contrato social” com sua falta de ações Como dizia John Locke
Corrigir no estilo Enem por favor.
Compartilhar
Ph5136061
Vamos lá, o seu 1°parágrafo ficou bem organizado e direto, muito bem feito. Porém uma dica a acrescentar, é usar a tese diretamente com o tema.
Ex.: inabilidade em lidar com doenças mentais.
Lembrando, isso não foi um erro, é apenas uma dica.
O uso de antítese no segundo e terceiro parágrafo ficaram ótimos, mas exemplifique para que fique perfeito, como citar um órgão que já faz ações benéficas no combate ao estigma associado às doenças mentais, como o Centro de Atenção Psicossocial-CAPS.
No 3°parágrafo, os dados usados devem ficar mais organizados, e ao citar o OMS diga ao quê ela se refere, enriquece o seu texto ao invés de usar apenas a sigla. Mas no geral ficou bom. No período “(…)a carga pesada que carregamos”, está incorreto no texto dissertativo-argumentativo, uma vez que não podemos nos incluir no argumento diretamente como 1°pessoa. Não use gerúndios! Empobrece seus argumentos como em : “Ficando mais complexa ao passar do tempo”, o uso do “ando” retira pontos na coerência.
No 4°parágrafo, o “Ministério da Saúde” sempre com letra inicial maiúscula, pois trata-se de um órgão, de novo o uso de gerúndio em “concientizando”, e a solução apesar de bem criativa, ficou pouco detalhada.
A conclusão do texto ficou perfeita! Trouxe à tona o que fora retratado na sua introdução.
Vamos às notas:
Comp.1 : 160
Comp.2 : 160
Comp. 3: 120
Comp. 4: 200
Comp. 5: 160
Nota: 800, espero que seja mais e que você arrase sempre em sua vida! Estou apenas aqui para ajudar a construir uma nota melhor.
Moses1000
Seu texto é bom só vejo alguns erros gramáticas e alguns erros de coesão!!!
Competência 1: 120 pontos;
Competência 2: 160 pontos;
Competência 3: 120 pontos; seu argumento 1 foi bom, você tem projeto de texto, mas acho que o argumento 2 foi mal manuseado.
Competência 4: 160 pontos;
Competência 5: 200 pontos;
Nota: 760 pontos.