Na obra” Alegoria da caverna de Platão”, o filósofo exemplifica que, a ausência de luz representa a ignorância dos seres aprisionados, frente a uma infinidade de conhecimentos que o mundo exterior à caverna poderia lhes oferecer. De maneira análoga ao presente, à questão do cooperativismo como alternativa social pode ser bem representada pela obra de Platão, visto que a sua real importância vive as sombras da sociedade em razão da negligência estatal e da falta de consciência social.
Em primeira análise, evidencia-se, por parte do Estado, à ausência de políticas públicas suficientemente efetivas para incentivar o reconhecimento do cooperativismo .Essa lógica é comprovada pelo papel passivo que o Ministério do Meio Ambiente exerce na administração do país. Instituído para ser um órgão que promova a preservação do meio ambiente, tal ministério ignora ações que poderiam, potencialmente, ampliar os projetos ambientais ,como a criação de novas empresas de reciclagem e a abertura de mais vagas de empregos nessa área. Desse modo, o governo atua como agente perpetuador no processo de degradação do meio ambiente. Logo, é substancial a mudança desse quadro.
Ademais ,a alienação da população tem papel coadjuvante em relação ao imbróglio. Para Durkheim, o indivíduo é fortemente influenciado pela consciência social e coletiva.Desse modo, é notório a afirmação do sociólogo, sobre a questão da necessidade de trazer a tona o debate do cooperativismo como ferramenta de transformação social, haja vista que tal programa sofre com um silenciamento,pois não existe a divulgação necessária da sua real importância nos veículos de informação, além de não ser pauta principal nos espaços educacionais, como nas escolas e universidades gerando assim, pouca influência e uma desinformação sobre o assunto por grande parte da comunidade.
Portanto, fica evidente a necessidade de intervenção na Questão da desvalorização do cooperativismo como alternativa social, para tanto o Ministério da Educação,deve criar um projeto popular de visitas as empresas de reciclagem, por meio dos colégios e faculdades, para combater a lacuna governamental em relação a desinformação da população sobre a real importância das cooperativas. Tal projeto deve ser aberto ao público e não somente ao corpo estudantil, com eventos extraclasse nos finais de semana por exemplo e com a Ampla divulgação nas mídias sociais, com a finalidade de minimizar o problema.
ManuelaComassetto
oii tudo bem ?
irei falar da rua redação de uma forma geral.
Na sua introdução ficou claro o problema, e conseguimos identificar sem dificuldade suas teses, isso é ótimo.
o esqueleto linear da redação também esta dentro dos padrões cobrados.
No desenvolvimento senti falta das consequências desse problema, talvez se você tivesse exemplificado melhor e deixado claro situações que comprovem o problema em si. mas no resto seus argumentos foram consistentes.
Sua conclusão também ficou excelente, consegui identificar as respostas para as perguntas requeridas para atingir nota máxima na conclusão.
parabéns pelo texto, e boa sortee!!