É evidente que, o dinheiro a cada dia vem se tornando um bom aliado gerado pelas mídias, não só pelo o fato do consumismo, mas também no lugar em que o cidadão é posto na sociedade.
Em”O Poço”, estrelado na Netflix, ilustra a fome como uma forma de status social, onde os primeiros patamares conseguem comer mais, diferentes dos últimos, ocorridos sempre pelo capitalismo igualando-se ao lucro. Nesse sentido percebemos um sistema bem parecido com a nossa sociedade, que se associa ao “ter” ignorando o “ser”.
“A desvalorização do mundo aumenta em proporção direta com a valorização das coisas” cita, Karl Marx, nesse sentido, temos inovações tecnológicas e as mídias, como: novelas, séries e redes sociais, que são incentivos para compras. Porém não faz sentido já que os cidadões sempre compram respectivamente.
Em suma, o triângulo entre: lucro, status e tecnologias, são as principais consequências do consumo. Devemos mudar os fatores mídias, colocando algo mais relacionados ao “ser” voltando aos princípios e tirando a individualidade, desse modo teremos pessoas mais conscientes dentro desse padrão.
Consumo na sociedade brasileira
Compartilhar
Lucilane
Olá, sua redação é bem estruturada por ter bons argumentos.
Na sua introdução vc poderia fazer de uma forma mais clara e objetiva.
No seu desenvolvimento eu gostei jssksk acho q vou assistir “o poço” nunca vi, mas parece interessante.
Bom eu aprendi a fazer o desenvolvimento de algumas formas.
Primeira: Vc pode desenvolver sua introdução.Por exemplo “O consumismo vem causado diversos problemas na sociedade.”
No seu desenvolvimento vc iria responder que problemas são esses q o consumismo causa?
Segunda: Vc tbm pode separar os parágrafos, em um vc coloca os pontos positivos e em outro vc pode colocar os pontos negativos.
Terceira:Vc pode separar os parágrafos em passado e presente.
Em sua conclusão vc não deve colocar “devemos” pois isso é um agente nulo.A redação vc sempre de fazê-la na terceira pessoa (ele/eles).
Uma forma de fazer a conclusão é colocar nela os cinco quesitos perdidos (Quem vai fazer?O que vai fazer?Como vai fazer?Para quê vai fazer? E o detalhamento.)
Por isso que “nós” não conta como “Quem vai fazer” pq quem é nós?N sabemos.
Mas se vc disser: “O governo DEVE FAZER isso” aí vc já terá incluido um dos quesitos pedidos.
Última dica kskssksk (misericórdia)MAIS uma dica*
Vc pode colocar um único agente, fica mais fácil de achar uma intervenção.
“O GOVERNO deve INVESTIR EM CAMPANHAS CONCIENTIZADORAS, que sejam aplicadas principalmente em locais públicos onde todas as pessoas tenham acesso.Para que OS CIDADÃOS POSSAM VIVER DE FORMA MENOS CONSUMISTA e consequentemente os casos de poluição por descarte de resíduos possam ser minimizados.”
Bom se eu fosse te dar uma nota seria:
I-120
II-120
III-120
IV-80
V-160
Totalizando 600.
Me desculpeeeeeee a demoraaaaaaaaaa jsjsjjs
Parabéns pela redação.Boa sorte na próxima.
Um abraço.😄
Helena Albuquerque Barbosa
Olá!
Introdução:
° Em primeiro ponto, destaco a ausência de uma tese clara. Em uma redação modelo ENEM você deve apresentar ao leitor, de maneira breve, os pontos que irão ser desenvolvidos nos próximos parágrafos, contextualizando-os sempre.
° Existem lacunas em sua introdução (Como a mídia torna o dinheiro um bom aliado?)(Qual o lugar em que o cidadão é posto?), isso afeta muito a coerência de seu texto.
D1:
° Sempre comece com um conectivo para interligar seus parágrafo e tornar seu texto fluido. (problema que também ocorre em outros parágrafos)
° Evite a primeira pessoa (problema que também ocorre em outros parágrafos).
° Sinto a falta do tópico frasal.
° Esse argumento não é sólido.
D2:
° Novamente, o conectivo está ausente.
°” Compram respectivamente o que?”———> Isso afeta tanto a coesão coerência textual.
° Você possui boas alusões, porém não foram bem trabalhadas nesse texto.
Conclusão:
° Sua conclusão está vaga. Ao escrever uma redação você responder as seguintes questões: Quem vai fazer? (agente)/ O que vai ser feito? (ação)/ Como vai ser feito? (meio)/ Por que/Para quem vai ser feito? (objetivo)/ + Detalhamento.
° Mais uma vez alerto sobre lacunas em aberto.
——————- ————————– —————————- ———————— ——–
Considerações finais:
Seu texto apresentou alguns desvios ortográficos, falta de conectivos, problemas de coesão e coerência, além de uma má articulação das ideias .Procure se aprofundar mais nos parágrafos, trabalhar as áreas do conhecimento de uma forma melhor e utilizar estratégias argumentativas adequadas. Ademais, recomendo você ponderar sobre todos os comentários dessa redação, procure algumas aulas no Youtube sobre redação e logo após isso tente reescrever essa mesma redação corrigindo os seus erros. Pratique sempre, tudo de bom para você!
gabrieli_17
Ooi. Qual é a sua opinião sobre o tema? Qual é o problema relacionado ao tema? O objetivo de um texto dissertativo-argumentativo é convencer o leitor do seu ponto de vista. Tente utilizar mais conectivos para o texto ficar mais coerente e coeso.
Introdução: Aumente a quantidade de linhas da sua introdução ( no minimo 5), tente começar inserindo o filme “O poço” e apresente claramente sua tese no final da introdução. Você pode usar dados estatísticos sobre o tema também.
Desenvolvimento: Argumentação= Você pode escrever um parágrafo ( o desenvolvimento 1) falando sobre a causa do problema e o outro (desenvolvimento 2) sobre as consequências do problema, isso dará maior coerência ao texto e lembre de iniciar os parágrafos de desenvolvimento com conectivos.
Intervenção: Na intervenção você deve solucionar o problema que você irá abordar no primeiro parágrafo de desenvolvimento, a intervenção deve conter: dois agentes, ou seja, quem irá solucionar o problema (Ex: ministérios, ONG’s, Prefeitura Municipal,…), o modo como ele irá fazer (Ex:Será criando leis? Conscientizando a população?), o meio como será feito (Ex:será pelas mídias?), detalhamento (Ex: de onde serão oriundas as verbas?) e a finalidade( Porque deve ser feito isso? Ex: Porque, dessa forma, a problemática não será mais uma realidade na sociedade brasileira contemporânea.)
Continue escrevendo e não desista! Beijos
Yasminshine8
Muito obrigadaaaaa vou tentar colocar tudo em prática. 💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥 💥💥💥💥💥💥💥💥E vou refazer ela também
renanhld
Consumo na sociedade brasileira
É evidente que, o dinheiro a cada dia vem se tornando um bom aliado gerado pelas mídias*, não só pelo o fato do consumismo, mas também no lugar em que o cidadão é posto na sociedade.
Em”O Poço”, estrelado na Netflix, ilustra a fome como uma forma de status social, onde os primeiros patamares conseguem comer mais, diferentes dos últimos, ocorridos sempre pelo capitalismo igualando-se ao lucro. Nesse sentido percebemos um sistema bem parecido com a nossa sociedade, que se associa ao “ter” ignorando o “ser”.
* Dinheiro é gerado pelas mídias? Qual lugar que o cidadão é posto?
A desvalorização do mundo aumenta em proporção direta com a valorização das coisas” cita, Karl Marx, nesse sentido, temos inovações tecnológicas e as mídias, como: novelas, séries e redes sociais, que são incentivos para compras. Porém não faz sentido já que os cidadões* sempre compram respectivamente*.
Em suma, o triângulo entre: lucro, status e tecnologias, são as principais consequências do consumo. Devemos mudar os fatores mídias, colocando algo mais relacionados ao “ser” voltando aos princípios e tirando a individualidade, desse modo teremos pessoas mais conscientes dentro desse padrão
Os fatores mídias? Quais os fatores?. Qual padrão?
Oi, encontrei alguns erros na ortografia. E como leitor, fiquei em dúvida em vários momentos no texto. Isso significa que você deveria ter escrito mais, além de uma maior organização das suas ideias. Refaça o texto pensando nas perguntas que eu fiz! :)