Na comédia brasileira “Até que a sorte nos separe”, o protagonista ganha um prêmio da loteria e perde tudo devido seu consumismo. Fora da ficção, o consumismo não deixa de ser um problema, e está principalmente ligado a desinformação, visto que, no Brasil educação financeira não é ensinada nas escolas. Dessa forma, a população é deixada a mercê de hábitos de consumo imprudentes.
Em primeiro plano, é mister ressaltar as prioridades da educação brasileira, que como afirmou Sêneca, são úteis na escola e não na vida. Tal afirmação exemplifica de maneira clara o quão distorcido é o sistema educacional do país, que prioriza matérias pouco usuais no dia à dia e não matérias de interesse geral, como educação financeira. Dessa forma é claro o porquê de 30% da população, segundo o Sistema de Proteção ao Crédito, admitir comprar de maneira irresponsável.
Ademais, é imperioso ressaltar as derivadas de tal ignorância educacional, sendo a mais notória, o consumismo insustentável. Dado que, segundo o Instituto de Pesquisa Estatística e Analítica, o Brasil vêm sofrendo uma crise econômica desde 2015 e mesmo assim o ritmo de compras, segundo pesquisas do Sistema de Proteção ao Crédito, se mantêm constante. Destarte, resultando num déficit familiar, sendo os gastos superiores a renda.
Dessarte, o problema de consumismo discutido é muito mais extenso do que aparenta. Sendo assim, cabe ao Minitério da Educação Junto ao Congresso Federal, promoverem a inclusão da educação financeira na grade escolar, por meio de uma reforma educacional que por exemplo se baseie no modelo finlandês que prioriza o ensino básico. Para que assim, o povo se proteja contra os perigos do consumo desenfreado e casos como os apontados pelo SPC desapareçam.
Geraldo157Iniciante
Consumismo em questão no Brasil.
Compartilhar
Niiickkks
Seu texto é muito bom!
Os suas diversas informações enriqueceram e denotaram bastante sua descrição do assunto, mas cuidado para não fugir do tema tratado, com as suas diversas informações você pode acabar não expondo totalmente sua tese de forma exclarecedora. Seu domínio da língua é bastante distinto, parabéns!
LohaynaSantos
Um bom texto!
Porém, acho que você poderia nao ter repetido tantas vezes a palavra educação, poderia de um outro modo a relacionar de outra maneira, pois assim, fica uma leitura cansativa.
Confesso que eu fiquei meio perdida em certos momentos de sua redação, isso pode te prejudicar na hora da correção.
Portanto, sua escrita esta ótima, muito eficaz, sua norma linguística é excelente.
Você tem muitas informações, isso mostra certo conhecimento, cuidado somente para não se perder, e acabar saindo do tema.
Mais parabéns pela escrita. Espero ter ajudado. <2
Karina13
Adorei a referência do filme para esse tema,porém acho que você fugiu um pouco do tema nos primeiros parágrafos,você repetiu bastante a educação financeira nas escolas,mas acho que você deveria usar conectivos desse tema tipo juntando o consumo com educação financeira,e não só falar da educação. Espero ter ajudado 💖
Theo
Olá, bom texto, vamos a correção. (Padrão ENEM)
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
180 PONTOS DE 200
2) Compreensão da proposta de redação;
200 PONTOS DE 200
3) Seleção e organização das informações;
150 PONTOS DE 200
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
100 PONTOS DE 200
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
150 PONTOS DE 200
NOTA: 780 PONTOS DE 1000
Dica: Ao citar Sêneca … poderia acrescentar que ele foi um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano.
Ficou muito solto apenas o nome.
Parabéns pelo texto… pra cima!!! Abçs