Iniciante

”Consequências do Conflito premeditado como estratégia política no Brasil”

  • 1

No corolário da sociedade, é sabido o grau de importância da liberdade de expressão para todos, onde essa mesma tem por finalidade a democratização social com o ideal de busca pela igualdade de pensamentos. No entanto, por mais que seja existente a liberdade de expressão, é visível que entidades políticas idealizem a polarização de conflitos entre a população brasileira, objetivando sua confluente ascensão política sem considerar os possíveis danos atrelados a isso.

Diante desse cenário, vale ressaltar que o poder social na força de expressão é de suma importância no combate a essas consequências de conflito premeditado. De acordo com a filosofia, um dos autores que mais debruçou sobre o assunto foi Michel Foucault. O teórico social, filósofo e historiador das ideias francesas afirmava, em seus estudos, que o poder é a base inevitável de todas as relações humanas, das mais simples ás mais complexas, sendo ignorância considerar que o poder pertence apenas ás grandes instituições, como igreja ou o estado. Em consonância a isso, a sociedade que está sendo ”atacada” por essas estratégias políticas devem se unir diante dessa empreitada para barrar as possíveis consequências desse conflito premeditado.

Além disso, é visível que a estratégia da política brasileira que tem como finalidade primordial a busca somente do seu benefício próprio, não atentando-se no indivíduo que irá sofrer com aquele dano e que consequentemente irá trazer danos a sua saúde psíquica, visto que, outrora irá ser a favor ou contra o seu partidário tanto em locais cibernéticos como públicos, privados e dentre outros. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com as maiores taxas de pessoas com transtornos de ansiedade e casos de depressão. Isso, só afirma o quão é desnecessário a utilização de conflitos partidários para se autopromover.

Fica evidente, portanto, que o conflito premeditado pelos políticos não podem ser negligenciados na sociedade brasileira. É necessário que a Mídia como agente primordial na liberdade de expressão da atualidade, busque por meio de pôsteres informativos em suas redes de comunicação mostrar a todos o quão é necessário a manutenção dos verdadeiros valores humanos, como, o respeito, a educação, com o intuito de diminuir os conflitos sob esse viés em questão. Em seguida,  o Ministério da Saúde, por ser responsável pela administração da saúde do país, ofereça acolhimento psicológico aos cidadãos, por meio de programas voltados a saúde mental e psíquica, com o objetivo de diminuírem os índices informados pela OMS. Dessa maneira, espera-se fortalecer a teoria de Michela Foucalt.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá!
    Sou apenas uma estudante e posso ser tão efetivo na correção. A sua redação possui todos os critérios, e uma estrutura bem parecida com todas as redações notas mil que eu li.
    Você desenvolveu bem a sua tese, porém não apresentou-a de forma sucinta, tal qual uma correção anterior a minha questionou.
    O desenvolvimento dos seus argumentos. Sua redação está compactada, só faça uns ajustes quanto as vírgulas que poderiam tirar uns pontinhos no Enem.
    Contudo, daria a nota 960 para a sua redação.

    • 1
  2. Oi Thaís, tudo bem ?
    Vou só acrescentar um único ponto pois a Ana já disse quase tudo aqui.
    Cuidado com o número de linhas porque, pelo que eu contei, foram 34 e isso escrita na letra de forma.

    O meu professor de redação de um cursinho que faço me passou essa “receita” de dissertação (não que eu ache que sua redação está ruim, muito pelo contrário. É só que me ajudou muito então pode ser que te ajude também):

    Introdução:
    Tese + Apresentação dos argumentos .O número e a ordem dos argumentos apresentados na introdução deve te guiar pela redação inteira.
    Exemplo: tese + argumento 1 e argumento 2.

    Desenvolvimento do argumento 1 + aprofundamento do tema (dados estatísticos, fatos históricos (isso você usou muito bem).
    Desenvolvimento do argumento 2 + aprofundamento do tema.

    Na conclusão você traz de volta a ideia da introdução + síntese.
    Sua redação está muito boa mesmo! Parabéns!

    • 1
  3. Olá, não sou especialista no assunto, mas tentarei ajudar com o que sei sore o modelo dissertativo argumentativo do enem.
    1° percebi que seu vocabulário é bastante rico e isso é algo positivo. Porém percebi que sua tese não ficou clara na sua introdução, você apresenta o problema, mas não deixa explícita a sua argumentação.
    2° ficou bastante interessante também a sua menção a Focault, enriqueceu bastante o repertório.
    3° possui também dados estatísticos
    4° a única coisa que faltou foi você expressar melhor os seus argumentos, mas em suma seu texto está muito bom, parabéns.
    Nota: 920

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.