A Constituição Federal de 1988 – lei máxima do Brasil – prevê, em seu sexto artigo, que a educação é um direito social do povo brasileiro. Todavia, a referida garantia não é efetivada, uma vez que impera, no Brasil, a questão da evasão escolar. Nesse sentido, é imprescindível analisar o problema, que tem raiz no modelo de ensino escolar vigente e gera efeitos econômicos graves para o país.
Em primeiro lugar, é evidente que o sistema de ensino atual é uma causa da evasão escolar. Para Paulo Freire, importante pedagogo brasileiro, o ensino deve ter com base a realidade dos alunos. No entanto, acontece, na hodiernidade, o contrário do que pregou Freire, já que o sistema de ensino brasileiro se baseia no método tradicional de aprendizagem, no qual o aluno é um elemento passivo, receptor de informações, e não possui autonomia para aprender. Diante disso, é notório que, por conta de suas características, a forma de ensino presente nas escolas desestimula os estudantes e cria um desinteresse por parte deles em relação à escola, gerando o problemático quadro de evasão escolar, que afeta, de forma expressiva, a sociedade brasileira.
Ademais, é importante ressaltar que a evasão escolar traz consequências econômicas para o país. De acordo com a revista “Istoé”, o Brasil perde cerca de três bilhões de reais por ano com o abandono escolar. Sob esse viés, nota-se que, como os alunos deixam as escolas, eles não são capazes de se especializar, e, assim, não conseguem encontrar emprego. Desse modo, observa-se que, tal conjuntura gera um déficit na economia brasileira, porquanto, com a presença do desemprego, a força produtiva da sociedade fica reduzida, sendo necessário, então, reverter o quadro para garantir um pleno funcionamento econômico.
Destarte, deve-se tomar providência para combater as consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira. Portanto, cabe ao Ministério da Educação incentivar o retorno dos alunos evadidos, por meio da reformulação do sistema escolar, de forma que, nos componentes curriculares, se valorize a autonomia e a participação dos estudantes na aprendizagem, com o intuito de mitigar a evasão escolar. Além disso, o Ministério da Economia deve cobrir o rombo gerado pela evasão escolar, oferendo auxílio financeiro para os alunos que abandonaram as escolas. Dessa forma, será possível tornar os direitos presentes na Carta Magna, uma realidade.
Ricardo-Filho
Olá Luigi
A priori, faz-se necessário ressaltar alguns pontos de sua redação, a começar com a organização do texto, visto que não apresenta margens como também ultrapassa o limite de 30 linhas. A produção estabelece uma linha de causa e consequência, o que deixa o mesmo mais coeso no entanto, sua conclusão poderia ser mais estudada, de fato você conhece o padrão dissertativo, aconselho a inserir conectivos a fim de resultar em uma construção mais objetiva e menos solta. Daria 820 ao seu texto. Parabéns!