Consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira

  • 0

Segundo a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, “uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo”. Entretanto, apesar da educação ser importante, encontra-se no atual cenário brasileiro um número expressivo de pessoas que deixaram a escola antes de finalizarem os estudos por motivos financeiros e, consequentemente, geram gastos elevados para o governo, tornando, assim, necessária a tomada de medidas para amenizar essa problemática.

A princípio, é válido salientar que atualmente a condição financeira se tornou o principal motivo da evasão escolar. O livro “Rainha de Katwe”, retrata justamente essa causa do problema: devido à falta de dinheiro a protagonista, Phiona Mutesi, foi obrigada a abandonar a escola para ajudar sua mãe com as despesas. Fora dos livros, muitos jovens encaram uma realidade similar, onde precisam deixar os estudos não só para ajudarem com as contas da casa, mas também por não possuírem condições de se manter no colégio.

Além disso, a deserção escolar tem como resultado adultos causadores de gastos governamentais altos. Uma pesquisa do site Nova Escola revelou que o total de pessoas no Brasil com a faixa etária entre 15 e 17 anos é de 10,3 milhões, sendo que desses estudantes um em cada três podem abandonar os estudos. Ademais os gastos com a evasão giram em torno de 100 bilhões por ano e para cada indivíduo que não se formou cerca de 90 mil reais, sendo essas despesas relacionadas à saúde, violência e perda de investimento no trabalho.

Nesse sentido, a tomada de medidas são necessárias para amenizar essa problemática. O Ministério da Educação deve oferecer bolsas de estudo, para ajudar com as despesas escolares, aos alunos dos ensinos fundamental e médio que apresentarem baixa renda, por meio de verbas vindas do Tribunal de Contas da União para que, assim, os estudantes tenham acesso ao ensino de forma igualitária. Espera-se, com isso, formar jovens que, assim como na frase de Malala, ajudarão a mudar o mundo.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa tarde. Seu texto ficou ótimo, muito bem estruturado e com argumentos bem fortes. No entanto, acho que três frases na introdução ao invés de duas seria melhor, para melhorar a leitura e evitar trechos truncados. Aliás, quando você falou do livro, você separou o sujeito do verbo, o que não deve ser feito. Também é preciso se atentar às vírgulas. Sua proposta de intervenção seguiu os critérios propostos pelo ENEM e a retomada da frase temática na conclusão foi excelente. Em geral, a sua redação ficou boa e espero ter ajudado. Parabéns e te desejo muito sucesso!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.