A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, prevê em seu artigo 6º o direito á saúde, segurança, infância e educação. Entretanto, o direito á educação não é observado na prática quando o assunto é o combate a evasão escolar, ato de abandonar os estudos. Diante desta perspectiva percebe-se que destacam-se dois importantes aspectos: o trabalho infantil, em que crianças deixam de ir a escola para ir trabalhar, e o desinteresse pelos estudos.
Em primeira análise, é possível constatar a ausência de medidas governamentais para o combate do trabalho infantil. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado foi criado para assegurar os direitos dos indivíduos, contudo, quando uma criança deixa de ir a escola para ir trabalhar, o Estado deixa de fornecer a ela o seu direito a educação, fazendo com que essa criança amadureça mais cedo para sustentar sua família, tirando também o seu direito á infância, e fazendo ela perder a chance de ter um futuro melhor. Dessa forma, fica claro, que as ações governamentais precisam mudar seu posicionamento.
Ademais, o desinteresse aos estudos também pode ser apontado como promotor do problema. De acordo com O valor econômico, 65,2 % dos jovens não estudam pois não têm interesse, muitas dessas vezes os próprios parentes não incentivam esses jovens, taxando-os de ”burros” fazendo com que estes adolescentes e crianças desistam dos estudos. Enquanto isso, jovens que querem e têm interesse nos estudos não tem acesso ao transporte escolar necessário. Logo relata a resolução do problema, já que o desinteresse aos estudos, contribui para o empecilho da evasão escolar.
Portanto, fica evidente que o trabalho infantil e o desinteresse são prejudiciais a evasão escolar e que, portanto, é necessário uma mudança. Assim, o Tribunal de Contas da União, deve direcionar capital que, por intermédio do Secretária Nacional dos direitos da criança e do adolescente, será revertido no incentivo aos jovens aos estudos de uma forma mais dinâmica, com jogos, músicas, vídeos, etc, pois cada um tem sua maneira de aprender. Tudo isso com o objetivo de no futuro essas crianças não queiram largar os estudos e sintam amor e busquem pela a aprendizagem.
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Boa noite, Maria.
CORREÇÃO ESTILO ENEM
Seu texto está bem estruturado, parabéns.
C1: 160
No final da introdução faltou a vírgula depois do conectivo “Diante desta perspectiva”
No último período do D1 faltou a vírgula depois do conectivo “Logo”
*outros erros durante o texto
C2: 200
Usou repertórios diversificados, além de estarem legítimos, pertinentes e produtivos.
C3: 200
Achei sua argumentação ok.
C4:160
Cuidado com a repetição de conectivos, como ocorrido na conclusão, você utilizou portanto duas vezes e muito próximo;
Repetiu Estado no D1 duas vezes;
Tente colocar sinônimos, a exemplo da palavra trabalho = labor (laboral)
C5: 200
Colocou os 5 elementos da conclusão corretamente.
TOTAL: 920
OBS.:
*O que é “O valor econômico”? especifique se é um jornal ou uma revista
*Na introdução você não precisa explicar, só precisa citar, então, acho melhor você retirar a explicação sobre o trabalho infantil, pq você já vai detalhar no D1
Eu acho o texto muito bom, sendo necessário apenas detalhes para acrescentar. Continue praticando você vai longe…
Monielly
Boa noite, Maria.
CORREÇÃO ESTILO ENEM
Seu texto está bem estruturado, parabéns.
C1: 160
No final da introdução faltou a vírgula depois do conectivo “Diante desta perspectiva”
No último período do D1 faltou a vírgula depois do conectivo “Logo”
*outros erros durante o texto
C2: 200
Usou repertórios diversificados, além de estarem legítimos, pertinentes e produtivos.
C3: 200
Achei sua argumentação ok.
C4:160
Cuidado com a repetição de conectivos, como ocorrido na conclusão, você utilizou portanto duas vezes e muito próximo;
Repetiu Estado no D1 duas vezes;
Tente colocar sinônimos, a exemplo da palavra trabalho = labor (laboral)
C5: 200
Colocou os 5 elementos da conclusão corretamente.
TOTAL: 920
Volder
Competência 1: 80
Erros no uso da vírgula, erros de crase, de concordância nominal e outros erros gramaticais.
Competência 2: 200
Ótima interpretação do tema e da proposta exigidos.
Competência 3: 180
Faltou um desenvolvimento argumentativo maior no terceiro parágrafo.
Competência 4: 130
Coesão prejudicada pelos erros de vírgula e não resolveu o problema do trabalho infantil na proposta de intervenção, o que ocasiona incoerência.
Competência 5: 140
Faltou o detalhamento e não deixou explícito o modo de ação.
Total: 730