Cada vez mais a mídia faz proveito do ódio e da ira presente na sociedade, como forma de show a ser assistido pelo público. Sendo um instinto da sua autodefesa, o indivíduo fica cada vez mais insensível e violento perante a sociedade, já que é um tábua rasa, segundo Aristóteles.
Primeiramente, a mídia usa a violência e a degradação moral como um espetáculo. Isso porque, claramente, é o que mais gera audiência, por provocar um grande impacto no público. Um exemplo dessa espetacularização da violência é o programa “Polícia 24h”, mostrando em primeira mão o processo de aprisionamento de pessoas que causaram algum mal a sociedade, expondo ao público armas, brigas e muitas vezes mortes. Isso causa na sociedade graves efeitos, já que a violência tende a se tornar algo cotidiano.
Consequentemente, a extrema agressividade diária que a mídia faz questão de mostrar molda o ser humano a ser mais violento. A prova disso é o livro “Sapiens: a história da humanidade”, dizendo que o ser humano é extremamente adaptável, o que ajuda na sobrevivência, atingindo uma enorme evolução. Ou seja, se um indivíduo acompanha essas exposições diariamente, tende a se acostumar e se moldar para que sobreviva no ambiente onde se encontra. Com isso, o divertimento em forma de violência pela mídia, causa grandes impactos.
entao eu ainda estou terminando a conclusão mas n achei nenhuma proposta pra isso alem de campanhas e reunioes escolares kkk alguem por favor da um help obrigadaaaa
JulianaSaggiomo
Os países latino-americanos estão fazendo de tudo para inibir o aumento da violência, em todas as suas formas. Entretanto, o Brasil parece não fazer o mesmo, ocupando a sexta posição no ranking mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS), o que sugere que os esforços do governo brasileiro não têm sido suficientes para trazer segurança à sociedade, sendo os jovens as principais vítimas.
Outro fator que se refere ao modo como os meios de comunicação exploram os temas relacionados à violência diz respeito a um antigo comportamento do ser humano, o gosto pela tragédia e o interesse quase macabro que os indivíduos mantêm uns sobre os outros. Fato ou ficção, a espécie humana sempre se deixou atrair por tragédias. De certa forma, não se pode atribuir à mídia o incentivo, a influência e o aumento da violência, e o fato de a mídia explorar temáticas associadas à violência não pode ser entendido diretamente como causa imediata do crescimento da violência ou de comportamentos violentos. Desse ponto de vista, associar diretamente a programação da mídia ao comportamento violento de grupos ou pessoas significa desviar o foco do problema, deixando de olhar as raízes mais profundas das verdadeiras causas, que incluiriam interações sociais, questões culturais, distribuição de renda, desenvolvimento e educação, por exemplo. Assim, o fato de os indivíduos se identificarem com os conteúdos não significa que reproduzirão atitudes e comportamentos violentos, mas, antes, que tais conteúdos poderão ser entendidos ou percebidos como metáforas, as quais servirão simplesmente para direcionar suas ansiedades e pressões sociais.
JheniKemy
Eu concordo plenamente com sua redaçao e acredito que nem será preciso uma correção, pq ela por si só ja esta otima, entao darei meu posicionamento sobre o assunto, nos dias de hoje é comum as pessoas fazerem coisas por views e fama, consequentemente ganham dinheiro por cima, e esse tema que você abordou praticamente diz tudo sobre isso.
Meus parabens!! Acredito que em uma redação valida pelo enem voc~e se sairia muito bem!
Camilaexpedita
gostei muita das referencias e a lógica que aplicou baseando-se nelas.
atento ao último parágrafo onde separou sujeito do verbo.
Bom, fica difícil mesmo pensar em uma proposta para isso, ainda mais por parte do governo, já que, as emissoras exercem o direito à liberdade de expressão que lhes fazem jus.
dayaneWhite
Excelente!! Falou tudo , gosto muito desse tema também , parabéns !! Você conseguiu explicar tudo sem deixar a redação muito grande meus parabéns e continua assim praticando você arrasou , bom minha opinião foi essa adorei sua redação, não se esqueça de fazer uma conclusão, você está indo bem.