Iniciante

Como reverter o contexto da desigualdade social com a participação responsável de todos os cidadãos e seu comprometimento individual e coletivo para a solução desse impasse

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Na obra “O espírito das leis”, Montesquieu enfatizou que é preciso analisar as relações sociais existentes em um povo para, assim, aplicar as diretrizes legais e abonar o progresso coletivo. No entanto, ao se observar o contexto da desigualdade social no que concerne a participação e o comprometimento individual e coletivo dos cidadãos na resolução desse impasse, certifica-se que a teoria do filósofo diverge da realidade tupiniquim contemporânea, uma vez que a má distribuição de renda em detrimento de investimentos governamentais insuficientes, acarretam, infelizmente, extensas desigualdades sociais no Brasil, fato o qual impede a ascensão do Estado brasileiro. Com efeito, é imprescindível enunciar os aspectos socioculturais e sociopolíticos como pilares essenciais da chaga.

À luz dessa perspetiva, o ângulo constitucional merece destaque. Segundo Jean-Jacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circunstância natural para que o Estado garanta direitos intransigentes. A temática, entretanto, contrasta com a concepção do pensador na medida em que o não asseguramento de direitos básicos por parte do Estado, a exemplo do direito a moradia, saúde, igualdade, quando não aplicados, ocasionam o desequilíbrio social, contribuindo, tristemente, para intensificação do viés. Dessa forma, com o fito de diminuir o revés, ações precisam ser executadas pelas autoridades competentes.

Além disso, é importante aprofundar o fator grupal. Conforme Jurgen Habermas, a razão comunicativa — ou seja, o diálogo — constitui uma etapa fundamental no desenvolvimento social. Nesse ínterim, a falta de estímulo ao debate a respeito da questão, em setores escolares e familiares, ocasiona o desconhecimento existente na sociedade brasileira em relação ao seu próprio ordenamento jurídico,assim, não desenvolvendo o senso crítico do cidadão e suas garantias fundamentais previstas no Artigo 5º da Constituição Federal. Destarte, discorrer criticamente sobre a problemática é o primeiro passo para a legitimação do processo sociocultural habermasseano

Entende-se, portanto, a temática como sendo um obstáculo intrínseco de raízes culturais e legislativas. Logo, o Ministério das Comunicações, por intermédio da coparticipação de canais televisivos, deverá elucidar o assunto mediante um profissional especialista nesta área, com o objetivo de mostrar as principais causas e consequências do problema e, mais detalhadamente, apresentar uma visão crítica e orientar os espectadores a respeito do assunto. Essa ação visa mitigar, também, as falhas legislativas. Desse modo, com a deliberação proposta por Habermas e a justiça apresentada por Rousseau, a sociedade terá o progresso coletivo concretizado, como teorizou Montesquieu.

 

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3 Correções

  1. De maneira geral a redação apresenta uma excelente estrutura de texto; o que garantir uma boa nota na competência 3.
    É perceptível alguns erros ortográficos;
    Apresenta ótimos recursos coesivos e ótima proposta de intervenção- completa abrangendo os elementos nescessários- agente, meio, ação, finalidade e detalhamento.

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  2. olá, irei corrigir baseados em meus conhecimentos estudantis relacionados ao gênero do texto dissertativo-argumentativo.

    -Percebi alguns erros gramaticais
    – Defesa de um ponto de vista abrangente, mas pode melhorar
    – É preferível citações menos usadas, pois ganhará um tom inovador no seu texo
    – Repertórios e Conectivos OK
    – Conclusão OK

    Espero ter ajudado. Treine mais, pois a persistência leva a perfeição

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  3. Olá 👋

    Parágrafo 01
    Linha 03: a palavra “assim” não precisa ficar entre vírgulas
    Linha 05: deveria ter uma vírgula depois de “social”
    Linha 11: acarretam, infelizmente, EM **
    Linha 12: fato QUE impede**

    Parágrafo 02
    Linha 06: deveria ter uma vírgula após “pensador”
    Linha 08: Em relação a frase ” a exemplo do direito a moradia, saúde, igualdade”, você poderia descartar ela do texto ou coloca-la entre – pq prejudicou a progressão do parágrafo, que estava incrivelmente organizada, por ser um exemplo um pouco extenso.
    Quando se lê em voz alta da pra perceber melhor, creio eu.

    Parágrafo 03
    Linha 08: não desenvolvendo, assim *** mude a ordem dos fatores, coloque o “assim” depois.

    Parágrafo 04
    Linha 07: inverta a ordem dos fatores também, ficando: e apresentar, mais detalhadamente, ***
    Pq você estava se referindo ao objetivo né, e o objetivo é apresentar uma visão mais detalhada e não uma mais detalhada visão, só trocar a ordem dos fatores mesmo pra ficar mais fluido e não trazer confusão pra quem tá lendo
    Linha 08: coloque um conectivo antes de “orientar”, como “além de”
    Redação feita com competência, muito boa mesmo. Teses presentes, defesa imprescindível dos argumentos, bons repertórios socioculturais, estrutura fluida e completa, ordem dos fatores e períodos bem organizados. Tudo muito bom! Parabéns.
    Maioria dos errinhos são relacionados à uma vírgula aqui e outra ali que passa despercebido mesmo, tem que reler com calma.
    Só uma dica que vai deixar sua redação ainda melhor, tenta variar um pouco nos repertórios, você usou somente filósofos e citações, um filme ou uma série cairia bem.

    Espero ter ajudado

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