Como reverter o cenário da atual situação carcerária do brasil?

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Segundo o 14° anuário de segurança pública brasileiro, o Brasil possui mais de 750.000 pessoas privadas da liberdade, o que torna a terceira maior população carcerária do mundo. Nesse contexto, diante de como o grande número de presos em pouco espaço e as condições precárias que estão submetidos além da ineficiente ressocialização que estão sujeitos, trazem problemas para a sociedade como também para o próprio preso. Visto isso, dois fatores que devem ser discutidos sobre o tema são: melhora nas condições de habitação nas celas e a educação como meio de ressocialização.

A princípio, é importante ressaltar as condições vividas em celas super lotadas. De acordo com Thomas Hobbes, filósofo inglês, é dever do Estado garantir o bem-estar da população. Decerto, isto também inclui os presidiários que vivem em condições insalubres e desumanas a qual trazem perigos para a saúde mental e física, como transtornos mentais e a alta taxa de disseminação de doenças infecciosas, como o Covid-19, consequentemente, diversos direitos dos detentos são perdidos, como a segurança e a saúde, sendo isso um dos motivos de diversas rebeliões. Logo é de responsabilidade do estado garantir melhores condições e garantia do cumprimento dos direitos humanos aos presos.

Ademais, é indiscutível salientar a importância da educação no caminho para a melhora na situação carcerária e ressocialização dos presidiários. Segundo Paulo freire, filósofo brasileiro, a sociedade não muda sem educação. Diante disso, a falta de uma adequada educação gera uma ineficiente ressocialização do preso que sai da prisão sem meio de se sustentar e sofrendo descriminalização, consequentemente, encontra problemas para conseguir um bom emprego, isso pode acabar fazendo com que essa pessoa volte a cometer crimes e retorne a prisão. Nesse sentido, garantir uma educação aos presos e disponibilizar cursos profissionalizantes seria uma forma de evitar com que o detido retorne a prisão e consiga um meio lícito de se sustentar.

Portanto, é visível a necessidade de intervenção do Estado para atenuar esse problema. De início, deve o governo federal, por meio de projetos, destinar mais verbas ao Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), que serão usadas para melhorar a situação dos presídios e diminuir a superlotação além de melhorar as condições de saúde das celas assim como também investir na educação profissionalizante, a fim de fazer com que os presídios cumpram sua principal função social que é a ressocialização.

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3 Correções

  1. Oi, sua redação está bem escrita, gostei bastante.

    Competências

    C1 = 140 – tem poucos erros, como o uso excessivo da palavra “ressocialização” e Governo Federal está em minúsculo na conclusão, também tem erros de pontuação mas poucos.
    C2 = 200 – compreendeu a proposta e conseguiu desenvolver o texto corretamente.
    C3 = 200 – usou corretamente os repertórios
    C4 = 200 – No meu ver o texto possui coerência.
    C5 = 200 – possui todos os elementos pedidos.

    Nota suposição: 940

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  2. C1 (Domínio da norma culta) – 180
    C2 (Compreensão da proposta de redação) – 200
    C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) – 200
    C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) – 180
    C5 (Proposta de intervenção) – 200
    Nota final – 960

    Não sou profissional, mas eu realmente achei sua redação muito boa. Você errou um pouco na questão de vírgulas e pontos finais. Por muitas vezes você acabou por prolongar um período que deveria ser finalizado. Isso também interfere no seus recursos de coesão, onde você também errou um pouco. Isso fez com que você perdesse pontos na C1 e na C4. Eu recomendo que você estude vírgulas e, principalmente, orações coordenadas.

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  3. 1° competência- 180 uso indevido da vírgula

    2° competência- 200 está de acordo

    3° competência- 200 está de acordo

    4° competência- 180

    5° competência- 200 está de acordo
    O texto está perfeito, possui todos os elementos, só acho que o seu texto possui alguns erros de grafia.
    Nota: 960

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