O filme infantil “Wall-e” aborda a conivência das pessoas com o descarte do lixo. No longa-metragem, os personagens precisam sair da Terra, pois ela contém lixo em grandes quantidades, logo, o planeta se tornou inabitável. Fora da ficção, os problemas gerados pelo lixo são grandes, com a alteração dos ciclos biogeoquímicos, afetando o equilíbrio do meio ambiente. A falta de consciência dos cidadãos e a ausência de um sistema de separação e reciclagem do lixo nacional são problemáticas que necessitam de intervenção.
De acordo com a Constituição, é responsabilidade do Governo garantir um ambiente ecologicamente equilibrado à todos os cidadãos. Porém, a existência de lixões a céu aberto torna evidente que a Constituição não está sendo efetiva, pois as substâncias contidas nos lixões são tóxicas e nocivas à saúde já que os ciclos biogeoquímicos, como o da água, são afetados, tornando o ambiente desequilibrado, com a recorrência da chuva ácida, por exemplo, evidenciando a necessidade de um sistema de separação e reciclagem do lixo que atue, de forma efetiva, em todo território nacional, reduzindo a geração de lixo e reaproveitando todos os seus compostos.
Ademais, a falta de fiscalização com o descarte do lixo causa uma irresponsabilidade por parte dos cidadãos, que descartam o lixo sem separar e, também, em lugares ilegais dificultando a coleta e reciclagem dos materiais pelos funcionários públicos, que arriscam suas saúdes entrando em contato com resíduos que podem causar inúmeras doenças como Hepatite B, causada pelo contato com excretas das pessoas doentes. Logo, a fiscalização conscientizará a Sociedade, que separará seus lixos para não adquirir multas, e assim, reduzirá todos os riscos que a falta de separação e descarte corretos poderão causar.
Portanto, cabe ao Governo implantar um sistema de reciclagem e fiscalização efetivo, que multe os descartes incorretos e recicle a maior parte possível dos resíduos coletados, reduzindo o nível de substâncias no ambiente e, consequentemente, os problemas causados por elas. Também é responsabilidade da Sociedade contribuir com essa causa, separando e descartando corretamente o lixo e conscientizando as crianças para que se tornem cidadãos conscientes e ecologicamente corretos pois, de acordo com o pedagogo Paulo Freire “os jovens são o futuro” e para que esse seja explêndido, o mundo tem que estar em equilíbrio.
matth_oliver
Olá! Gostei da sua redação! Primeiramente, na próxima vez que for publicar digitalmente sua redação, separe os parágrafos. Pois nessa não há separação de parágrafos.
Introdução – Ótima introdução, achei muito inteligente a utilização do filme Wall-e. Combinou bastante.
D1 – Recomendo que você cite qual é o artigo da Constituição que foi citado neste trecho: ” De acordo com a Constituição, é responsabilidade do Governo garantir um ambiente ecologicamente”
D2 – Achei muito bom expor qual doença pode ser adquirida com a falta de descarte consciente
Conclusão – Senti falta de especificar qual Órgão Público iria promover esse sistema de reciclagem e fiscalização. Outro ponto, é que nunca se deve fazer citação em conclusão. Deve ser feita no desenvolvimento.
No mais, achei sua redação muito boa. Daria 900.
Akira
Primeiro, cuidado quando for digita, é necessário revisar para evita esse tipo de erro.
1° os personagens precisam sair da Terra, pois ela contém lixo em grandes quantidades – “grandes quantidade” é uma expressão prolixa. É preferível dizer abundantes, abundantemente, abundância ou excesso.
2° equilibrado à todos os cidadãos. –
“à todos” é um erro. Não existe necessidade de usar a crase.
3° Porém, a existência de lixões a céu aberto – estilisticamente “Porém” só deve ser utilizado no início da frase erradamente, e para um efeito dramático. “A céu” erro de concordância de gênero.
4° corretos pois – Esta conjunção deve ser separada por virgulas, e só deve ser utilizada no início duma frase para efeitos de estilo. Sugestões: corretos, pois
5° explêndido – termo correto: esplêndido.