Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil?

  • 0

Lixo em crise: o (des)consumo.

Produzido em 2008, a animação da Pixar, Wall-E, traz à tona problemas atuais, em uma crítica severa aos meios de produção e o seu descarte de resíduos irresponsável. Da mesma forma que é demonstrado no filme, o Brasil sofre com um inconsequente plano de ação contra o alto número de lixo gerado pela população e indústrias. Descuido que gera problemas sócio-ambientais como proliferação de doenças, enchentes e precarização de áreas menos favorecidas.

Tendo em vista esses aspectos, há de se considerar que o aumento do lixo é decorrente do consumo exacerbado e imprudente, sem conscientização da população. Produzindo lixo do mesmo modo que um país desenvolvido, seguindo um modelo de vida incoerente às condições brasileiras. Assim, com a falta de descarte adequado, o Brasil não aproveita o que os materiais têm a oferecer através da reciclagem e reutilização.

Além disso, de acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aproximadamente 41% do lixo é descartado a céu aberto, indo contra a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esse despojo inadequado acaba gerando a contaminação do solo e lençol freático, inseminando-o com chorume, resultando também na propagação de animais que são intermediários das doenças que esse líquido pode transmitir. 

Em suma, é necessário que o Ministério do Meio Ambiente em conjunto com as prefeituras municipais busquem um meio para coleta sustentável, evitando a recorrência para meios ilegais, como o refugo em ambientes abertos. Além disso, é preciso que desde o ensino infantil haja incentivos às práticas de sustentabilidade, para que a ideia dos “3 R ‘s” sejam disseminadas, reduzindo o consumo excessivo, reciclando e reutilizando os resíduos necessários. 

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa noite,

    Na sua introdução, eu senti falta do mini resumo do filme. Você cita a crítica que ele traz mas, numa situação em que o leitor não viu o filme, é difícil identificar a relação da crítica com o enredo do filme. Há também um ponto final no lugar em que uma virgula encaixaria, além que eu não percebi, na primeira lida, quais eram os seus argumentos. Considero que seus argumentos são:
    ARG1: alto número da produção de lixo por parte da população e das industrias.
    ARG2: problemas socioambientais> enchentes, proliferação de doenças e a precarização de áreas menos favorecidas.

    No seu D1, você argumentou bem porém há novamente o uso do ponto final no lugar da virgula. Também senti a falta do uso de conectivos.

    O seu D2 foi bem argumentado porém ficou um parágrafo um pouco curto.

    A sua conclusão tem o agente, uma ação mas não há um meio. Na parte em que você escreveu ”prefeituras municipais busquem um meio para a coleta sustentável”, você não deu uma resolução, apenas uma ideia do que eles podem fazer, o que ficou meio vago. Também não identifiquei uma finalidade.

    Portanto, C1: 160 (não há erros de português perceptíveis, porém há o uso indevido do ponto final.)
    C2: 200
    C3: 160 (a argumentação ficou um pouco curta)
    C4: 160 (senti falta de conectivos e frases de ligação)
    C5: 120 (achei sua conclusão incompleta)
    Total: 760

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.