Iniciante

Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil?

  • 0

O documentário , ” TRASHED – Para onde vai o nosso lixo”, faz uma dura crítica sobre a quantidade de lixo produzido e o descarte incorreto em escala mundial. Trazendo para a realidade brasileira, onde,  de acordo com o IBGE, mais de 50% das cidades brasileiras destinam incorretamente os resíduos, torna-se necessário uma reestruturação governamental e individual no modo de lidar com esse problema, considerando que o excesso de lixo pode causar a dispersão de doenças e a poluição de lençóis freáticos e aquíferos.

Em primeiro plano, cabe destacar que o local adequado para a proliferação de hospedeiros de doenças, segundo a Secretaria de saúde , são ambientes com uma alta quantidade de lixo, que é despejada em lugar inapropriado. A peste negra, doença que dizimou cerca de 200 milhões de pessoas, se agravou pela falta de saneamento básico e excesso de lixo nas ruas, e infelizmente, as pessoas e empresas não tem conhecimentos acerca do assunto e por isso, cometem repetidos erros ao fazer o despejo incorreto , como dizia o escritor George Santayana, “Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”. 

Em segunda análise, é correto dizer que a contaminação dos lençóis freáticos ocorre pela formação de uma substancia conhecida como chorume, uma vez produzida, pelo excesso de lixo,  ela é deslocada para esses rios subterrâneos. Atualmente, estima-se que exista 100 vezes mais água doce armazenada em lençóis freáticos do que na superfície terrestre na forma de rios e lagos, e isso torna o nosso consumo de água vinda dos lençóis freáticos, obrigatório. portanto cabe ao governo, a tomada de iniciativas que gerem conscientização acerca dessa importante temática.

Depreende-se portanto , a necessidade de combater os problemas citados. Para isso, é necessário que o Governo, por meio de fiscalizações, adote medidas severas de penalidades para quem descumprir normas de separação de lixo, a fim de consequentemente, conscientizar a população sobre os problemas constituídos por tal ignorância.

 

 

 

 

Por favor, corrijam com base nas competencias do enem. Obrigado.

Compartilhar

1 Correção

  1. Ola! me chamo kauan e espero te ajudar,

    Sua introdução ficou muito boa, mas tenha um pouco de cuidado para não colocar mais informações do que deveria.
    DESENVOLVIMENTO: foi perceptível que vc possui uma boa argumentação ,no entanto tenha cuidado com erros gramaticais ,por exemplo, a palavra substancia ,possui acento circunflexo.
    CONCLUSÃO: eu recomendo utilizar os agentes na sua redação sendo: ação, o agente- muitas vezes o governo-, o efeito, modo e detalhamento. Seria melhor ver o Enem como uma receita de bolo e só seguir os passos corretamente que atingira no seu objetivo.
    C1- 180
    C2= 200
    C- 180
    C4= 180
    C5- 160
    TOTAL: 900

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.