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Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil?

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No Brasil há um problema com o lixo que é produzido e despejado. O Brasil produz lixo comparado a países mais desenvolvidos mas tem uma baixa porcentagem de descarte que se compara a países mais pobres. Muito desse lixo vem dos habitantes que não descartam o seu lixo adequadamente. Há uma falta de lixeiras e lugares apropriados para o despejo do lixo.

 

Existem muitos hábitos nas pessoas brasileiras que colaboram no descarte ilegal do lixo. Muitas vezes esse lixo é apenas descartado na rua, terrenos baldios e florestas. O problema que esse lixo traz é que a maioria do lixo que é descartado ilegalmente tem uma decomposição muito lenta que cria muita poluição nos locais que o lixo foi descartado, esses dejetos podem causar acidentes, machucar animais de rua e até cultivar doenças que podem afetar uma cidade inteira.

 

Muito lixo é descartado em lugares públicos por causa da falta de lugares apropriados para o seu descarte. Em certas cidades existem pessoas que separam o lixo corretamente, mas muitas vezes esse lixo é destinado ao mesmo lugar. Mesmo com certas pessoas que corretamente separam o lixo e descartam ele em seu lugar apropriado, a grande maioria das pessoas não tem esse costume e jogam os dejetos em qualquer lugar. Hoje em dia é difícil andar pela rua e não ver nenhum lixo na nela.

 

Para melhorar a situação do Brasil a respeito dos dejetos que são descartados ou reciclados, precisamos educar o povo para que ele seja mais consciente sobre o que é descartado. Precisamos de mais lixeiras apropriadas em lugares públicos, sendo elas divididas em lixeiras recicláveis e as não recicláveis, além disso é necessário pessoas encarregadas a fiscalizar áreas públicas para que todo o lixo seja propriamente descartado. É necessário que tenham mais lugares apropriados para a reciclagem do lixo e que todos os dejetos orgânicos e não recicláveis sejam composta dos e transformados em adubo e o que não for possível de virar adubo que seja incinerado.

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5 Correções

  1. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    140
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    140
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    120
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    80
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
    120
    nota: 600

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  2. Olá, tudo bem?
    Observei que sua redação tem muitas palavras repetidas, sugiro que busque por sinônimos , eles vão ajudar a não ter essa repetição exacerbada. Foque também em pontuação, já quem certos trechos de seu texto foram apresentados sem qualquer ponto ou virgula. Aprofunde mais no tema, parece muito raso e selecione os pontos argumentativos para uma melhor organização do texto.
    Desde de já, bons estudos.

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  3. Houve muita repetição da palavra “lixo”, por exemplo nessa frase: “O problema que esse lixo traz é que a maioria do lixo que é descartado ilegalmente tem uma decomposição muito lenta que cria muita poluição nos locais que o lixo…”. Você pode substituir por pronomes, que existem exatamente para isso: substituir substantivos pra não ficar um texto repetitivo.

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  4. Concordo com a correção acima, e ainda que seria interessante trabalhar um pouco mais na conexão entre ideias e na repetição de palavras como lixo por exemplo, elas poderiam ser trocadas ou até omitidas a depender dos casos, estão em grande quantidade e muito próximas. Vale ressaltar que você de fato tem uma tese e conseguiu ligar duas ideias viáveis a ela, só precisa se empenhar mais na estrutura do texto em si e na organização destas.

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  5. É uma dissertação expositiva ou argumentativa? Porque se for uma redação argumentativa falta a contextualização no parágrafo de introdução e repertório sociocultural (frases de filósofos ou estudiosos, pesquisas e levantamentos) nos dois parágrafo de desenvolvimento. Foi usado muito a 1° pessoa do singular e do plural, mesmo se fosse expositiva estariam erradas essas aplicações. E a proposta de intervenção está incompleta. No trecho: “precisamos educar o povo para que ele seja mais consciente”, quem é o agente que vai educar o povo? O governo, as instituições privadas ou do terceiro setor? Precisa detalhar mais o agente e o porquê de resolver o problema. Também desenvolva mais sua tese, para que fique clara sua posição desde o início.

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