Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil?

  • 0

Me ajudem!!! Nunca fui muito boa em redação e sempre deixei pra segundo plano. Então me deem dicas aí e notas por favor

Tão comum e tão prejudicial, o descarte de lixo ilegal, não é um problema de hoje. Há tempos se luta e sofre com as consequências dessa atitude que é causada pela população e a mesma sofre as consequências desse ato. Existem leis para isso, multas para tal atitude, entre outros projetos desenvolvidos pelas entidades públicas, mas, segundo pesquisas desenvolvidas a cada ano, a porcentagem desse problema se torna cada vez maior, á vista de tantas leis, incentivos e projetos voltados a isso, o que e quem pode mudar esse quadro?

Observa-se que tal cenário maléfico já foi tão exortado mas ao mesmo tempo tão ignorado. De acordo com a Abrelpe, Associação Brasileiras das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, nas últimas décadas houve aumento de 16% do descarte inadequado de lixos. Segundo essa entidade serão necessários 55 anos para que aterros controlados e lixões, sejam encerrados em todo o país, com essa lentidão até 2050 a produção de lixo deverá crescer mais 50% resultando em 120 milhões de toneladas por ano. Parte das cidades grandes do país, conseguiram controlar, mas há municípios em que ainda existem  lixões a céu aberto não só por falta de atenção da população como a falta financeira nessas regiões.

Sob tal informação, analisa-se que, além da consciência de cada pessoa sobre seu dever em relação ao meio em questão, é necessário  assim, ser inserido de forma mais incisiva, leis e mais campanhas de conscientização. Cabe ao estado se voltar as suas regiões e aos problemas enfrentados com relação ao descarte inadequado. Os países desenvolvidos, ao contrário, possuem soluções regionalizadas e estrutura de cobrança e arrecadação específica, com isso conseguiram dar tratamento adequado aos resíduos. Caso não haja uma insistência em tornar esse assunto algo mais sério do que geralmente é tratado, o bioquímico russo Isaac Inasi diz sobre tal quesito “espera 1000 anos e verás que será precioso até o lixo deixado atrás por uma civilização extinta”

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa noite,

    Uma redação tem 4 parágrafos (introdução, 2 desenvolvimentos e uma conclusão)

    Normalmente, a introdução se resume a uma contextualização (sugiro usar repertórios socioculturais, tais como series ou livros), uma ligação entre a contextualização e o tema e a sua tese (que é aonde se encontram os seus dois argumentos que você vai trabalhar no texto). A sua redação tem uma contextualização mas não identifiquei nenhuma tese (não é obrigatório o uso da tese, mas é sempre bom colocá-la).

    No seu parágrafo argumentativo há o uso indevido de gerúndios( verbo terminado em ”ndo”). E, na sua conclusão, a frase inicial poderia ter sido trabalhado um segundo parágrafo argumentativo. Além de estar incompleto, sua conclusão voltou com assuntou que poderiam ter sido desenvolvidos antes, além de terminar com um repertório, o que faz parecer que seu texto não tem uma finalização.

    Tente praticar mais sobre temas mais fáceis (temas sociais, tais como o racismo, mobilidade urbana e etc), e leia algumas redações nota mil para ter uma base e um modelo.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.