Iniciante

COMO REDUZIR A PRODUÇÃO E O DESCARTE DE LIXO ILEGAL NO BRASIL???

  • 0

No período realista da literatura brasileira, os poetas se concentravam em abordar nas suas obras, com veracidade e objetividade, os problemas sociais da época. Nesse sentido, é evidente que se esse período literário ainda fizesse presença na contemporaneidade, uma das possíveis temáticas abordadas seria a superprodução e o descarte de lixo ilegal no Brasil, visto que esse infortúnio é prejudicial para o bem-estar da coletividade. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um problema, advinda da falta de conscientização da população e da insuficiência legislativa.

A princípio, é de suma importância destacar que a pouca ou inexistente conscientização da população em relação à produção e o descarte de resíduos constitui um fator determinante para a persistência do problema. No filme “Wall-e”, é contada a narrativa de um planeta terra inabitável, sendo esse contexto, ter sido fruto do grande acúmulo de lixo gerado pelos humanos existentes no cenário da obra, em que esses abandonam o planeta, deixando apenas um robô com o intuito de reciclar os resíduos presentes. Fora da ficção, é possível dissertar, com base no filme, que a falta de consciência humana em relação ao descarte de lixo indevido se faz capaz de ocasionar impactos severos no meio social, de maneira análoga, apesar de o curta-metragem ser ficcional, infelizmente, reflete a realidade brasileira, devido os cidadãos darem um destino inapropriado para o lixo, de modo que gera a possibilidade de uma consequência severa no planeta terra, assim como o que foi visto no filme “Wall-e”.

Além disso, outro agente que intensifica a problemática é o consumismo exacerbado. Segundo Karl Marx, filósofo socialista, afirma em sua teoria que o consumismo é um fator que prejudica diversos setores da sociedade. Desse modo, observa-se que a afirmação do pensador se encontra verídica, quando é levado em consideração a superprodução de lixo, pois à maneira que os indivíduos consomem intensificamente, mais resíduos são produzidos, pelo fato de a maioria dos produtos comercializados possuírem itens descartáveis.

Portanto, medidas são necessárias para neutralizar o empecilho. Logo, o Ministério do Meio Ambiente, deve realizar campanhas publicitárias, em todo o País, que mostrem o descarte ideal de resíduos, com a finalidade de orientar e conscientizar a população, além de estimular o corpo social a consumir menos através de palestras nas sedes de prefeituras, que contaram com a presença de tutores da área, em que tudo isso será feito por meio de auxílios fiscais, a fim de que não só o impasse deixe de ser uma realidade no Brasil, mas também que não seja abordado como um problema, assim como foram outros no realismo da literatura.

PONTUAR DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS DO ENEM!!!!!!!!!!!!

Compartilhar

1 Correção

  1. Oooie, estou aqui para te ajudar, mas não sou nenhuma profissional, só vou te dar dicas do ponto de vista de uma leitora ;)
    1º- Sua redação está muito longa, o modelo do Enem é de 30 linhas, e a sua passa desse limite.
    2º- Eu mudaria o título, porque não muito atrativo.
    3º- Gostei muito da sua introdução e dos seus desenvolvimentos, adorei os pontos de vista.
    4º- Sua conclusão também está muito boa, porém, sobre o excesso da quantidade de linhas, eu diminuiria algum dos parágrafos, não necessariamente a conclusão.
    *Agora uma visão minha mesmo, não quer dizer que estou certa: eu achei seu texto muito bom e bem formulado, mas achei meio cansativo de ler.
    Espero que entenda ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.