Iniciante

Como o esporte ajuda na inclusão social no Brasil do século XXI?

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As primeiras manifestações esportivas que se tem notícia foram os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, os quais eram realizados como oferenda para os deuses. Tento tempo depois, no século XXI, a herança grega do esporte no Brasil é cada vez mais importante, pois tornou-se uma grande ferramenta de inclusão social através da socialização propiciada e da ampliação de oportunidades. Em virtude disso, ela deve ser sempre incentivada.

A priori, é visível a socialização propiciada pelo esporte. O grande filósofo Aristóteles afirmava que o homem é um ser social porque precisa de outros para se sentir feliz. Nesse sentido, é mister a necessidade da prática esportiva, pois ela possibilita uma socialização de todos, uma vez que são formadas equipes para a atividade e os praticantes aprendem a conviver em harmonia e com respeito, que são pilares do exercício esportivo. Assim, a inclusão social é possibilitada da medida em que os atletas são ensinados a trabalhar em equipe, criando, muitas vezes, fortes vínculos afetivos.

A posteriori, é possível observar que o esporte amplia possibilidades. Nessa perspectiva, a judoca brasileira Rafaela Silva é um exemplo disso, pois apesar das barreiras enfrentadas, como racismo e pobreza, ela ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas e começou a ter grande visibilidade através de reportagens e entrevistas, inspirando muitas pessoas e conquistando mais sonhos. Nessa lógica, percebe-se que através do esporte é possível atingir grandes objetivos e ter destaque, pois ele promove a visibilidade dos atletas, os quais recebem propostas de emprego, patrocínio e investimentos por conta de suas performances. Destarte, jovens marginalizados conseguem desfrutar de possibilidades antes limitadas pela condição social.

Em suma, por serem mecanismos de inclusão social, esportes precisam ser incentivados. Para isso, o Governo Federal, como instância máxima do Poder Executivo, deve providenciar uma nova edição do programa Atleta na Escola, que fornece dinheiro para escolas públicas utilizarem na promoção do esporte, através da abertura de um novo edital e do incentivo à participação, com o intuito de fomentar a prática esportiva e fornecer verba a ser utilizada na aquisição de equipamentos mais inclusivos. Destarte, o esporte  poderá propiciar ainda mais inclusão social no Brasil do século XXI.

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4 Correções

  1. Boa tarde, não sou muito boa corrigindo redações mas vou ajudar no que posso :)
    Gostei da alusão história que você colocou na introdução e dos repertórios usados nos desenvolvimento
    Notei alguns erros relacionados ao uso de vírgula mas bem pouco
    Senti falta de um detalhamento na sua conclusão porém achei boa a proposta.

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  2. Dizer que “a priori é visível” é uma contradição em termos. Se a priori significa antes da experiência, você só está no plano da imaginação, que, aliás, é péssimo de se considerar argumentativamente. O argumento é mais forte antes ou depois da experiência, da prova, do exemplo? Essa lógica de a priori/a posteriori no Enem enfrenta alguns olhares feios de quem entende os conceitos e pode lhe trazer problemas desnecessários.

    “Em suma” também não é um conectivo satisfatório. Em algumas conclusões ele até faz sentido, mas numa conclusão propositiva você não está prestes a resumir; você está trazendo uma consequência lógica de toda a sua problematização. Do contrário, você está se dispondo a escrever uma frase-ideia repetida nesse Tópico Frasal da conclusão.

    Bah, “é mister a necessidade” me parece ser redundante. Não sei se concorda…

    Eu vejo que você faz a técnica de causas e consequências com exemplificação. Só que a sua técnica está distribuída de uma maneira um pouco diferente da que aprendi.

    Quando eu leio o seu Tópico Frasal, eu pergunto a ele “por quê?”, e ele não me responde de primeira. Isso importa pra sensação de solidez argumentativa que você quer passar pro leitor.

    A estrutura que eu aprendi é a seguinte:

    Ideia (Tópico Frasal)
    Explicação
    Aprofundamento

    Ao invés da causa imediata, o texto suspende a argumentação pra dar um exemplo ou uma citação que seriam mais interessantes no meio do parágrafo, porque são aprofundamentos, não explicações do SEU argumento.

    E veja: seu exemplo está muito grande. Imagina que o Exemplo ideal tem que gastar só uma linha, porque uma boa explicação anterior já o faz se encaixar perfeitamente no seu argumento. Você está sentindo essa necessidade porque cita o exemplo antes de dar a causa do seu argumento.

    Da mesma forma, a citação parece não estar encaixando tão bem logo de início. Vale a pena testar essa inversão de que falei acima.

    Quando a gente fala que é Desenvolvimento é igual a Tópico Frasal + Aprofundamento, a gente está levando em consideração que o Aprofundamento já está incluindo a causa, e muitas pessoas não levam isso em consideração quando falam que se deve fazer Citação, Exemplificação ou Dados. Eles são complementos da explicação, a ideia é eles apareçam no meio ou no final do parágrafo, como suportes.

    Inclusive essa ideia de pensar no Exemplo como complemento te ajuda a se virar argumentativamente em temas para os quais você não tenha exemplos e, consequentemente, não tenha que inventar e eventualmente tangenciar o tema.

    Pense que “TF + Causa + Causa da Causa + Consequência + Consequência da Consequência” é a estrutura base que já serve para garantir o argumento forte.

    Divirta-se considerando essas palavras e essa mudança de ordem nos parágrafos, se quiser né. Espero que eu tenho sido convincente e claro.

    Quando você tiver segurança da sua estrutura, dificilmente sentirá necessidade de escrever o texto inteiro com tanta frequência, pra poupar tempo e focar nas outras disciplinas do seu vestibular. Eu imagino que você queira coisa grande, resolve essa questão estrutural logo.

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  3. Olá, boa tarde.

    Eu notei alguns erros básicos, mas não sei se foram erros de digitação, enfim…

    Quando for citar algum período histórico, órgão governamental, etc, não esqueça de colocar em maiúscula.

    Tome cuidado com as vírgulas.

    C1: Demonstrar domínio da norma culta (140)
    C2: Compreensão da proposta (160)
    C3: Selecionar, relacionar argumentos (180)
    C4: Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação (160)
    C5: Elaboração de propostas de solução para o problema (200) <<<– EXCELENTE PROPOSTA!! :)

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  4. Oii, Lívia!!
    Seu texto está muito bom!!!

    Minha dicas:

    + Cuidado com o uso da vírgula, pois houve alguns desvios no texto, e com a escrita das palavras!
    Ex:
    “é um exemplo disso, pois, (x) apesar das barreiras enfrentadas, como racismo e pobreza” (x): faltou essa vírgula!
    “Tento tempo depois, no século XXI,…” Tanto** (C1)

    + Evite a repetição de palavras! Vc trouxe muitos “através” no texto. Use estruturas sintáticas diferentes ou sinônimos, como mediante, por meio, por intermédio (C4)

    + Traga mais realidade evidente para o seu texto, sei que vc trouxe o exemplo da esportista, todavia, especialmente no primeiro parágrafo, ficou faltando provas concretas (C3)

    + Perceba que no segundo parágrafo sua argumentação fugiu um pouco do foco da inclusão por apontar mais enfaticamente a questão do “destaque no esporte”. Sempre deixe explícito essa relação de consequência com o recorte temático (C3)

    + Tente trazer relações lógico semânticas mais diversificadas. Perceba q vc apresenta mais conjunções conclusivas, algo que não é errado, porém o uso de concessões é muito bem visto também!

    – Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 160

    – Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 200

    – Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 160

    – Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 160

    – Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 200
    (Ótima proposta!!!)

    Nota Final:
    880

    Continue escrevendo!! Qualquer dúvida, só perguntar!! Valeuuu

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