Em 2017, em decorrência da acentuação do desemprego e da extrema pobreza, o Brasil voltou a fazer parte do mapa da fome da ONU. No entanto, enquanto milhares de brasileiros não tem do que se alimentar, toneladas de alimentos são diariamente destinados ao lixo. E este cenário occore não só em razão da compra excessiva de alimentos, mas também da cultura de não reaproveitamento de suprimentos.
Em primeira análise, observa-se o hábito de um consumo desenfreado de alimentos no país. Nesse viés, segundo o psicólogo estadunidense Carl Rogers, a empatia é ver o mundo com os olhos do outro e compreender suas dores. Entretanto, uma vasta parcela da população brasileira desconhece o ato empático, pois mesmo com a expressiva situação de fome no Brasil, acaba desperdiçando comida. E este cenário ocorre porque o brasileiro tem o hábito de comprar além do necessário, e múltiplos alimentos acabam por serem jogados no lixo. Dessa maneira, é indubitável que este cenário requer intervenção.
Em segunda análise, é preciso evidenciar o não hábito da reutilização de alimentaçoes por cidadãos brasileiros. Pode-se verificar, por exemplo, que nos tempos coloniais, os escravos criaram a feijoada, aproveitando as sobras de comida da casa-grande, que incluíam partes descartadas do porco, como pés, orelhas e rabo. No entanto, no Brasil atual, nota-se que a população não é adepta deste costume em seu cotidiano. Desse modo, é de extrema importância que o brasileiro passe a valorizar a sua refeição diária.
Portanto, é notório que este empecilho pode ser solucionado com apenas uma plena e eficiente medida. Para tanto, o Ministério da Cidadania deve criar, por meio de verbas governamentais, campanhas de conscientização nos meios midiáticos que detalhem a circunstância atual de fome no país e advertam sobre o descarte de alimentos, sugerindo que o interlocutor crie o hábito do reaproveitamento alimentar e a doação de alimentos. Somente assim será possível combater o cenário apresentado pela ONU.
Mr.Crozma
Boa redação!
————————————————— 1º parágrafo
“Em 2017, em decorrência da acentuação do desemprego e da extrema pobreza, o Brasil voltou a fazer parte do mapa da fome da ONU. No entanto, enquanto milhares de brasileiros não tem(1) do que se alimentar, toneladas de alimentos são diariamente destinados ao lixo. E(2) este cenário ocorre não só em razão da compra excessiva de alimentos, mas também da cultura de não reaproveitamento de suprimentos.”
— Ótima introdução: compreensão de tema, exposição de tese e de expectativas argumentativas devidamente feitas.
1 – Plural: têm;
2 – “E” não inicia, pelo menos formalmente, os períodos. E, Mas, Porque… Esses conectivos que não têm uma flexibilidade dentro de uma oração também não são indicados para iniciar uma oração. Acho que é porque eles têm uma postura muito firme de conexão entre duas orações, mas não sei explicar tecnicamente;
————————————————— 2º parágrafo
“Em primeira análise, observa-se o hábito de um consumo desenfreado de alimentos no país. Nesse viés, segundo o psicólogo estadunidense Carl Rogers, a empatia é ver o mundo com os olhos do outro e compreender suas dores. Entretanto, uma vasta parcela da população brasileira desconhece o ato empático, pois(1) mesmo com a expressiva situação de fome no Brasil, (2)acaba desperdiçando comida. E(3) este cenário ocorre porque o brasileiro tem o hábito de comprar além do necessário, e múltiplos alimentos acabam por serem jogados no lixo. Dessa maneira, é indubitável que este cenário requer intervenção.”
— Sei que o espaço ficou pequeno, mas senti que dava pra concluir melhor: qual é a consequência direta do excesso de desperdício de alimentos? Um exemplo, se as pessoas comprassem menos, os alimentos ficariam mais baratos e haveria melhor distribuição de alimentos? Enfim, algo desse tipo.
— Não sei como você vai trabalhar suas ideias com isto, mas empatia precisa, atualmente, trazer em seu conceito o Lugar de Fala e, por conseguinte, a distinção entre simpatia e empatia; as pessoas conseguem compreender a fome, consegue sentir simpatia, o que não conseguem é entender que empatia não é se colocar no lugar do outro, mas tomar atitudes, a partir do seu próprio lugar, em benefício do outro. Empatia não pede uma posição passiva como a simpatia. Só trago essa pequena contribuição aqui porque voce parece escrever com as próprias palavras, suas próprias reflexões, não acho que isso demonstraria um erro seu, mas, se puder aprimorar o raciocínio, por que não, né?
1 – Faltou vírgula aqui;
2 – Recomenda-se colocar o artigo antes do verbo, pra facilitar o referencial numa leitura corrida;
3 – Já falei sobre isso;
————————————————— 3º parágrafo
“Em segunda análise, é preciso evidenciar o não hábito da reutilização de alimentaçoes(1) por cidadãos brasileiros. Pode-se verificar, por exemplo, que nos tempos coloniais, os escravos criaram a feijoada, aproveitando(2) as sobras de comida da casa-grande, que incluíam partes descartadas do porco, como pés, orelhas e rabo. No entanto, no Brasil atual, nota-se que a população não é adepta deste costume em seu cotidiano. Desse modo, é de extrema importância que o brasileiro passe(3) a valorizar a sua refeição diária.
— Muito interessante o seu contato com a nossa (não) transgeracionalidade, algumas boas referências históricas não foram transmitidas à nossa cultura branca-ocidental, de transgeracional parece que a gente só tem os traumas. Bah, já tô achando que tu vai fazer psicologia. Espero que esteja trabalhando o seu psicológico para ter esse tipo de referência na hora da prova!
— Aqui também ficou faltou um fechamento de ideia: por que o povo perdeu esse hábito? Qual é o efeito disso? Essas são questões que fecham um argumento. Pensa que a sua redação tem 316 palavras e um redação nota mil tem uma média de 400, qual é o problema que você está em suas folhas?
1- Me ajuda a te ajudar: alimentos kkkk
2 – Só use gerúndio quando realmente inevitável, aqui ficaria melhor com “porque reaproveitavam”;
3 – “Volte”, né?
————————————————— 4º parágrafo
“Portanto, é notório que este empecilho pode ser solucionado com apenas(1) uma plena e eficiente medida. Para tanto, o Ministério da Cidadania deve criar, por meio de verbas governamentais, campanhas de conscientização nos meios midiáticos que detalhem a circunstância atual de fome no país e advertam(2) sobre o descarte de alimentos, sugerindo que o interlocutor crie o hábito do reaproveitamento alimentar e a doação de alimentos. Somente(3) assim será possível combater o cenário apresentado pela ONU.”
— A proposta atende às formalidades do Enem, não acho que haja motivos pra descontar pontos daqui, mas cuidado com os termos restritivos, eles impõem uma enorme responsabilidade sobre o tema e podem tornar o corretor rigoroso, já que ele estuda o ano inteiro sobre o tema e não quer ler que você tem A solução que, na verdade, é pouco indicada pelos especialistas que ele estudou.
1 – Tá, e se eu te falar que o Ministério da Cidadania num tá nem aí pra isso, não tem credibilidade pra inspirar essas mudanças, que a tua proposta já acontece e não tá resolvendo, como fica esse “apenas”? Busque sempre considerar/respeitar outras visões sobre o tema e sobre como ele deve, na opinião delas, ser resolvido – aqui a sua função é propor, não solucionar.
2 – Advirtam, com i mesmo;
3 – Mesmo problema do 1, é um termo restritivo, panfletário, completamente desnecessário, é claro que há diversas maneiras de solucionar um problema proposto.
————————————————— Minhas conclusões
Ótima redação que ficou devendo em número de palavras e reflexões que podem te deixar abaixo dos 900, se os fatores inconscientes do corretor estiverem desfavoráveis à tua nota, mas fica nessa faixa, com as dificuldades concentradas na C2 e na C3, e talvez alguns 180’s nas outras competências.
Portanto, escreva mais, tome cuidado com algumas expressões e faça sempre uma rigorosa revisão da sua norma culta, acho que eu não corrigi nada de muito novo pra você, talvez o E e olhe lá.