Durante o período da idade média, a prática da leitura, escrita e produção de conhecimento era realizada exclusivamente pelo clero e nobreza feudal. Esse aspecto excludente do acesso á cultura assemelha-se a realidade brasileira, na qual a leitura e um hábito pouco difundindo devido aos efeitos da desigualdade social e do mal investimento em educação. Diante disso, convém analisar tais efeitos que colaboram para a manutenção desse cenário desigual.
Em primeiro plano, é importante observar que a desigualdade social dificulta o acesso e elitiza o hábito da leitura. De acordo com dados do ibope (instituto brasileiro de opinião e estatística), apenas um quarto da população brasileira já frequentou uma biblioteca na vida. Sob esse cenário, infere-se que a má distribuição de renda e ausência de bibliotecas públicas em regiões menos favorecidas ou com alta vulnerabilidade social tornam o livro um artigo de custo elevado e difícil acesso.
Ademais, outro fator a ser analisado, é a distribuição desproporcional dos recursos para educação. Segundo dados do Fundo monetário Internacional de 2019, o Brasil integrava a lista das dez maiores economias do mundo. Entretanto, tamanha riqueza não tem reflexos na qualidade da educação, visto que os recursos do PIB ( produto interno bruto) destinados ao ensino básico são muito inferiores se comparados com o universitário. Essa defasagem na distribuição recursos para ensino infantil, responsável por iniciar o processo de alfabetização e letramento, tem como consequência a precarização da educação pública e o estímulo ao analfabetismo funcional.
Nesse contexto, urge que medidas sejam implementadas para reverter esse quadro. Dessa forma, cabe á secretária especial da cultura promover a organização e criação de feiras literárias, bibliotecas móveis e plataformas digitais de leitura gratuita, através de parcerias com empresas do setor editorial, ONGs, estados e municípios. Tal ação democratiza o acesso á cultura e fomenta o hábito da leitura. Ademais o ministério da educação deve investir no ensino básico, por meio da redistribuição de recursos com o fito de melhorar a qualidade da educação. Sendo assim, seria possível difundir o gosto pela literatura nas diversas camadas da sociedade brasileira.
Como incluir o habito da leitura no âmbito social ?
Compartilhar
Nicoli
Para te ajudar:
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Bons estudos
Avicii
Olá, Loser!
Seguuem algumas dicas, apontamentos de inadequações e sugestões:
• Introdução
– Muito interessante, contemplou todos os aspectos imprescindíveis: contextualização, juntamente à relação com o tema, tese e núcleos argumentativos.
– Período histórico com letras maiúsculas;
– Confusão do advérbio com adjetivo-“mal”.
• Desnvolvimento
– Tópico frasal, muito bem!
– Coloque o significado das instituições antes das siglas e coloque as siglas dentro dos parênteses;
– Nomes próprios com letra maiúscula. Erro que não pode cometer;
– Você está deixando de colocar artigo e preposições em vários locais, estude esse aspecto;
– Boas contextualizacões e argumentos de autoridade, estão bem relacionados;
– Seu probema é a questão gramatical. Essa dificuldade impede que você produza com clareza e coerência.
• Conclusão
– Instituições com letra inicial maiúscula;
– “Ademais” faltou vírgula e não repita conectores, pode descontar pontos;
– Atualmente a banca corretora admite apenas uma proposta interventiva com intuito de assegurar que todas as informações sejam colocadas pelo discente, atente-se a isso;
– Cumpriu a maioria dos requisitos, só faltou um maior detalhamento, finalidade e a característica “por meio” pode ser melhorada.
Enfim, espero que tenha te ajudado de alguma forma. Continue estudando, está no caminho certo! Escreve muito bem e possui boas ideias, parabéns!!! Abraço!!!
Na minha perspectiva sua nota por competência:
C1: 140
C2: 200
C3: 200
C4: 180
C5: 160