Estudante

Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?

  • 0

De acordo com a atual Constituição Federal, todos têm o direito à liberdade de expressão, incluindo os meios de comunicação. Entretanto, no mundo moderno esses meios, principalmente a imprensa, vêem priorizando a audiência e não a informação, tendo como reflexo a falta de fiscalização nesse setor.

Primeiramente, é necessário destacar como a imprensa tem transformado as notícias, em um veículo de guerra de audiência,como a tragédia de Eloá e Lindember ocorrida em 2008, na qual a apresentadora Sonia Abrão entrou em contato com o sequestrador em rede nacional, ultrapassando um papel que deveria ser somente da polícia e autoridades competentes. Infelizmente, ainda é possível ver cenas como essas, tendo como alvo os telespectadores, a imprensa tem invadido e abusado da liberdade de informação para adquirir cada vez mais audiência.

Isto é, consequência de uma liberdade sem regras,com raízes na falta de monitoramento dos meios de comunicação, como o Conar que fiscaliza através de denúncias, feitas pela população, publicidades consideradas impróprias ao público.

Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O Governo, urge criar um órgão público que possa fazer o monitoramento da imprensa e dos demais meios de comunicação, por meio de regras direcionadas a eles, impondo limites em relação a ética, porém certificando-se da sua liberdade de informação . Além disso, o Ministério Público Federal deve implementar meios no qual a população tenhas seus direitos garantidos, como a disponibilização de um número que possa ser contatado, caso o cidadão sinta-se oprimido ou abusado pela imprensa. Assim, será garantido a liberdade dos meios de comunicação e o não abuso por parte deles.

 

Se possível corrijam de acordo com as competências do enem, e me ajudaria muito se fossem específicos nos meu erros. Obrigada;)

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi
    Sua redação está ótima, bem estruturada, com uma boa introdução, desenvolvimento bacana ( só o segundo parágrafo muito curto e pouco detalhado) com uma conclusão bem detalhada e uma ótima proposta de intervenção.
    Nota 930
    Obs: a referia ao documentário ” Quem matou Eloá ” ficou muito bem interligado e detalhado. Parabéns!

    • 0
  2. Oii Paloma, Boa tarde.Gostei muito da sua redação, você soube explorar os argumentos no desenvolvimento do segundo parágrafo, visando um contexto nacional de grande repercussão. Porém, no terceiro desenvolvimento você argumentou muito pouco fica desigual ,não entendo bem ,mas em consequência disto acredito que perderia nota.Mas fora isto achei muito bom mesmo. Gostaria que fizesse uma análise do meu tema(Saúde mental)Obg e continue …não pare de buscar mais conhecimento você tem potencial….

    • 0
  3. Oi Paloma, parabéns pelo seu texto.
    – Sua introdução está boa, só sentir falta dos tópicos frasais.
    – O seu primeiro parágrafo de desenvolvimento foi bom, porém, o segundo você poderia ter explorado mais o tópico que você decidiu desenvolver.
    – Não identifiquei nada comprometedor na sua intervenção.
    Você escreve muito bem, continue escrevendo p/ gente. Abraços!
    Nota: 920.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.