De acordo Karl Marx,filósofo e sociólogo, para que tal incentivo pudesse ser possível, foi criado o fetiche em relação a uma mercadoria, constrói-se então a ilusão de que a felicidade é encontrada apenas quando se compra algo. Sob essa ótica ,vê-se que grande parte da população encontra-se dependente do consumismo exagerado. E que o indivíduo busca ,muitas vezes, a felicidade em realizar uma compra. Tal conjuntura faz-se analisar pois, grande parte da sociedade vê um produto não ao que ele lhe proporciona em relação à sua função, mas sim , a felicidade momentânea de se ter o que é o mais moderno no mercado. Não só mais também, o marketing e as propagandas como forma de incentivar e até muitas vezes influênciar o público a necessitar de um determinado produto.
Em primeira análise, é indubitável que o indivíduo cada vez mais se sinta na obrigação de possuir o que é de mais moderno no mercado. Isso se dá ao fato ,de muitas vezes, as pessoas em meio as redes sociais ostentarem aquilo que não lhe cabe de direito. Como por exemplo, uma foto com uma garota com sua bolsa de mais de 5 mil reais e com o seu celular de última geração. A mesma pública sua foto e espera com ela o prestígio de sua aquisição devido ao seu alto consumo. Com isso analisa-se que, as pessoas cada vez mais buscam adquirir mais e mais , para sustentar uma realidade que muitas vezes não é real de fato. Fazendo com que elas queiram um determinado produto apenas para se satisfazer de sua vaidade e não se importando na sua utilidade.
Em segunda análise, é muito comum ver posts e propagandas apelativas para incentivar o consumo. O marketing juntamente com as propagandas, buscam no comercial, uma situação onde mostra que aquele produto é indispensável para a vida do indivíduo e que o mesmo não será tão feliz se não o adquirir. Na propaganda de energético “Red Bull”,por exemplo, mostra duas pessoas infelizes com o seu trabalho, até que um deles resolve consumir o energético. Em seguida o mesmo muda sua atitude e resolve ir embora deixando toda a sua infelicidade de lado. Tal situação é um exemplo claro de propaganda que influência o telespectador à realizar a compra do energético. Mostrando a necessidade de consumir a bebida para que a pessoa consiga resolver os seus problemas. Desta forma, o marketing juntamente com a propaganda, acabam por influenciar o telespectador ao consumismo exagerado do produto.
Urge, portanto, à necessidade de combater o consumismo exagerado no país.Cabê ao Ministério da Cidadania em parceria com as mídias sociais, a criação de campanhas publicitárias nas redes sociais, por meio de verbas governamentais . A fim de que mostre ao público o quão é prejudicial o consumo exagerado que a sociedade está se caminhando. Desde a escassez nos recursos naturais até ao endividamento do consumidor. Mostrando-o o que é necessidade de aquisição ou apenas um gasto desnecessário. Só mente assim, as pessoas terão mais consciência na hora de comprar um determinado produto e a ideia de Marx será um pensamento de uma realidade distante do futuro.
amxnda.
Quando você inicia a redação, seria melhor começar com “para que o incentivo ao consumismo fosse possível”, ao invés de “tal incentivo”, para estabelecer o tema.
A conjunção “pois” é utilizada entre vírgulas: “analisar, pois, grande parte […]
Quando você diz “não só mais também”, acredito que o certo seria “mas”, se entendi bem a expressão. Talvez seja preferível utilizar “além disso”, já que o Enem preza a modalidade formal da nossa língua.
“Isso se dá ao fato, de muitas vezes”, nesse caso a vírgula viria dessa forma: “Isso se dá ao fato de, muitas vezes,”. Nesse segundo parágrafo, o argumento que você apresentou é MUITO bom. Eu sugiro você repensar essa parte: “ostentarem aquilo que não lhe cabe de direito”, o que quis dizer com não lhe cabe de direito?
A mesma “publica”, sem acento no u!
No terceiro parágrafo, o seu argumento também foi ótimo e você utilizou um comercial como referência.
Na conclusão, “cabe” e não “cabê”. Afim é escrito junto, e acredito que seria escrito depois de uma vírgula, ao invés do ponto final, pois, sua frase não havia terminado. “Somente” também é escrito junto, já que “só mente” tem outra conotação.
Um último comentário: talvez seja por digitar no teclado, mas alguns errinhos como o uso da vírgula (utiliza-la depois da palavra, sem espaço e com um espaço depois) foram cometidos diversas vezes, então é bom ficar atento.
Fora isso, os seus argumentos foram muito bons. Talvez seja bom usar mais repertório, como alusões históricas.
Enfim, é isso. Espero ter ajudado, e qualquer dúvida me manda uma mensagem (:
Vitormo.rais
olá, tudo bem?. Então vim aqui ver como foi sua redação, espero que eu te ajude.
introdução: ficou muito boa , você usou um filósofo para dar a intro do tema abordado e deixou claro sua tese, parabéns.
D1: você abordou certinho as problemáticas tratadas na sua tese , gostei muito do uso dos conectivos, deixou sua redação leve e boa de se ler. Olha, gostei do modo que você abordou, mas se você usasse algum dado , alguma série, uma notícia, por exemplo, o vídeo que repercutiu em 2018, “quanto custa um outfit” mostra com clareza o consumismo com base nos status.
D2: Parabéns, está claro e realmente gostei da abordagem do red bull , nunca tinha parado pra pensar nisso , enfim, fantástico.
Conclusão: aqui você cometeu uns erros , pois , esqueceu de terminar sua proposta de intervenção, irei dar um exemplo na base da sua redação:
JacieliCosta
Olá, boa noite Gabriel!
Segue correção seguindo as competências do Enem:
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 80
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120
5. Respeito aos direitos humanos: 160
Total: 680
vitoria silva ribeiro
Olá!
Você escreve bem e não fugiu do tema, mas você ultrapassou muito o limite de linhas proposto pelo Enem que são de 30 linhas( o seu texto deu 41 rsrs).
Fique atento também a ortografia, seu texto possui muitos erros de português e de acentuação. Continue praticando!
C1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 40
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 120
C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e
argumentos em defesa de um ponto de vista:80
C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da
argumentação: 120
C5: proposta de intervenção: 120
TOTAL: 480