Todo preconceito tem como uma das suas consequências a segregação de um grupo. Sendo assim o preconceito linguístico não foge dessa perspectiva, uma vez que aponta uma forma de se expressar como única e correta, desqualificando qualquer outra forma de falar. Dessa forma é necessário combater os males que perpetuam este preconceito, tais como a falta de respeito às variações da linguagem e a imposição de uma linguagem.
Visto que vem se tornando um grande problema, a falta de respeito às variadas formas da linguagem tem se perpetuado pela sociedade. Segundo Voltaire, filósofo inglês, “preconceito é opinião sem conhecimento”. Assim se vê que todo aquele que julga a fala de outro não passa de alguém que se engana quando pensa que só exista uma forma de falar ou uma forma correta.
Além disso, há uma imposição da língua, fazendo com que outras sejam esquecidas. Assim como aconteceu na colonização do Brasil com os indígenas, ainda hoje é possível notar o apagamento de alguns idiomas enquanto outros têm sua hegemonia crescente. Dessa forma, sabendo que cada idioma carrega consigo a cultura de um povo o que com apagamento da língua faz com que também a identidade de um povo seja apagada.
Portanto, para que haja o combate ao preconceito linguístico, é necessário que o governo federal, órgão de administração nacional, juntamente com o Ministério da educação façam, por meio da mídia, campanhas que demonstrem que toda forma de expressão é importante e ensinem o valor de manter contato com sua língua de origem. Dessa forma será possível garantir que ninguém será excluído pela forma que fala.
lebeca_
na 3° linha do 1° parágrafo ‘uma vez que’ é uma expressão prolixa. Considere (visto que, dado que). competência 3
na 6° linha do 1° parágrafo ‘falta de respeito’ é uma expressão prolixa. Considere (desrespeito, desprezo). competência 3
1 linha do último parágrafo não é legal simplificar a versão com infinitivo da subordinada. “Para que haja” não! Considere (Para haver).
3° linha do último parágrafo há Pleonasmo – “juntamente com”. Substitua por: “com”