Como combater as taxas de suicídio no Brasil

  • 2

Em 1774, foi escrito o livro “os sofrimentos do Jovem Werther”, um romance que tematiza o sentimentalismo e a morte, através de experiências vividas pelo personagem. Nesse sentido, a história foca na narrativa de Werther, um jovem apaixonado, de temperamento sensível, que comete suicídio para se livrar do sofrimento de ver Charlotte, seu amor impossível, casada com outro. Fora da ficção, é fato que a trama demonstra como os jovens têm encontrado no suicídio a resolução para seus problemas. Esse cenário é fruto não só da pressão vivida pelos indivíduos, como também do descaso da sociedade.

Mormente, é importante destacar que a depressão e a ansiedade são as principais causas do suicídio. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), os transtornos mentais estão por trás de 96,8% dos casos de morte por suicídio e a depressão e a ansiedade lideram o ranking. Isso acontece porque, segundo o levangamento do Pfizer, a taxa de meninos e meninas de 13 a 17 anos que não se sentem confortáveis em falar sobre a depressão em casa é de 39%, dificultando, assim, o tratamento, e agravando o problema. Desse modo, os jovens ficam mais vulneráveis a impulsos durante crises que em muitos casos levam ao Suicídio.

Ademais, é preciso salientar que a sociedade não tem informações suficientes sobre as causas que levam ao Suicídio. Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha definido o dia dez de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), tenha promovido a campanha nacional Setembro Amarelo, não houve uma diminuição significativa nesses casos, pois a sociedade ainda está condicionada a pensar que os distúrbios psicológicos, que levam o jovem a cometer suicídio, são irrelevantes e não se preocupa em ajudá-los.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira sobre o tema, urge que a OMS crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem acerca da depressão e advirtam os internautas sobre a necessidade de tratar a doença, sugerindo ao interlocutor a procurar especialistas e conversar sobre problemas a fim de aliviarnas dores vividas. Assim, será possível combater o aumento dos casos de suicídio entre jovens e, ademais, prevenir que cometam atos extremos, e não tenham o mesmo fim que o jovem Werther.

Compartilhar

1 Correção

  1. Parabéns pelo texto, eu amei! Você escreve muito bem !! Vou corrigir por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser ? Não sou especialista mas espero ajudar como puder. =)

    INTRO
    |+|
    -sem erros de pontuação
    -tese clara e objetiva
    -começou fazendo uma comparação da ficção o com a realidade, o

    |-|
    -assim como a citação de algum dado informacional deve ser especificado pelo site/instituto/agência/reportagem que foi tirada aquela informação, um livro deve ser dito quem é seu autor
    -uso inadequado “através”, uma vez que na lingua portuguesa tenha significado de “atravessar algo”. Sempre que vc quiser utilizar essa palavra, troque por “por meio de” ou “por intermédio de”

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.