Cidadania: O dever de todos
A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres. A cidadania nos tempos atuais é tratada como algo que não tem importância, muitas vezes omitimos vários de nossos direitos como cidadão, seja quando deixamos de votar, vemos algo errado e não damos a necessária atenção, entre outros.
Em tempos tão obscuros politicamente falando, nunca foi tão necessário falar a respeito da cidadania, vivemos em uma época onde muitas vezes trocamos nossos direitos, sejam políticos ou civis, por qualquer outra coisa, muitas pessoas acham que cidadania e política são coisas totalmente distintas, mas, segundo o filosofo Mário Sergio Cortella “Política e cidadania significam a mesma coisa”.
O ano de 2013 ficou marcado no Brasil por causas das inúmeras manifestações, e isso é um exemplo bem claro de cidadania na pratica, segundo a pensadora Vanessa Pimentel “O problema é que as pessoas se calam diante do errado, ele tem vergonha de protestar contra o que não gostam, quando na real, deveriam ter vergonha é de ficarem sentadas em casa, em silêncio, quase como se aplaudissem os erros dos outros”. Por muitas vezes esquecemos que temos essa voz de protesto, ficamos calados quando algo de errado acontece, mas, para uma sociedade melhor ser construída isso não deve ocorrer jamais, o Brasil é uma sociedade republicana, que significa que todas as decisões devem ser tomadas em conjunto.
Uma pesquisa feita durante a eleição de 2014 mostrou que pelo menos 28% dos entrevistados revelou ter conhecimento ou testemunhado a prática da venda de votos, inúmeras vezes falamos que queremos uma sociedade melhor, mas, quando temos a chance de melhorar ela, nos escondemos se queremos realmente ser um cidadão “ativo”, e mudar a realidade a nossa volta, não devemos jamais nos calar perante o errado.
Como foi tratado ao decorrer do texto, para construirmos uma sociedade melhor, temos fazer muito mais do que apenas votar, devemos antes de eleger nossos representantes saber quais são as suas propostas, após elegê-los devemos cobrar e fiscalizar, devemos nos engajar em movimentos sociais, para então assim iniciarmos a mudança em nossa sociedade, pois se a mudança não começar em nós, ela será totalmente em vão, Para mim viver é Cristo e exerço a cidadania de maneira digna de seu Evangelho (Paulo De Tarso).
Como cada pessoa pode ser um cidadão ativo para mudar a realidade a sua volta;
Compartilhar
Josenildo da Silva Barbosa
Competência 1: 160, porque têm alguns erros ortográficos, algumas palavras não estão na terceira pessoa.
Competência 2 : 160, porque poderia ser mais claro, exemplo disso: que manifestações foram estas que você citou que aconteceu em 2013 ?
Competência 3: 160, perdeu ponto por causa da competência 2
Competência 4: 120, quase não tem conectivos.
Competência 5: 120, não resolveu os problemas citados acima.
TOTAL: 720
”…deixamos de votar, vemos algo errado e não damos a necessária atenção,…” Essa frase está boa, mas a parte em que você diz “quando vemos algo errado” pareceu um tanto informal e desnecessário dentro do texto.
.
“Em tempos tão obscuros politicamente falando, nunca foi tão necessário falar a respeito da cidadania,” após cidadania coloque um ponto final e inicie o próximo período, assim fica mais claro e bem escrito.
.
“sejam políticos ou civis, por qualquer outra coisa…” deixe explicito no seu texto que coisas são essas. Não deixe nada solto ou especulativo. Se trocamos nossos direitos por “qualquer outra coisa” deixe claro que coisas são essas..
.
“O ano de 2013 ficou marcado no Brasil por causas das inúmeras manifestações” Aqui você também não esclareceu quais manifestações ocorreram em 2013, tente mencionar ao menos 1.
Neste mesmo paragrafo vi que você expôs a fala da pensadora Vanessa Pimentel. Se eu tiver errada me desculpe, mas é uma fala um tanto grande para alguém ter decorado apenas para colocar em uma redação, então você provavelmente copiou e colocou no seu texto (posso estar errada, e caso esteja já deixo aqui meus pedidos de desculpa). Tente não fazer isso, pois se fosse uma prova você teria que tirar algo da sua cabeça.
.
O penúltimo paragrafo está com inúmeros erros de pontuação e vírgulas e, além disso você não trouxe a fonte da pesquisa mencionada.
.
O último paragrafo também está com diversos erros relacionados a vírgula.
.
O seu texto é bom e você escreve bem, logo, treinando bastante, sei que terá um texto excelente.
Sua redação não está no modelo Enem. Não sei se foi intencional ou não… mas caso queira prestar essa prova sugiro que estude mais as exigências do INEP.
.
PARABÉNS!!!!