Comércio ilícito e tráfico de drogas.

  • 0

O consumo de drogas ilícitas ainda é um assunto muito complexo na sociedade, principalmente por continuar sendo considerado um tabu. Quanto mais a população esquece e não trata da questão, mais problemas são gerados, como o aumento da criminalidade, circulação dos produtos e a marginalização, o que acarreta em um déficit na segurança e na saúde. 

Alguns países desenvolvidos adotam a política de legalização, entretanto, outras nações como o Brasil abordam o aspecto da proibição, dessa forma é considerado ato criminoso a comercialização dos entorpecentes, bem como o seu consumo, com isso, o combate às drogas é de responsabilidade dos órgãos de segurança do estado. Porém, a abordagem de segurança pública não tem demonstrado eficácia, pois de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) o país continua sendo o segundo maior mercado de drogas das Américas, esse alto índice de comercialização faz surgir o fenômeno das facções criminosas e o grande problema da guerra contra o tráfico. 

Outro problema social que pode ser apontado é o impacto que as drogas causam na saúde dos usuários, uma vez que, a maioria delas provocam a dependência, afetando o raciocínio lógico, coordenação motora, além da capacidade física. Esses efeitos podem ser observados em qualquer um dos tipos de drogas, a depender da quantidade do seu uso. 

Portanto, diante dos problemas pontuados, é imprescindível que o governo invista em políticas preventivas e programas educativos com crianças e adolescentes, que podem ser abordados por meio das escolas e nas mídias digitais, a fim de evitar que esse público entre no caminho das drogas. E para aqueles que já são dependentes, políticas públicas devem ser cada vez mais impostas para que o combate ao tráfico se torne realmente eficaz, além dos programas de ressocialização na sociedade. 

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá. não sou muito boa em correção,mas espero ajudar.
    você tem alguns desvios de gramática. Tente não usar gerúndio, por exemplo “afetando”. Você pode trocar por sinônimos ou “que afeta”.
    Você usa poucos conectivos e isso prejudica a C4 principalmente.
    Sua introdução é boa, mas não tem uma tese clara. Então, eu aconselho a ler mais redações nota mil para ver como deixar ela mais exposta.
    Sua conclusão é boa, mas acho que faltou um detalhamento.
    Continue tentando, porque você escreve muito bem e só falta organizar melhor seu texto.
    C1 : 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 80
    C5: 160

    • 0
  2. Boa tarde, de início queria falar que o seu texto está um pouco curto pela minha visão (eu não sei o tamanho da sua letra mas, se esse for o problema do tamanho da redação, tente diminui-la pois então você terá mais espaço para trabalhar seus parágrafos)

    A sua introdução está boa, porém acho que falta algo mais, como uma contextualização mais explicada ou um encaminhamento argumentativo, além de uma tese mais clara. Eu não sei o seu nível de dificuldade na escrita então não posso te passar um modelo de redação que funcione para você, uma dica é ler redações nota mil e tirar base do esqueleto dela (foi o que eu fiz).

    Nos seus parágrafos de desenvolvimentos faltou algum conectivo, alguns bons são: Em primeira análise, primeiramente, em primeiro lugar, assim, outrossim…
    O seu D1 está bem consistente e argumentado, em contraste com o D2 que possui apenas cinco linhas (faz parecer que você sabe discutir sobre um argumento mas o outro não).

    Na sua conclusão, você trouxe como agente o governo: tente ser mais específico quanto a isso (qual governo? o federal? o estadual?). Ação: investir em políticas preventivas e programas educativos (tente detalhar o máximo possível). Meio: escolas e mídias sociais (não sei se isso pode ser considerado um meio pois eu geralmente as uso como agentes). Finalidade: evitar que crianças e adolescentes entrem no mundo das drogas.
    Senti falta de uma frase para finalizar o texto, ex: ”Assim, será possível combater essa problemática.”, também senti falta de uma retomada de tese no começo do parágrafo (reafirmar tudo o que você argumentou).

    Tenho que destacar que, apesar da nota, sou apenas uma estudante e também estou aprendendo, então o resultado é apenas uma simulação.
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 80
    C5: 160
    Total: 600

    • 0
  3. Boa tarde
    C1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 120
    Você mostra um domínio mediano, evite usar palavras no gerúndio, ex. sendo, buscando.

    C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 120
    Você não explicou muito bem o que realmente é o comércio ilícito e tráfico de drogas, você focou mais em apresentar o mal que ele faz na sociedade, você deveria se aprofundar mais e dizer, o que é, como é feito e porque é um problema.

    C3: Selecionar, relacionar, organizar: 80
    Acho que você não organizou muito bem o seu texto, na forma que vc apresentou parece que você nos mostrou 3 teses (“como o aumento da criminalidade, circulação dos produtos e a marginalização, o que acarreta em um déficit na segurança e na saúde”) na sua introdução, pois deveria organizar elas uma em cada parágrafo. Você explicou somente 2 teses e invertidas.

    C4: Conhecimento para a construção da argumentação: 120
    Você articulou bem, mas tente usar mais conectivos, e lembre-se sempre use conectivos depois do ponto.

    C5: Respeito aos DH: 120
    Você tem uma proposta boa, mas ficou muito vago, poderia se aprofundar mais . Você deu o Agente ( Governo, lembre-se sempre com a primeira letra maiúscula), o Meio ( abordados por meio das escolas e nas mídias digitais), Modo (políticas preventivas e programas educativos) e a finalidade (a fim de evitar que esse público entre no caminho das drogas). Já na sua segunda proposta de intervenção, não houve esses, lembre-se que para cada proposta deve-se citar o AMMF.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.