Iniciante

Comentário crítico sobre a importância da leitura para o exercício da cidadania

  • 2

”Um país se faz com homens e livros”. Essa sábia afirmação de Monteiro Lobato aponta para a grande importância que a leitura rege na sociedade, revelando que um país que possui harmonia e pleno funcionamento é antecipado de um aguçado pensamento crítico.  Nesse sentido, percebe-se que a leitura é primordial para que a cidadania seja assegurada com indivíduos aptos para dominar áreas do âmbito social e formar um país próspero. Logo, é indubitável que o hábito de ler seja inserido no atual quadro secular.

Diante da realidade do intenso desenvolvimento da tecnologia, o bombardeio de informações críticas oferecidas pelo uso das redes sociais provoca manipulação em massa, formando assim, cidadãos alienados.  Esse quadro, somado à escassez do hábito da leitura, impede que o exercício da cidadania seja desempenhado integralmente.

É consenso, portanto, a urgência da inserção da prática da leitura no meio social, visto que dessa forma, a sociedade seria formada de indivíduos conscientes e democratas. Nisso, é papel das instituições de ensino, incentivarem a leitura e estimularem o desenvolvimento intelectual dos alunos. Isso pode ser realizado por meio de trabalhos literários por exemplo, para que assim, a cidadania seja plenamente assegurada no país.

Compartilhar

8 Correções

  1. Creio eu que a redação ficou boa, mas deveria ser mais explicativa o parágrafo inicial e de menor extensão, pois você começou logo com uma citação de Monteiro lobato, este trecho:

    ” Um país se faz com homens e livros”. Essa sábia afirmação de Monteiro Lobato aponta para a grande importância que a leitura rege na sociedade, revelando que um país que possui harmonia e pleno funcionamento é antecipado de um aguçado pensamento crítico.

    Deveria ser: Um país se constrói em base pela leitura e nos leitores, a leitura e base para toda e qualquer sociedade, nosso, pais e como diria o icônico escritor Monteiro Lobato:
    – ´´Um país se faz com homens e livros’’.
    Ou seja, a base dos nossos entendimento e conhecimento é retido por nós pelos livros, sejam eles didáticos ou de outros temas, ele constrói nosso caráter critico como o entendemos.
    E este trecho assim:

    Nesse sentido, percebe-se que a leitura é primordial para que a cidadania seja assegurada com indivíduos aptos para dominar áreas do âmbito social e formar um país próspero. Logo, é indubitável que o hábito de ler seja inserido no atual quadro secular.
    Corrigido;
    Logo neste sentindo, a leitura e um fator primordial para que a cidadania seja assegurada e nós sejamos aptos á dominar as importantes áreas no âmbito social atual e formar um, pais de intelecto desenvolvido em todos os aspectos, sejam eles sócias, culturais e econômicos.

    Diante da realidade do intenso desenvolvimento da tecnologia, o bombardeio de informações críticas oferecidas pelo uso das redes sociais provoca manipulação em massa, formando assim, cidadãos alienados. Esse quadro, somado à escassez do hábito da leitura, impede que o exercício da cidadania seja desempenhado integralmente.

    Corrigido: Devido ao constante e acelerado ritmo de desenvolvimento, e o bombardeio de informações manipuladas que são distribuídas rapidamente em massa, informações criticas, cidadãos alienados. Essa certa cena, somada a falta da população em geral do hábito de leitura, impede que a cidadania seja exercida integralmente por cada cidadão.

    É consenso, portanto, a urgência da inserção da prática da leitura no meio social, visto que dessa forma, a sociedade seria formada de indivíduos conscientes e democratas. Nisso, é papel das instituições de ensino, incentivarem a leitura e estimularem o desenvolvimento intelectual dos alunos. Isso pode ser realizado através de trabalhos literários, por exemplo, para que assim, a cidadania seja plenamente assegurada no país.

    Corrigido: É consensual, a grande urgência da introdução da prática da leitura no meio de convívio social, observada deste ponto de vista, o conjunto social seria formado por indivíduos conscientes e todos tendo forte ligação com a democracia

    • 0
  2. Oie, tudo bem? Bom, é o seguinte, segue a baixo minha avaliação. Desde já deixo claro que não sou especialista, mas tento ajudar. Bjs!

    C1- Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (160)
    C2- Compreensão da proposta de redação. (180
    C3-Seleção e organização das informações. (180)
    C4-Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (160)
    C5-Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. (180)
    NOTA FINAL (860)

    • -2
  3. Sou nova no âmbito porém com base no q eu já vi digamos que você tem muitas ideias e acaba não sabendo expressá-las ,isso mostra bem na sua introdução mto grande ou seja muita ideia boa porém pouca divisão ,de fato tudo para ser uma redação magnífica ,de resto tá mto boa msm.

    PARABÉNS
    PELA
    REDAÇÃO
    NOTA
    810

    • 1
  4. Realmente muito boa a sua redação, porém não digamos que seria uma para se tirar nota mil no ENEM. Sua introdução está grande de mais e a introdução pequena de mais também. Uma dica que eu dou, é começar treinando apenas a introdução. Tente fazer uma introdução pequena de no máximo cinco linhas!

    • 1
  5. Não sou boa em corrigir mas, sua introdução está um pouco grande a introdução, que deveria estar assim no desenvolvimento, Mas gostei muito da sua redação, fácil de interpretar, introdução e conclusão sempre devem ser menores, e o desenvolvimento maior, mas gostei das palavras que usou, enfim só melhorar a proporção da introdução mesmo.

    • 1
  6. Bom, sou nova aqui então não tenho um domínio para corrigir algo, então irei da minha simples opinião. Achei o primeiro paragrafo um pouco longo para uma introdução, o texto eu achei muito direto e fácil de ser entendido com isso o assunto abordado e tratado de forma fácil de compreensão e com informações nao so tiradas de si própria mas também de estudos feito por voce mesma

    • 0
  7. SE A SUA PROPOSTA É TREINAR PARA O ENEM, O CORRETO SERIA APRESENTAR 4 PARAGRÁFOS. SUA INTODUÇÃO TÁ MUITO GRANDE, E O DESENVOLVIMENTO PEQUENO, CAUSANDO UMA MÁ ESTUTURAÇÃO. O DESENVOLVIMENTO NÃO APRESENTA FATOS QUE COMPROVEM SUA AFIRMAÇÃO, COMO DADOS DE PESQUISA, ETC.
    FORA ISSO, SUS REDAÇÃO ESTÁ ÓTIMA, VOCÊ ESCREVE MUITO BEM, PARABÉNS!

    • 1
  8. Eu sou nova por aqui, e por isso, talvez não consiga fazer uma critica que te auxilie de fato. Aos meus olhos, sua redação ta ótima, achei o primeiro parágrafo um pouco grande, para uma introdução, mas de negativo( que nem é tão negativo assim) é só isso.
    Achei lindo de bonito (rsrssr) o texto, consegui entender o que quis passar, e ao meu ver o a sua finalização do texto esta perfeita.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.