Iniciante

Combate ao uso indiscriminado de tecnologias digitais de informação por crianças

  • 0

Com a crescente da tecnologia nos últimos anos, a internet tornou-se o principal meio de conexão entre as pessoas no mundo, englobando todos os públicos, inclusive crianças. Essas, sem supervisão alguma, acabam entrando em ambientes nocivos, sofrendo diversas formas de assédio online, sendo prejudicadas irreparavelmente.

A internet ainda é muito recente no nosso cotidiano e é conhecida por muitos como “terra sem lei”, já abrindo um pressuposto para toda a hostilidade que pode ser encontrada ali. É preocupante ver que, muitas vezes sem controle algum, 82% das crianças têm acesso a celulares, onde acessam à rede livremente, mas nem sempre para se divertir com jogos ou conversando com amigos. Sendo aquele um ambiente tóxico, onde 47% já relataram ter visto conteúdo sexual em redes sociais, enquanto assustadores 9% receberam pedidos de fotos íntimas pela internet.

A situação de negligência dos pais quanto ao que seus filhos estão consumindo é agravada pela considerável porcentagem de crianças que frequentam redes sociais, estas tendo restrições de idade de usuários (geralmente de 13 anos), justamente por serem locais inapropriados para crianças, indivíduos tão ingênuos. Porém, os sites parecem não se esforçar muito para impedir o cadastro de menores, tendo em vista que os métodos para controle de faixa etária de usuários costumam ser facilmente contornáveis, sabendo que 32% das crianças mentem para acessar, por exemplo, o Facebook.

De frente à tantas ameaças que a internet traz as nossas crianças, fica a cargo dos pais supervisionarem seus filhos, utilizando-se de sua influência como responsáveis legais para também incentivar a  criança a denunciar abordagens criminosas que acontecerem. A tecnologia não é inimiga, com cuidado e conscientização, pode-se tornar uma ferramenta de aprendizado e edificação para os jovens.

Compartilhar

6 Correções

  1. Além dos fatos que o pessoal já mencionou acima, vc poderia ter detalhado mais na conclusão. Meus professores sempre dizem que essa parte é a mais importante. No desenvolvimento 2 vc aborda: “Porém, os sites parecem não se esforçar muito para impedir o cadastro de menores, tendo em vista que os métodos para controle de faixa etária de usuários costumam ser facilmente contornáveis, sabendo que 32% das crianças mentem para acessar, por exemplo, o Facebook.”

    E nessa parte vc poderia capricha na conclusão. Falando por exemplo: “O Conselho de Comunicação Social (CCS), deve impor medidas mais restritivas no cadastramento de usuários nas redes sociais, adotando então, o formato utilizado em muitos bancos digitais que, o indivíduo tirará foto da sua identidade e, através de uma inteligência artifícial (I.C), irá reconhecer a data de nascimento do mesmo. Afim de diminuir os contornos feitos.”

    Lembresse, em uma proposta de intervenção tem que ter:

    Agente(s);
    Ação;
    Modo;
    Efeito da proposta.

    Para treinar isso, veja na internet as redações nota mil e tente identificar esses tópicos.

    • 1
  2. As informações q vc traz no seu texto são bons, contudo ele precisa melhorar em alguns pontos. Logo no início vc é generalista ao afirmar q nenhuma criança tem supervisão, oq não é vdd, msm a maioria n tendo há aquelas q são supervisionadas pelos seus responsáveis. Evite expressões ou arrumações amplas assim na redação. No segundo e terceiro parágrafos vc apresenta dados, contudo n indica a fonte deles, oq é bastante perigoso numa prova como o Enem por exemplo, pois n dá credibilidade ao q vc fala e acaba perdendo pontos. Tente utilizar dados q saiba da fonte, do próprio texto auxiliador por exemplo e tente apresentar repertórios próprios e que tenham relação com o tema. No último parágrafo faça uma proposta mais efetiva para solucionar o problema apresentado agente, ação,modo, finalidade e detalhamento de um desses elementos. Só pra encerrar, tente colocar mais conectivos em seu texto, afim de dar maior coesão entre os períodos e, além disso, desenvolva mais os parágrafos e seja um pouco mais detalhista em cada um deles. É isso, continue treinando

    • 1
  3. Tema muito bom e atual, tendo em vista que vivemos a era da comunicação via internet.
    Os dados que você utilizou enriqueceu o texto, no entanto faltou mencionar de onde foi tirado estes dados.Em qual fonte você se baseou?

    Projeto de intervenção frente ao problema no último parágrafo também considero válido.
    No mais achei que a organização do texto e escrita ficou muito bom.

    • 1
  4. oi espero ajuda

    Prefira sempre os dados e fatos que corroborem a sua afirmação de maneira sólida.

    Antes de começar a escrever, é importante relacionar todas as informações disponíveis e estruturar a ordem dos parágrafos.

    Pense no que será abordado em cada um deles.

    Apenas jogar os argumentos vai deixar sua redação sem nexo.
    Além disso, ao terminar o texto, faça uma revisão minuciosa, procurando erros de português e falhas na sequência lógica.
    tente fazer uma proposta de intervenção clara, deixando bem nítido onde estão os 5 elementos

    • 0
  5. Oii, tudo bem?
    Bem, na introdução você apresentou super bem o tema no tópico frasal. Entretanto, apesar de sua tese estar clara, seria ideal que ela fosse mais detalhada, por exemplo, você poderia destacar duas causas para a problemática e depois trabalha-las em cada parágrafo do seu desenvolvimento.
    Em relação ao desenvolvimento, antigamente, isso não era uma preocupação ou obrigatoriedade na redação enem, porém, agora é necessário o uso de conectivos entre os parágrafos. Isso vai deixar todas as partes do seu texto interligadas, mantendo uma linearidade na argumentação. Existem vários exemplos na internet. Além disso, seu repertório é super válido, porém eles necessitam de uma fonte para provar que merecem credibilidade.
    Na sua conclusão, você precisa obrigatoriamente retomar a sua tese antes de apresentar a proposta. Outro ponto que não se pode esquecer em hipótese alguma são os 5 elementos da conclusão enem: ação, agente, meio, finalidade e detalhamento.
    No mais, você tem domínio da norma culta e sabe argumentar muito bem.
    Eu me baseei na redação modelo enem, porém a sua conclusão é super válida para outros vestibulares que não pedem tanto detalhamento na proposta de intervenção.

    • 0
  6. Texto escrito com a norma culta, parabéns. Porém, cuidado na escolha dos conectivos interparagrafais, pois alguns não são apropriados e poderiam acabar fazendo você perder pontos nas competências por bobeiras. No mais, aconselho que se atente à leitura da Cartilha do Participante do ENEM. Lá têm detalhes do que é ou não aceitável na redação.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.