Combate Ao Uso Indiscriminado Das Tecnologias Digitais De Informação Por Crianças

  • 0

Conforme dito pelo poeta Rubem Alves, é preciso dar voz as crianças para que sua inteligência desabroche. Contrariando esse ‘desabrochar’, o uso excessivo da tecnologia em tenra idade, aliena e cria uma relação de dependência com os baixinhos. O adulto, por sua vez, nada faz para mudar a situação. Pelo contrário, os pais tendem a negociar o lazer dos filhos com um aparelho digital. Cabe entender, portanto, de que forma a substituição do tocar pelo teclar e a inabilidade da criança em quebrar o vício cibernético sozinha, coadunam-se no agravamento do problema.

A priori, há uma notável displicência familiar no que diz respeito a inserção dos pequenos na internet, contrapondo o desenvolvimento natural deles em contato com outros de sua idade. Tal como provém a opinião de Mário Sérgio Cortella, na qual diz que os jovens de hoje já nascem nativos digitais; causa esta, mormente, oriunda de dentro de casa e a falta de limites no mundo virtual.

A posteriori, a conversão infantil a essa era, gera perigos alarmantes como o da falta de segurança. Ao criar um perfil – falso, ou não – a criança torna-se suscetível a ser vitima de pedofilia e de usuários mal intencionados. Tomando como exemplo, há alguns anos, viralizou um jogo chamado A Baleia Azul, que tinha como alvo crianças e incitava a automutilação e o suicídio, visto que a inação da família diante dessa liberdade digital, e a ausência de leis punitivas, corrobora ainda mais ao risco.

Evidencia-se, então, a vital intervenção de medidas que combatam essa problemática. Destarte, cabe ao Ministério das Comunicações, através do Marco Civil da Internet, sancionar uma nova lei que proíba a menoridade nas redes sociais, bloqueando o código IP dos aparelhos, impedindo uma nova conta a ser criada naquele veículo, uma vez que as crianças, não sabendo como solucionar, perderiam o interesse eventualmente. Aliado a isso, os pais se comprometeriam na estimulação da diversão social, a fim de desconstruir o vício digital da geração Alpha e libertar os sonhos infantis para florescerem no tempo correto.

Compartilhar

2 Correções

  1. sócio cultural vago

    Detalhamento está confuso

    Apresenta muitos erros gramaticais

    Não defendeu seu ponto de vista
    Não apresenta argumentação e somente um tópico frasal

    CONCLUSÃO
    > apresenta os 5 elementos, porém o detalhamento está muito confuso!
    > os demais elementos estão bons, bem claros e objetivos.
    > procure inciar a conclusão com conectivos conclusivos. Para ficar claro pro corretor que começa o parágrafo da proposta de intervenção

    • 1
  2. • INTRODUÇÃO
    > sempre quando for colocar uma frase citada por um filósofo ou qualquer outra pessoa tem que estar entre aspas.
    > evite gírias: ‘baixinhos’ não é bom para seu texto.
    > portanto: conectivo conclusivo
    > não apresenta tese, ou seja, seu ponto de vista em relação ao tema.

    • DESENVOLVIMENTO 1
    > Não apresenta sua argumentação e sim só um tópico frasal e um repertório sociocultural vago!

    • DESENVOLVIMENTO 2
    > após era não tem vírgula
    > esse travessão está inadequado
    Dica: ‘Ao criar um perfil nas redes sociais as crianças estão mais suscetíveis a abusos, como pedofilia.’
    > o correto é mau.
    > você argumentou a pedofilia e usuários mau intencionados. Concretizou com o Jogo da Baleia Azul, na qual incentivou jovens e adolescentes a cometerem suicídio. Ou seja, o jogo incentivou adolescentes e não crianças, além disso você citou pedofilia e não suicídio! Isso é considerado fuga do tema se não souber relacionar com a proposta.
    > não defendeu sua tese, ou seja, não apresentou seu ponto de vista nas argumentações.

    • CONCLUSÃO
    > apresenta os 5 elementos, porém o detalhamento está muito confuso!
    > os demais elementos estão bons, bem claros e objetivos.
    > procure inciar a conclusão com conectivos conclusivos. Para ficar claro pro corretor que começa o parágrafo da proposta de intervenção.

    • EM GERAL
    > apresenta muitos erros gramaticais e uso de vírgulas inadequadas.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.