Na novela “Salve jorge” conta a história de Morena, uma mulher que aceita uma proposta de emprego para trabalhar em outro país como garçonete. No entanto, ela chega para trabalhar e ela vê que foi vítima do tráfico humano, no qual ela é submetida a prostituição e não recebe nenhum dinheiro por isso. Nesse cenário, apesar de ser uma ficção, retrata a realidade de muitas brasileiras que são vítimas desta criminalidade. Este crescente número de casos de tráfico humano principalmente com mulheres é por conta da desigualdade econômica, e juntamente o aumento de esquemas de facções criminosas.
Segundo Jean Rosseau,”O homem nasce bom, é a sociedade que o corrompe”. Nessa linha de raciocínio é possível colocar em evidência a forma cruel que os criminosos utilizavam para convencer a pessoa de aceitar aquele emprego. De tal forma que eles utilizam os sonhos das pessoas como ser uma modelo, jogador de futebol ou até mesmo um emprego melhor, para lucrar e razão benefícios próprios.
Segundo o Ministério da Justiça cerca de 2000 brasileiros por ano são vítimas do tráfico humano, isto é, a exploração sexual, exploração do trabalho e até a retirada de órgãos. O aumento dessas facções criminosas está relacionado ao grande retorno financeiro, pois uma pesquisa feita pelo governo federal no ano de 2013 constatou que as facções lucravam cerca de 30, 8 bilhões de dólares por ano e isso faz com que chame a atenção dos criminosos.
Em vista disso, percebe-se como combate ao tráfico de pessoas no Brasil é falho, dado que pessoas são comercializados como produtos. Para combater esses empecilhos, o governo federal deve atuar por meio da polícia federal que a partir do Ministério da Justiça procure fiscalizar comércios suspeitos, com a finalidade de salvar este indivíduo da escravidão. Ademais ainda dentro desse mesmo plano, o Ministério do Trabalho deve proporcionar palestras alertando sobre propostas de empregos fáceis e muito lucrativas, com intuito de alertar pessoas sobre essa criminalidade. A partir dessas medidas a novela supracitado não mais representará a história de mulheres brasileiras que procuram um futuro melhor.
bahyto
c1;160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita
c2;160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com
proposição, argumentação e conclusão.
c3;160Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de
vista.
c4;160 Articula as partes do texto com poucas inadequações e
apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
c5;160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e
articulada à discussão desenvolvida no texto
trabalhe melhor sua tese e a desenvolva por completo nos argumentos
melhore seus argumentos e a organização das ideias para que fique mas claro o seu posicionamento
na conclusão lembre-se de deixar de formar clara os 5 fatores ação, agente, modo/meio, efeito e detalhamento
nota;800
edilaine.lino
A Linguagem foi utilizada da maneira correta, não houve lacunas diante da tese e não encontrei nenhuma imparcialidade em relação ao assunto.
Que obtenha bastante êxito em seu exame e treine e se atualize cada dia mais para que, no momento em que você for fazer o seu exame você esteja segura e muito bem preparada para realizá-lo.
Boa sorte e bons estudos Camila. Espero ter te ajudado