O filme “Rio”, produzido pela Disney, evidência um cenário frequente nas florestas brasileiras. Onde a ave Blue, o protagonista da trama, é retirado de seu ecossistema e transportado ilegalmente para outro país. Analogamente, milhares de espécies são removidas de seu ambiente natural por contrabandistas. Prática que ameaça a biodiversidade e a sobrevivência desses seres, mas que permanece sendo negligenciada pelo Estado.
Em primeira análise, é primordial acentuar que muitas das espécies que sofrem esta ação são endêmicas, ou seja, são encontradas apenas em determinados biomas. Dessa forma, o tráfico impacta não apenas na existência das suas espécies mas também na manutenção desses biomas. Com isto, eleva-se a importância desses seres para a natureza e, consequentemente, para a existência dos seres humanos.
Não obstante, o tráfico de animais também denuncia a inércia do corpo estatal e social frente à violência em seu território. Considerando que a fiscalização do governo é inata em relação ao contrabandismo, permitindo que milhares de seres vivos sejam destituídos de seus direitos à vida e liberdade. Âmbito negligenciado inclusive pela sociedade tupiniquim, que incentiva o quadro através da naturalização do comércio de animais. Visto isso, é indispensável à ação perante tal violência banalizada.
Portanto, cabe ao órgão governamental promover a proteção dessas criaturas, por meio da rigidez na fiscalização do território florestal e do aumento da penalidade do crime supracitado, o qual muitas vezes é anulado pelo pagamento financeiro que não deveria ausentar o criminoso de seu castigo. Para que este seja combatido no contexto contemporâneo. Com o intuito de que situações como as de Blue sejam reduzidas no país.
Madughzxx
Olá!!
A sua introdução foi ótima, bem contextualizada!
O seu d1 foi muito bom! Só senti falta da explicação do porque a importância destes para os seres vivos.
O seu d2 “Âmbito negligenciado inclusive pela sociedade tupiniquim” aqui, senti uma marcação forte, mas senti também, de que forma a sociedade poderia não negligenciar o comércio de animais?
Na conclusão, senti falta do agente, do modo e do detalhamento apenas. Em geral, você escreve muito bem!! Parabéns!
brunalismo
Olá, G.S.S. Primeiramente, gostei do tema citado, pois acredito que o tema de fauna e flora é bem recorrente e o Brasil sofre represálias florestais. Mas vamos lá!
Por ser um assunto bem discutido, inclusive polêmico, pois o nosso próprio ministro do Meio Ambiente parece ser contrariante a realidade, faltaram números. Cadê os dados estatísticos? Dados referentes aos desmatamentos ou até mesmo da extinção da fauna. Isso levantaria o seu texto, principalmente no Enem.
Outro ponto, o título evidencia que a discussão é sobre território brasileiro, senti falta de outras menções do nosso país. Achei fraco e poderia ter usado e abusado de sinônimos: “território brasileiro”, usado mais a palavra “brasil”, “extensão nacional”, e outros. Fica como dica.
No 1º parágrafo, a palavra “evidência” não possui acento circunflexo, ficando apenas “evidencia”. Ou seja: “O filme “Rio”, produzido pela Disney, evidEncia um cenário frequente…”.
Foca nos treinos, o interessante é errar, errar e acertar. Vamos que vamos na luta que atrás vem gente. Forte abraço!
Hemanotheu
Introdução – Gostei
Gostei da citação do filme. Na minha opinião foi bem utilizada, foi sucinta e deu um bom contexto para o leitor.
Gostei da contextualização e ligação com a referência do filme, ficou bem fluido.
1° Paragrafo – Quase perfeito
Muito bom, gostei muito do dominio apresentado. Eu como leitor me senti informado da caracteristica endemica das espécies que são contrabandeadas e os impactos que isso causam ao meio ambiente como um todo.
Meu único porém quanto a esse parágrafo é o final: “Com isto, eleva-se a importância desses seres para a natureza e, consequentemente, para a existência dos seres humanos.”, sinceramente achei essa parte desnecessária, pois anteriormente a importância dessas espécies para os biomas ja tinham sido mensionadas, basicamente essa frase trouxe apenas uma ideia mais enfatica de como isso impacta a nós humanos, que na minha opinião é desnecessária, porque o texto é sobre animais e não sobre nós.
2° Paragrafo – Mais ou menos
A primeira parte do parágrafo é boa.
“Âmbito negligenciado inclusive pela sociedade tupiniquim, que incentiva o quadro através da naturalização do comércio de animais.” – A sociedade incentiva através da naturalização é fraco e irreal, no geral essas ações de contrabando são feitas por grandes traficante internacionais, a maior parte da sociedade desaprova isso mas não tem muito o que fazer.
“Visto isso, é indispensável à ação perante tal violência banalizada.” – Obviamente algo precisa ser feito, por isso o texto existe. Parece que aqui você tentou encher um linguicinha ein.
Conclusão – Faltou carinho
“Portanto, cabe ao órgão governamental …” – Que órgão ?
“Para que este seja combatido no contexto contemporâneo.” – Essa frase ficou sem contexto, o texto poderia existir sem ela.
“Com o intuito de que situações como as de Blue sejam reduzidas no país.” – Muito bom, amarrou o fim ao inicio do texto.
No geral sua redação ficou boa. Gostei principalmente da introdução e do primeiro parágrafo.
Com certeza, vale a pena reescrever-la. Você está num ótimo caminho, continue escrevendo.