A prática do fumo teve seu ápice nos anos 70 e 80, onde era retratado frequentemente em filmes e clipes como algo “descolado”, uma nova moda. Naquela época não havia preocupação com os efeitos negativos que o fumo trazia, apesar de estarem explícitos na embalagem, era visto como algo “normal” e era praticado em qualquer lugar, seja aberto ou fechado. Contudo, é necessário analisar os fatores que levaram a mudança de percepção da prática.
Diferentemente daquela época, atualmente o fumo é bem mal visto por muitas pessoas não-fumantes, tendo em vista que permanecer em um lugar fechado por apenas algumas horas com uma pessoa fumando é o suficiente para que o indivíduo não-fumante fique com uma concentração de nicotina no sangue o equivalente a ter fumado três a cinco cigarros; Ou seja, mesmo sem fumar, gradativamente a pessoa pode ter seu pulmão comprometido.
Os casos de câncer no pulmão e problemas respiratórios causados pelo cigarro foram ganhando repercussão, principalmente sobre celebridades; Porém esses casos notificados não foi o suficiente para que a prática fosse extinguida ou pelo menos reduzida entre as pessoas. Essa negação da realidade que o fumo traz, assemelha-se ao comportamento de viciados em drogas ilícitas e até mesmo em bebidas alcoólicas, onde somente visam o prazer com a prática, ignorando as consequências.
Portanto, compete ao Ministério da Saúde juntamente com o Governo Federal, elaborar projetos que visem a conscientização a respeito dos efeitos do fumo no organismo do indivíduo, por meio de propagandas na TV, orientações de médicos nos principais postos de saúde e palestras em escolas, conscientizando os jovens desde cedo. Espera-se assim combater a prática do fumo no Brasil.
LarissaNotFound
Achei que o seu texto se encaixa mais em uma dissertação expositiva do que em uma argumentativa. Essa fuga do tipo textual, caso esse seja um texto modelo ENEM, pode lhe trazer um 0.
Você deve apresentar uma tese, que seria a sua opinião, e utilizar repertórios para te ajudar na argumentação dessa tese. Lembre-se que no texto argumentativo você precisa convencer o leitor com o seu ponto de vista.
Além disso, utilize conectivos no início de cada parágrafo (com exceção da introdução) e depois de cada ponto final.
Algumas outras dicas que eu te dou são: procure estudar mais sobre o gênero dissertativo-argumentativo e leia algumas redações nota 1000 das edições passadas do ENEM para entender melhor sobre a estrutura do texto.
Abigail
Introdução: A alusão histórica foi bem inserida, mas acho que poderia ter sido feita de uma forma mais sucinta. Faltou a problematização da tese (caso seja uma redação modelo enem, sempre é cobrado um problema, que precisa estar claro na introdução). No final do parágrafo, ao escrever: “… os fatores que levaram a mudança…”, como disse o comentário acima, foge do tema. Seria mais adequado escrever duas causas que influenciam as pessoas a começarem a fumar ou a continuarem como fumantes, por exemplo.
Desenvolvimento 1: Para iniciar o parágrafo, use algum conectivo, como: “Em primeiro lugar”. Você apresentou um dado, mas não citou a fonte. A primeira frase ficou bem longa, seria melhor dividí-la em duas menores, para facilitar a leitura. O parágrafo ficou muito expositivo, procure dar mais autoria a seu texto.
Desenvolvimento 2: Para iniciar o parágrafo use algum conectivo, como: “Ademais”, “Outrossim”. Faltou algum dado ou citação para comprovar seus argumentos e, assim como no anterior, ficou expositivo. Acho que ficaria melhor usar “os quais” em “onde somente…”, uma vez que “onde” dá ideia de lugar. Para encerrar o parágrafo é melhor fazer uma breve conclusão do que foi escrito.
Conclusão: A proposta de intervenção apresenta bem os 4 elementos, mas o detalhamento não ficou muito desenvolvido e não é aconselhável o uso de gerúndio (conscientizando).
Nota: *Não sei se o seu texto todo receberia 0 por ser muito expositivo ou se só perderia muitos pontos nas competências 2 e 3, mas avaliei como se ele fosse pontuado. 560
Competência 1: 160
Competência 2: 0
Competência 3: 80
Competência 4: 160
Competência 5: 160
DerlaineBraga
Oii, boa noitee!
Então, amor, o seu texto me parece mais expositivo do que dissertativo-argumentativo.
Me desculpe, mas eu não consegui identificar a sua opinião ali, embora sua escrita seja muito boa. O texto está bom, mas fugiu do tipo e do seu titulo.
Mas creio que fugiu do tipo de texto.
Logo, por causa disso seria um 0. Mas espero que tenha mais correções para avaliar vc.
Abraços.