Iniciante

Combate ao desperdício de Alimentos no Brasil

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É de conhecimento geral que o Brasil, desde o princípio de sua história foi um país de desigualdades, como a questão da escravidão que separou pessoas negras e brancas entre os que tinham vidas confortáveis e aos que faltava o básico. As desigualdades no país, ao passar das décadas, se manteram, agora entre as classes, tendo em destaque a questão da fome experenciada por alguns enquanto tantos desperdiçam o alimento. Assim, é  imprescindível a conscientização geral da sociedade para mudança desse quadro.

Em primeiro plano, deve-se apontar a questão da desigualdade social no país que traz em si um distanciamento entre as classes culminando na falta de reconhecimento das dificuldades experenciadas pelas classes mais baixas, o que gera o desperdício do alimento cujo valor não deve ser esse desestimado sendo uma forma de subsistência e não um recurso que pode ser eternamente aproveitado.

Pode-se também apontar a o capitalismo como fator culminante na supervalorização de alimentos como os advindos de grandes redes de fast food por exemplo que causa uma mudança no olhar social que passa a ser seletivo desvalorizando alimentos cotidianos que deveriam ser apreciados.

Dessa forma, é possível inferir que a consciência social em torno do real cenário brasileiro deve partir do Poder Legislativo na criação de políticas públicas efetivas visando uma sociedade consciente e com menor individualismo. Ademais cabe aos meios de comunicação a divulgação de campanhas que evidenciem a realidade dos brasileiros a fim de gerar maior empatia.

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2 Correções

  1. Olá! Não sou especialista, mas vejamos:

    – Seu tema é desperdício de alimentos, mas só li disso na introdução e outro parágrafo. Isso pode ser caracterizado fuga ao tema, conforme subjetividade de quem avalia.
    – Conclusão do INEP/ENEM deve ter agente, causa, efeito, forma, intervenção… Creio que precisa melhorar caso seja essa a banca examinadora.
    – Evite repetições de palavras com sinônimos.
    – Seu texto é majoritariamente expositivo. Se a banca pediu outro estilo, como dissertativo argumentativo, tal qual INEP/ENEM, faltaria apenas fundamentar argumentos com fontes ou por lógica.

    Parabéns, seu texto está coeso. Continue praticando!

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  2. Olá, bom dia. Não sou especialista, nem professora, mas, com o conhecimento que eu tenho sobre redações, vou avaliar o seu texto. Espero, de coração, que você aceite as críticas com bons olhos e procure evoluir em seus próximos textos.

    INTRODUÇÃO: A sua introdução tem um contexto histórico excelente, mas você teve alguns probleminhas com as vírgulas, procure assistir aulas de pontuação caso você tenha um pouco de dificuldade com isso. A sua introdução não possui tese, o que deixa o leitor um tanto confuso sobre o que você vai falar, você apenas diz que é imprescindível a conscientização geral da sociedade (…)
    Além disso, sua introdução ficou maior do que os seus dois parágrafos de desenvolvimento, na banca do ENEM isso vai parecer falta de planejamento de texto, tome cuidado. Na próxima, lembre-se disso.

    DESENVOLVIMENTO I: Bom, seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, apesar de trazer fatos de conhecimento da população, está muito vago, senti falta de um repertório sociocultural, o qual iria reforçar a sua argumentação e fortalecer os fatos que você trouxe. Lembre-se de fazer um parágrafo maior e com mais informações, usando um repertório, conectivos e argumentando com ênfase.

    DESENVOLVIMENTO II: Mais uma vez você trouxe fatos (muito bons, inclusive), mas eles se tornam um tanto frágeis, pois você apenas os colocou no texto e não os desenvolveu. Também senti falta de um repertório nesse parágrafo, procure sempre trazer um para fortalecer suas ideias.

    CONCLUSÃO/INTERVENÇÃO: No mais, sua intervenção está incompleta, na sua primeira solução, você trouxe apenas um “agente”, uma “ação” e o “efeito” esperado e fez o mesmo na sua segunda solução. Lembre-se, a proposta de intervenção deve ter um agente (quem fará), uma ação (o que será feito), um modo (como será feito), um efeito (para que será feito) e um detalhamento, que pode ser de qualquer parte da intervenção.

    C1 = 160
    C2 = 120
    C3 = 120
    C4 = 120
    C5 = 120
    TOTAL = 640

    É perceptível que você tem uma boa escrita, só precisa se aprimorar no padrão exigido pelo ENEM (se for o que você pretende fazer), seu texto trouxe excelentes fatos que poderiam ser reforçados com repertórios, estude e pratique com frequência e, até o ENEM, você vai estar dominando o texto dissertativo-argumentativo.

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