A série ”Sex Education”, da plataforma Netflix, retratou, em um de seus episódios a jovem Aimee, pegando o ônibus para ir para à escola, como fazia diariamente. Porém, diferente do comum, um homem, nesse mesmo transporte acaba fazendo gestos impróprios para a garota, deixando a adolescente desesperada. No entanto, apesar da série ser fictícia, homens e mulheres já vivenciaram experiências como da personagem, haja vista o alto índice de assédio no Brasil. Assim, seja pela falta de ações contra tais casos, seja pelo pensar que o outro indivíduo é mais fraco, levando o abusador a acreditar que tem poder acerca da pessoa, o assédio é um dos grandes dilemas do século XXI.
Em primeiro plano, cabe destacar, a falta de justiça acerca dos casos denunciados como grande contribuente para a problemática. Isso ocorre, pois, a justiça acaba por esquecer ou não fazer nada quando se trata de assédio sexual, o que pode fazer as vítimas sentirem-se com medo em saber que o autor do crime está livre, além das lembranças, que dificilmente são esquecidas. De acordo com site ‘’Politize!’’, apenas 30% dos casos de denúncia contra a importunação sexual são resolvidos, consequentemente, fazendo com que várias pessoas que já passaram por isso percam a coragem para fazer uma denúncia. Desse modo, é preciso encontrar soluções para a situação atual.
Além disso, vele ressaltar, que grande parte dos abusadores acredita ter um maior poder sobre a vítima, levando ao acontecimente do importuno, como principal fator contribuidor para o dilema. Isso se dá, uma vez que conforme o portal de noticias G1, tais abusadores procuram um foco maior em mulheres entre 16 e 24 anos, sendo elas 97% das vitimas, o que gera insegurança em moças de vários lugares do país, tendo em vista que tais causos podem ocorrer em qualquer lugar. Segundo a Constituição Federal de 1988, todos são iguais em direito. No entanto, observa-se que as mulheres são vistas como seres mais frágeis, fazendo os homens pensarem poder fazer o que querem com elas.
Em síntese, são necessárias mudanças no cenário contemporâneo. Portanto, cabe ao Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos, promover palestras levando vitimas do assédio sexual, que serão transmitidas tanto nas redes sociais, quanto na televisão, com o fito de conscientizar o público sobre o assunto supracitado, além de exemplos do que pode ser considerado assédio sexual, podendo até chegar nas autoridades brasileiras, para solucionar casos que ainda se encontram em aberto. Dessa forma, o problema poderá ter fim e casos como o de Aimee poderão ter um fim.
Nildaline Rocha
Olá
– Comentários iniciais –
Introdução
” No entanto, apesar da série ser fictícia,… ” não está errado, mas, ficaria melhor algo como ” Fora da ficção, esse cenário constrangedor se repete com frequência na sociedade brasileira…” Dessa forma ficaria mais coerente e bem vísivel o seu posicionamento em relação ao problema ( vide adjetivo usado na frase modelo que eu propus em substituição à sua)
Exceto por essa inadequação, a sua introdução está completa: apresenta repertório sociocultural legitimado,produtivo e pertinente ao tema, problematização e tese explícita.
Perfeito!
Desenvolvimento 1
Na primeira frase do parágrafo de desenvolvimento, a palavra “contribuente” está errada, o correto seria ” contribuinte”
Quanto à argumentação, está muito expositiva, falta marca de autoria e, no geral, pouco consistente. Isso se deve à falta de um bom projeto de texto ( cuidado, perda de pontos na C3)
O ponto positivo está na coesão. Até aqui seu texto está muito bem articulado, no que tange à ligação entre as frases.
Desenvolvimento 2
Além disso, vele (1)ressaltar, que grande parte dos abusadores (2)acredita ter um maior poder sobre a vítima, levando ao acontecimente (3) do importuno, como principal fator contribuidor para o dilema.
1- o correto é “vale”
2- em vez de “abusadores ” utilize um sinônimo
3- o correto é “acontecimento”
“tendo em vista que tais causos podem…” “causos” expressão coloquial substitua-o por ” situação”
Quanto à argumentação, há muita informação e pouca sequenciação lógica das ideias, além da marca de autoria.
Proposta de intervenção
Agente ok
Ação ok
Meio/modo : inexistente :(
Detalhamento ok
Finalidade ok
– Comentários finais-
Seu texto carece de posicionamento crítico acerca do tema/ problema pois permanece preso ao senso comum ( vísivel pelo raciocínio raso e com predominância de expressões caracteristicas do ato de falar)
Percebo que a sua dificuldade está no projeto de texto estratégico além de adequação à norma padrão da língua portuguesa
Notas
C1: 160
C2: 200
C3: 120
C4:160
C5: 160
vivi34
SUA REDAÇÃO TA BEM INTERRESSANTE,MAS TEM UNS PEQUENOS ERROS,UMA DICA QUE EU TE DOU É VC PRESTAR BASTANTE ATENÇÃO NA HORA DE PASSAR A REDAÇÃO A LIMPO e assistir umas aulas de pontuação. e continui fazendo muitas redações para não errar mais desses quesitos que listei acima. SUA NOTA FOI 900