Combate ao assédio moral no ambiente de trabalho no Brasil.

  • 0

Perante a revolução industrial, iniciada na Inglaterra, as intensificações nas relações entre empregador e operário resultaram em uma crescente  nos conflitos sócias, um deles, o assédio moral. Mediante tal perspectiva, no Brasil, o ambiente de trabalho ainda apresenta situações em que à integridade moral da vítima é violada, tendo como motivador, a falta de conhecimento dos módulos de denúncia, e perante a negligência do estado. Dessa forma, torna-se necessário à tomada de medidas para solucionar a problemática.

A priori, o desconhecimento dos módulos de denúncia perante a vítima, é fator motivador da problemática. O projeto de lei 4742/2001, promulgada em 2019, considera o assédio moral no trabalho como um crime. Porém, no Brasil, mesmo sendo tratado como delito, indivíduos ainda se sujeitam a atitudes opressoras no ambiente de trabalho, tendo como justificativa, a falta de conhecimento dos mecanismos de denúncia. Por esse motivo, é essencial que todos os cidadãos tenham compreensão dos seus direitos, e em caso de violação, não se silenciem.

Outrossim, as insuficientes atuações governamentais, também é fator motivador da problemática. Nesse sentido, seguinte os ideais do filosofo inglês John Locke, o estado tem como dever garantir a harmonia da sociedade, em que, todos os cidadãos devem usufruírem dos seus direitos indispensáveis. Destarte, no cenário atual da sociedade brasileira, o “contrato social” defendido por John Locke ,é violado, já que, no ambiente de trabalho, o assédio moral ainda é praticado por indivíduos. Dessa forma, é necessário que atitudes governamentais sejam tomadas, para que tal amarra social seja liquidada.

Conclui-se, que ações devem ser tomadas para eliminar tais obstáculos. Para isso, é necessário que o governo federal, em conjunto com o Ministério do Trabalho, proponham palestras por meio de reuniões on-line, buscando, dessa forma, alcançar o maior contingente popular possível, alertando os mesmos, os seus direitos, e consequentemente, as formas  de combater possíveis violações. Com tais medidas tomadas, o “contrato social” defendido por John Locke será assegurado.

Compartilhar

2 Correções

  1. [Perante a revolução industrial, iniciada na Inglaterra, as intensificações nas relações entre empregador e operário resultaram em uma crescente nos conflitos sócias(1), um deles, o assédio moral] (1). Mediante tal perspectiva, no Brasil, o ambiente de trabalho ainda apresenta situações em que [à](2) integridade moral da vítima é violada, tendo como motivador, a falta de conhecimento [dos módulos de denúncia, e perante a negligência do estado] (3). Dessa forma, torna-se necessário [à](4) tomada de medidas para solucionar a problemática.
    (1) Trecho confuso e com carência de conectivos. Sugestão para a reescrita: O cenário da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, corroborou a intensificação dos conflitos sociais, principalmente em relação ao assédio moral entre empregadores e operários.
    (2) Retirar o acento indicativo de crase.
    (3) Sugestão de reescrita: sobre as formas de realizar uma denúncia e a negligência do Estado.
    (4) Retirar o acento indicativo de crase.
    A priori, o desconhecimento dos módulos de denúncia [perante a vítima, é fator motivador] (5) da problemática. O projeto de lei 4742/2001, [promulgada] (6) em 2019, considera o assédio moral no trabalho como um crime. Porém, no Brasil, mesmo sendo tratado como delito, indivíduos ainda se sujeitam a atitudes opressoras no ambiente de trabalho, tendo como justificativa, (7) a falta de conhecimento dos mecanismos de denúncia. Por esse motivo, é essencial que todos os cidadãos tenham compreensão dos seus direitos, (8) e em caso de violação, não se silenciem.
    (5) Evite a repetição de sons parecidos em palavras próximas. Sugestão de reescrita: por parte da vítima, é um aspecto.
    (6) Promulgado: esse adjetivo concorda com o substantivo “projeto”.
    (7) Retire a vírgula.
    (8) Coloque a vírgula após o “e”.
    Outrossim, as insuficientes atuações governamentais, também [é fator motivador da] (9) problemática. Nesse sentido, [seguinte] (10) os ideais do [filosofo] (11) inglês John Locke, o estado tem como dever garantir a harmonia da sociedade, [em que, todos os cidadãos devem usufruírem dos] (12) seus direitos indispensáveis. Destarte, no cenário atual da sociedade brasileira, o “contrato social” defendido por John Locke , (13) é violado, já que, no ambiente de trabalho, o assédio moral ainda é praticado por indivíduos. Dessa forma, é necessário que atitudes governamentais sejam tomadas, para que tal amarra social seja liquidada.
    (9) Essa expressão já esteve presente no tópico frasal anterior. De modo a evitar repetições, troque por “também agravam essa problemática social”.
    (10) Segundo.
    (11) Não esqueça o acento: filósofo.
    (12) Sugestão de reescrita: “de modo a todos os cidadãos usufruírem”.
    (13) Retire a vírgula.
    Conclui-se, (14) que ações devem ser tomadas para eliminar tais obstáculos. Para isso, é necessário que o governo federal, em conjunto com o Ministério do Trabalho, proponham palestras por meio de reuniões on-line, buscando, dessa forma, alcançar o maior contingente popular possível, alertando [os mesmos, os seus direitos] (15), (16) e consequentemente, as formas de combater possíveis violações. (17) Com tais medidas tomadas, o “contrato social” defendido por John Locke será assegurado.
    (14) Ausência de conectivo. Sugestão: “Conclui-se, portanto, que”
    (15) “aos mesmos sobre os seus direitos”.
    (16) Coloque a vírgula após o “e”.
    (17) Ausência de conectivo.

    Olá! O ponto mais forte que o seu texto possui é a presença de uma tese forte e proposta de intervenção bem elaborada e admissível de se fazer. Por outro lado, a sua argumentação ainda não é forte o suficiente (como designa o texto dissertativo-argumentativo) para convencer o leitor sobre a urgência do assunto e os erros gramaticais constantes podem prejudicar a clareza e, consequentemente, diminuir a sua nota. Ademais, continue escrevendo e seja persistente, pois você tem muito potencial. Espero ter te ajudado! 😊

    • 1
  2. Perante a revolução industrial, iniciada na Inglaterra, as intensificações nas relações entre empregador e operário resultaram em uma crescente nos conflitos sócias(1), um deles, o assédio moral. Mediante tal perspectiva, no Brasil, o ambiente de trabalho ainda apresenta situações em que à(2) integridade moral da vítima é violada, tendo como motivador(4), a falta de conhecimento dos módulos de denúncia(3),e perante a negligência do estado. (3)Dessa forma, torna-se necessário (2)à tomada de medidas para solucionar a problemática.
    1 – sociais
    2 – sem crase
    3 – trocar por: “e a negligência do estado.”
    4 – sem vírgula
    A priori, o desconhecimento dos módulos de denúncia(5) perante a vítima,(5) é fator motivador da problemática. O projeto de lei 4742/2001, promulgada(6) em 2019, considera o assédio moral no trabalho como um crime. Porém, no Brasil, mesmo sendo tratado como delito, indivíduos ainda se sujeitam a atitudes opressoras no ambiente de trabalho, tendo como (8)justificativa,(7) a falta de conhecimento dos mecanismos de denúncia. Por esse motivo, é essencial que todos os cidadãos tenham compreensão dos seus direitos,(7) e em caso de violação, não se silenciem.
    5 – por parte da vítima
    6 – promulgado
    7 – tira a vírgula
    8 – não seria uma justificativa, seria uma explicação de porque o problema ocorre. No caso, você deveria ter explicado de maneira mais aprofundada porque “ a falta de conhecimento dos mecanismos de denúncia” é uma causa do assédio moral.
    Outrossim, as insuficientes atuações governamentais,(10) também é(9) fator motivador(11) da problemática. Nesse sentido, seguinte(12) os ideais do filosofo inglês John Locke, o estado tem como dever garantir a harmonia da sociedade, em que,(14) todos os cidadãos devem usufruírem(13) dos seus direitos indispensáveis. Destarte(15), no cenário atual da sociedade brasileira, o “contrato social” defendido por John Locke (16),é violado, já que, no ambiente de trabalho, o assédio moral ainda é praticado por indivíduos(17). Dessa forma, é necessário que atitudes governamentais sejam tomadas, para que tal amarra social seja liquidada.
    9 – também (são)
    10 – tira vírgula
    11 – fatores motivadores
    12 – segundo
    13 – devem usufruir
    14 – tira vírgula
    15 – Trocar por: “Por outro lado,”
    16 – tirar vírgula
    17 – Explique de que forma o Estado é responsável por garantir que o assédio moral não ocorra no âmbito do trabalho, dando exemplos concretos.
    Conclui-se(18), que ações devem ser tomadas para eliminar tais obstáculos. Para isso, é necessário que o governo federal(agente), em conjunto com o Ministério do Trabalho, proponham(ação) palestras por meio de reuniões on-line(meio), buscando, dessa forma, alcançar o maior contingente popular possível(Finalidade), alertando (19)os mesmos,(20) os seus direitos, e consequentemente, as formas de combater possíveis violações(detalhamento). Com tais medidas tomadas, o “contrato social” defendido por John Locke será assegurado.(21)
    18 – tira vírgula
    19 – aos
    20 – tirar vírgula
    21 – proposta de intervenção completa

    Síntese: Você fez uma boa proposta de intervenção, vai bem na competência 4, pois sabe usar conectivos e conseguiu construir uma tese. Além disso, recomendo intensificar os seus esforços em diminuir os erros gramaticais, que podem afetar profundamente sua nota, visto que você comete muitos. Procure melhorar nisso, e continue escrevendo, que sua nota subirá, pois você também sabe usar repertórios bem.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.