No Brasil, em diferentes ambientes de trabalho, um dos problemas mais recorrente é o assédio moral/sexual. Por conta da normalização de tais atos, as secretárias são umas das principais vítimas desse abuso, já que pela sociedade achar normal, elas omitem esses casos, tornando-os ainda mais frequente.
Esse assédio vertical descendente, ou seja, quando o patrão pratica a violência contra os funcionários, é ainda mais intensificado na área de trabalho das secretárias no país. Em um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC), foram analisados as respostas de 2.435 funcionários, dos quais 18% disseram tolerá-lo como algo normal e aceitável. Isso deve-se ao fato da maioria dos brasileiros entender essas situações como parte da carreira da vítima, que servirá para que ela cresça em sua empresa e conquiste cargos mais altos, isto significa, enxergam como algo ruim que vem para o bem, como parte do processo.
Diante de tal regularização, as mulheres nesses cargos começam a aceitar o que passaram caladas, sem explanar ou denunciar o que sofreram. Ainda de acordo com o IPRC, 41% dos entrevistados disseram que iriam se omitir, caso ocorresse consigo ou com outro subordinado, portanto alimentando a cultura do ocultamento e normalizando esses casos. Logo, torna-se comum e corriqueiro essas ações, seus praticadores ficam livres para repetir e continuar fazendo o mesmo até que a funcionária canse e desista do emprego e isso ocorra com a nova contratada. Como no caso da funcionária que fez as primeiras denúncias de abuso sexual contra Rogério Caboclo, presidente afastado da CBF, ele fazia ameaças de que acabaria com a carreira dela, tentava interferir em sua vida profissional, além de insinuar interesses por ela, ao denunciar ela ajudou não só ela mesmo como outras funcionárias que passavam o mesmo.
Portanto, o assédio moral e sexual representa uma ameaça concreta não apenas aos indivíduos diretamente envolvidos como a todos os cidadãos que, indiretamente, também figuram como vítimas de seu legado. Nesse sentido, as mídias sociais devem executar campanhas influenciadoras, por meio de vídeos que incentivem essas mulheres a não se calarem, influenciando-as a denunciar e a não aceitar esses abusos por medo de perder seus empregos e ensinar todas as pessoas a não fecharem os olhos para essas situações. Espera-se, com isso, acabar com o silêncio em torno desse assunto, o julgamento dessas atitudes como certas e a quebra desse ciclo que afeta tantas pessoas.
MaiconMian
Sou estudante como você, por isso acho as correções aqui mais valiosas, porém, posso ajudar corrigindo com o pouco que também estudo.
Senti falta na introdução de algo pra mostrar seu repertório, seja um filme, um dado histórico, é algo que é bem valioso pra um texto.
Seu desenvolvimento, ao meu ver, está muito bom! Só senti falta dos conectivos no começo deles. No mais, achei a proposta de intervenção muito boa
Samara@$
1)Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nesta primeira etapa são avaliados os desvios (regência, concordância, ortografia, acentuação, translineação) e estrutura sintática (estrutura das frases e análises dos períodos gramaticais).
160
2) Compreensão do tema proposto na redação. É feita a análise da estrutura da dissertação, se ela corresponde ao gênero dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). O reportório externo também é analisado nesta competência, desde que seja respaldado por alguma área do conhecimento, e esteja relacionado ao tema.
80
3) Desenvolvimento de ideias no texto: qual estratégia adotada pelo estudante para abordar as questões do texto.
120
4) Coesão: uso de conectivos ao longo do texto para unir as ideias entre os parágrafos, necessários para a construção da argumentação.
160
5) Proposta de intervenção: apresentada no parágrafo de conclusão de forma completa para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
160
[email protected]
Combate ao assédio moral no ambiente de trabalho no Brasil.
No Brasil, em diferentes ambientes de trabalho, um dos problemas mais recorrente é o assédio moral/sexual. Por conta da normalização de tais atos, as secretárias são umas das principais vítimas desse abuso, já que pela sociedade achar normal, elas omitem esses casos, tornando-os ainda mais frequente.
Esse assédio vertical descendente, ou seja, quando o patrão pratica a violência contra os funcionários, é ainda mais intensificado na área de trabalho das secretárias no país. Em um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC), foram analisados as respostas de 2.435 funcionários, dos quais 18% disseram tolerá-lo como algo normal e aceitável. Isso deve-se ao fato da maioria dos brasileiros entender essas situações como parte da carreira da vítima, que servirá para que ela cresça em sua empresa e conquiste cargos mais altos, isto significa, enxergam como algo ruim que vem para o bem, como parte do processo.
Diante de tal regularização, as mulheres nesses cargos começam a aceitar o que passaram caladas, sem explanar ou denunciar o que sofreram. Ainda de acordo com o IPRC, 41% dos entrevistados disseram que iriam se omitir, caso ocorresse consigo ou com outro subordinado, portanto alimentando a cultura do ocultamento e normalizando esses casos. Logo, torna-se comum e corriqueiro essas ações, seus praticadores ficam livres para repetir e continuar fazendo o mesmo até que a funcionária canse e desista do emprego e isso ocorra com a nova contratada. Como no caso da funcionária que fez as primeiras denúncias de abuso sexual contra Rogério Caboclo, presidente afastado da CBF, ele fazia ameaças de que acabaria com a carreira dela, tentava interferir em sua vida profissional, além de insinuar interesses por ela, ao denunciar ela ajudou não só ela mesmo como outras funcionárias que passavam o mesmo.
Portanto, o assédio moral e sexual representa uma ameaça concreta não apenas aos indivíduos diretamente envolvidos como a todos os cidadãos que, indiretamente, também figuram como vítimas de seu legado. Nesse sentido, as mídias sociais devem executar campanhas influenciadoras, por meio de vídeos que incentivem essas mulheres a não se calarem, influenciando-as a denunciar e a não aceitar esses abusos por medo de perder seus empregos e ensinar todas as pessoas a não fecharem os olhos para essas situações. Espera-se, com isso, acabar com o silêncio em torno desse assunto, o julgamento dessas atitudes como certas e a quebra desse ciclo que afeta tantas pessoas.
C1- 120
C2 – 160
C3 – 120
C4 – 120
C5 – 120
640
Isabel.coelho
Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
A primeira competência trabalha o domínio gramatical dos estudantes, bem como a estética do texto escrito. Nesse ponto, o candidato deve ter conhecimento das principais normas da língua portuguesa escrita em seu padrão culto e aplicá-las à redação. As regras gramaticais serão cobradas considerando-se regência, concordância, ortografia e semântica.
A banca de correção cobrará os seguintes pontos:
1. entender as principais diferenças entre as modalidades oral e escrita (o texto não pode conter gírias, expressões coloquiais nem marcas de linguagem falada, inclusive abreviações como “tá”, “vc”, etc.);
2. ter atenção às regras ortográficas e gramaticais;
3. produzir um texto com entendimento de estética geral e que respeito o número máximo de linhas (para que o texto seja corrigido, deve ter mais de 7 linhas escritas);
4. ter precisão vocabular, isto é, usar as palavras no contexto adequado e coerente;
5. saber o momento certo de usar as letras maiúsculas e minúsculas;
6. compreender as regras de divisão silábica nas mudanças de linha.
INTRODUÇÃO
No Brasil, em diferentes ambientes de trabalho, um dos problemas mais (1) recorrente é o assédio (2) moral/sexual. (3) Por conta da normalização de tais atos, as secretárias são umas das principais vítimas desse abuso, já que pela sociedade achar normal, elas omitem esses casos, tornando-os ainda mais (4) frequente.
1- recorrentes
2- não sei se fica legal utilizar barra na redação
3- Use conectivos, eles ajudam a interligar frases!
4- frequentes
COMENTÁRIO DA INTRODUÇÃO
Sua introdução está bem fraca estruturalmente. Portanto, para construção de um bom parágrafo, sua introdução não pode faltar de forma alguma as DUAS teses que serão utilizadas ao decorrer de sua redação. Além do mais, acho que seria legal se você utilizasse o método de alusões históricas ou socioculturais para enriquecer sua introdução e fazer com que o seu corretor valorize seu texto! Tirando isso, o parágrafo apresenta poucos erros ortográficos.
Estruturalmente, é aconselhável que você faça um projeto de texto na hora de sua prova… em algum canto, vá anotando o que vem em sua cabeça sobre o tema e depois quando for construir sua redação você não perderá muito tempo. Além disso, fazer um projeto de texto pode lhe ajudar quanto às linhas, uma vez que você só terá 30 para colocar suas ideias.
Logo, tente escrever textos com essa estrutura:
INTRODUÇÃO: 6/7 linhas
DESENVOLVIMENTOS: 16 linhas
CONCLUSÃO: 7/8 linhas
DESENVOLVIMENTO 1
(1) Esse assédio vertical descendente, ou seja, quando o patrão pratica a violência contra os funcionários, é ainda mais intensificado na área de trabalho das secretárias no país. (2) Em um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC), foram (3)analisados as respostas de 2.435 funcionários, dos quais 18% disseram tolerá-lo como algo normal e aceitável. (4) Isso deve-se ao fato da maioria dos brasileiros entender essas situações como parte da carreira da vítima, que servirá para que ela cresça em sua empresa e conquiste cargos mais altos, isto significa, (5) enxergam como algo ruim que vem para o bem, (6) como parte do processo.
1- Algo de extrema importância sempre é colocar tópicos frasais para construção de um bom desenvolvimento.
2- Use conectivos!!! eles são essenciais
3- analisadas
4- Conectivo!
5- enxergar
6- “como parte” – você já utilizou esse termo acima, busque trocar para evitar repetição
COMENTÁRIO DO DESENVOLVIMENTO
Sua tese é boa e sua pesquisa também é!
DESENVOLVIMENTO 2
(1) Diante de tal regularização, as mulheres nesses cargos começam a aceitar o que passaram caladas, sem explanar ou denunciar o que sofreram. Ainda de acordo com o IPRC, 41% dos entrevistados disseram que iriam se omitir, caso ocorresse consigo ou com outro subordinado, portanto (2) alimentando a cultura do ocultamento e normalizando esses casos. Logo, torna-se comum e corriqueiro essas ações, seus(3) praticadores ficam livres para repetir e continuar fazendo o mesmo até que a funcionária canse e desista do emprego e isso ocorra com a nova contratada. Como no caso da (4) funcionária que fez as primeiras denúncias de abuso sexual contra Rogério Caboclo, presidente afastado da CBF, ele fazia ameaças de que acabaria com a carreira dela, tentava interferir em sua vida profissional, além de insinuar interesses por ela, ao (5) denunciar ela ajudou não só ela mesmo como outras (6) funcionárias que passavam o mesmo.
1- Tópico frasal
2- portanto é conectivo conclusivo… sugiro que mude para “assim, …”
3- praticantes
4- repetiu “funcionárias” várias vezes
5- repetiu a palavra denunciar
6- repetiu novamente funcionários
COMENTÁRIO
Ficou bom, mas pode melhorar… busque por sinônimos e estude conectivos também. Além disso, vou deixar duas combinações de tópico frasal para você. Seu parágrafo é muito grande!
Combinação 1:
D1: Observa-se diante dessa conjuntura, que a (TESE 1) agrava o impasse
D2: Outrossim, é necessário analisar a (TESE 2) e o seu efeito.
Combinação 2:
D1: Diante desse cenário, nota-se que o (TEMA) é motivado pela (TESE 1)
D2: Além disso, cabe analisar a (TESE 2) como outro obstáculo para problemática
CONCLUSÃO
Portanto, o assédio moral e sexual representa uma ameaça concreta não apenas aos indivíduos diretamente envolvidos como a todos os cidadãos que, indiretamente, também figuram como vítimas de seu legado. Nesse sentido, as mídias sociais devem executar campanhas influenciadoras, por meio de vídeos que (1) incentivem essas mulheres a não se calarem, influenciando-as a denunciar e a não aceitar esses abusos por medo de perder seus empregos e ensinar todas as pessoas a não fecharem os olhos para essas situações. Espera-se, com isso, acabar com o silêncio em torno desse assunto, o julgamento dessas atitudes como certas e a quebra desse ciclo que afeta tantas pessoas.
1- incentivam
COMENTÁRIO
Sua conclusão não está 100%. falta uma proposta de intervenção para sua segunda tese e detalhar direitinho sua medida
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Ela pede que você demonstre que compreendeu adequadamente a proposta de redação. Ou seja, você precisa entender o tema em todas as suas partes e escrever, organizando as ideias de forma clara e precisa, colocando-as em prática em seu texto. Além disso, você precisa ter uma reflexão anterior sobre os assuntos e demonstrar seu ponto de vista. Isso significa que você deve relacionar as várias áreas do conhecimento em seu texto para construir sua argumentação, mostrando que seu texto é realmente dissertativo-argumentativo.
Cuidado ainda para não tangenciar o tema: se a proposta pede, por exemplo, para falar sobre os “Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil” (tema do Enem 2017), é preciso tocar em todos os três postos-chave: surdos, educação e desafios.
Se você tratar apenas dos deficientes de modo geral, ou dissertar
sobre os surdos, sem tocar na questão educacional, tira apenas 40 pontos nessa competência. Isso também ocorre se a parte de “desafios”, ou seja, problemas a serem resolvidos, não for citada.
A banca vai avaliar:
• a compreensão da proposta. Além de não fugir do tema, você não deverá ficar preso aos textos motivadores disponíveis. Eles servem para sua reflexão, mas não devem ser copiados;
• o conhecimento e a relação das várias áreas do conhecimento existentes, como literatura, história, cinema, biologia, ciências, jornalismo, etc.;
• estruturação correta de um texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e
conclusão).
Seu texto está bem estruturado, apesar de faltar algumas coisas em cada parágrafo.
Sua pesquisa foi uma ótima escolha e você conseguiu comprovar seu argumento.
Você não utiliza bem as palavras chaves do tema, pois a proposta era sobre o COMBATE… não sobre o assédio em si. Então o que foi proposto é o combate, o que é feito para combater? Nada, então quais os obstáculos?
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Entre as competências do Enem, esta avalia se você consegue argumentar sólida e concretamente para defender o ponto de vista (que deve ser apontado na introdução). Isso significa que as ideias presentes na sua redação precisam estar fundamentadas em argumentos comprováveis, como dados, pesquisas e visões de especialistas, ou opiniões de autoridades na área, filósofos, etc.
É possível utilizar várias estratégias de argumentação, como: analogias, dados estatísticos, comparações, causas e consequências, citações e enumerações.
Seu texto deverá contar com:
• progressão textual (cada parte do texto deve estar conectada às demais);
• ordem lógica, ou seja, ter início, meio e fim;
• coerência (seu texto não deve se contradizer e nem distorcer o mundo real);
• encadeamento de ideias (os parágrafos devem ser hierarquizados e trazer novas informações sem mudar repentinamente de assunto).
No seu texto faltam muitos conectivos o que deixa a leitura menos fluida e consequentemente o texto não fica muito interligado. Isso torna-se um motivo para perda de pontos nessa competência.
Seu texto apresenta ordem lógica, ou seja, tem início, meio e fim! Senti falta de uma referência na introdução de seu texto, isso com certeza, valorizaria mais o seu texto
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação.
Para conquistar os 200 pontos dessa competência, você deverá fazer um texto coeso. Cada ideia apresentada precisa estar embasada e articulada com as demais, a fim de formar uma unidade de sentido. Além disso, você deve utilizar os conectivos mais indicados para a situação, ligando seus argumentos internos e os parágrafos, com objetivo de evitar repetições.
Seu texto deve contar com alguns elementos para ser bem avaliado na competência 4 do Enem:
1. parágrafos bem estruturados (um bom parágrafo deve ter uma ideia central — tópico frasal —,em que as ideias secundárias serão conectadas);
2. períodos estruturados (normalmente, um texto dissertativo apresenta encadeamento de ideias, estruturadas por duas ou mais orações, expressando causa e consequência, tempo, comparação, conclusão ou contradição;
3. referências (informações, dados e fatos devem ser retomados enquanto o texto progride, o que pode ser feito com a utilização de artigos, pronomes e advérbios).
Seus parágrafos não tem tópicos frasais, o que dificulta a conexão dos parágrafos e o entendimento de suas ideias. No mais, seu texto apresenta ideias ótimas, porém parece que se perde ao longo do desenvolver dos parágrafos. E as suas teses não foram tão bem escolhidas
Competência 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Essa competência é uma das mais importantes e menos estudadas pelos candidatos. Ela também tem uma correção mais criteriosa, o que pode fazer com que sua nota caia se você não estiver preparado. É preciso que você proponha uma solução para o problema da proposta, que seja passível de implementação e relacionado com os argumentos utilizados.
Além disso, sua proposta deve mostrar ao leitor como ela pode ser colocada em prática. Por isso, você deve informar de forma detalhada como ela pode ser aplicada na sociedade.
Antes de entregar sua redação, verifique se o texto:
1. tem uma proposta de intervenção;
2. conta com detalhes como ela será implementada (quem fará, como fará, quais são as etapas para implementação, com quais objetivos?);
3. é possível de ser executada;
4. respeita os Direitos Humanos
Para mim, a competência na qual é mais difícil de tirar total. Aqui, você DEVE apresentar DUAS propostas de intervenção, ou seja, uma proposta para cada tese. E você não fez isso. Você menciona apenas uma proposta. Sua conclusão não está bem detalhada então se quiser me mande mensagem para te passar umas dicas sobre a conclusão
C1- 160
C2- 120
C3- 120
C4- 120
C5- 80
TOTAL: 600
Boa noite, estou corrigindo sua redação desde ontem kkkkkk
Meu nome é Isabel e sou estudante de letras na universidade federal da minha cidade. Estou corrigindo redações nessa reta final do Enem com o intuito de ajudar quem quiser e poder transferir o pouco que sei, pois, ainda estou começando o meu curso… mas quero ajudar quem eu conseguir a realizar o sonho de se formar!
Pois, “Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina.
Gostaria de dizer que posso ter cometidos vários erros ao corrigir sua redação, mas espero ter ajudado de alguma forma e estou a disposição… se precisar de algo me chame por mensagem!
Bons estudos e nunca se esqueça do quanto você é capaz e pode sim, conquistar o mundo só basta querer! Confie no seu potencial e nunca desista de nada que tenha vontade… você não é uma nota, é muito mais que qualquer ponto e muito maior que seus sonhos, então não desista!
Boa noite,
com muito carinho!
Isabel!
Fialho
NOTA: 800
INTRODUÇÃO
– Já quero agradecer que seu texto tem 4 parágrafos! Sempre coloque 4 parágrafos e sua nota irá sempre aumentar;
– É importante que todo texto tenha 3 pontos finais;
– Gostei da sua tese.
D1
– Esse paragrafo tem 3 pontos finais. Gostei!
– Gostei da sua tese;
– Gostei dos dados.
D2
– Gostei do repertorio! Usou um caso famoso de assedio moral e citou os acontecimentos/consequências dele. Parabéns!
– Gostei dos dados;
CONCLUSÃO
– ‘por meio de’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer por ou ”através de”;
– Gostei da sua conclusão;
– Apresentou o agente;
– Apresentou a tese;
– Apresentou o modo;
– Sua conclusão está ótima.
Telma1717
Introdução: Faltou um repertório para contextualizar com o tema. Senti falta de apresentar mais a tese, não sei, ficou vago. Na frase: “(…) já que (…)” – eu trocaria por: “(…) visto que a sociedade normaliza a questão do assédio moral no ambiente de trabalho, omitindo casos de assédio e agravando a problemática.” Não escreve na redação “elas”.
Desenvolvimento 1 e 2: Ausência de conectivos. Ausência de retomada de tese. Repertório OK. Argumento OK.
Conclusão tá muito boa. Falta de retomada de tese.