O Brasil, assim como outros países emergentes, apresenta altos índices de corrupção. Ela vem desde as raízes da colonização do país, na qual os interesses particulares de minorias elitizadas sempre eram priorizados em detrimento da vontade popular. Ao trazer este fato para a atualidade, percebe-se que o cenário continua o mesmo. Seja por negligência da constituição, seja por maus hábitos da população. Desde modo, é necessário discorrer sobre tal temática.
A priori, é importante salientar que desde a sua independência de Portugal, o Brasil já teve seis constituições diferentes, a atual já está em vigor desde 1988, e é chamada de constituição cidadã, pois ela proporcionou uma série de melhorias, principalmente para as classes mais baixas. No entanto, são leis que não são sempre praticadas pelos cidadãos, isso faz do Brasil um país com um sistema corrupto, onde há leis, e as mesmas não são cumpridas. O uso de propina, compra de votos, esquemas de rachadinhas, desvio de verbas públicas, são exemplos de como a corrupção está presente na sociedade brasileira. Logo, deve-se pensar em formas de combater a corrupção e acabar com tais jogadas políticas.
Ademais, vale salientar que a educação tem um papel de extrema importância o combate à corrupção, porque, ela é capaz de mudar os hábitos dos cidadãos, além de contribuir para que as minorias busquem por justiça e cobrem por um país mais democrático e limpo.
Portanto, atitudes devem ser tomadas para combater a corrupção sistêmica no Brasil. Para isso, é necessário que o Poder Judiciário- Orgão responsável por fiscalizar o cumprimento das leis presentes na Constituição Federal- punir todo e qualquer ato corrupto que for identificado, por meio de investigações como a lava jato por exemplo, deste modo o foco da corrupção será reduzido. Ainda cabe citar a importância do Ministério da Educação- Orgão responsável por assegurar uma educação de qualidade a todos- na luta contra atos corruptos, porque uma população educada, não é corrupta. Dessa forma, a corrupção sistêmica será uma mazela passada na história do Brasi.
Shu
Olá Ana Letícia G, a seguir, fiz uns comentários de cada parágrafo da sua redação:
– 1° parágrafo: no trecho ” […] assim como outros países emergentes, apresenta altos índices de corrupção”, faltou a fonte desse dado estatístico, sem a fonte parece que ficou incompleto. Mas, você apresentou a tese que ficou bem evidente “percebe-se que o cenário continua o mesmo.”. Há erros de coerência em “desde modo”, poderia substituir por “desse modo”. Ps: esse parágrafo ficou bom, continua aperfeiçoando;
– 2° parágrafo: ficou excelente a introdução desse parágrafo! Parabéns!!! Mas, no trecho ” são leis que não são sempre praticadas pelos cidadãos , isso faz do Brasil um país com um sistema corrupto”, percebe-se que o desenvolvimento do argumento ficou incoerente, porque, não necessariamente, o não cumprimento das leis vai acarretar na corrupção, mas sim, na moral. Portanto, mesmo que a lei seja cumprida, pode haver a corrupção. Além disso, há a ausência de desenvolver um pouco mais esse parágrafo. Ps: no geral, está no caminho certo;
– 3° parágrafo: há erro em “importância (no) combate à corrupção…”. E esse parágrafo ficou muito menor em relação com o segundo parágrafo, o ideal é manter uma quantidade de linhas aproximadamente iguais. E faltou um pouco em desenvolve-lo;
– 4° parágrafo: a palavra “Órgão”, pode ser escrita com letra minúscula. E há erros no trecho “como a lava jato (,) por exemplo, (desse) modo o foco da corrupção será reduzido. Ainda (,) cabe (citar a importância do – ESSE TRECHO FICOU INCOERENTE, POR TER DOIS VERBOS QUE NÃO SE COMPLETAM, assim, só basta tirar esse trecho) Ministério da Educação; Porém, a estrutura desse último parágrafo ficou impecável, muito bom!!!
Obs: espero ter ajudado, foi um prazer corrigir sua redação!!! Até a próxima!!! Bons estudos :).