Oii, poderia fazer a correção com as competências do ENEM? dando uma nota tambem? Desde já agradeço. Abraços.
REDE DE CÁPSULAS
No Brasil tanto no século XX como até o atual momento do século XXI a indústria farmacêutica sofreu um crescimento significativo, com diversas modernizações. No entanto, tal evolução levou a um sério problema social, a automedicação, que consiste na ingestão de medicamentos sem acompanhamento médico, na qual sua prática tem sido realizada principalmente pelos jovens, o que infelizmente acarreta em sérios problemas de saúde. Diante dessa perspectiva, é valido analisar os fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise deve-se ressaltar que a falta de fiscalização e a facilidade na comercialização de remédios ocasiona na prática recorrente de livre consumo de medicamentos. Nesse sentido, é importante salientar que essa atitude na maioria das vezes causa a mascaração de condições clínicas mais graves levando ao agravamento de possíveis doenças. Essa colocação encaixa-se nas ideias do dramaturgo francês Molière na qual apresenta que “quase todos os homens morrem de seus remédios, não de suas doenças.”
Ademais, é fundamental apontar que muitos cidadãos principalmente os da classe jovem acreditam que a automedicação traz praticidade e menos gastos com a área da saúde, pois o livre acesso a informações médicas na internet leva ao tratamento rápido de seu problema. Segundo dados de pesquisa realizadas em 2016 pelo ICTQ cerca de 40% dos jovens fazem autodiagnóstico pelo espaço virtual e 72% fazem uso por conta própria de medicamentos. Diante de tal evidência é fundamental ressaltar que essa prática leva a diversos efeitos colaterais indesejados, dentre eles a intoxicação medicamentosa. Portanto é inadmissível que esse cenário continue presente.
Diante dos fatos apresentados, constata-se a necessidade de combater esse obstáculo na área da saúde. Para isso é imprescindível que o governo, por intermédio de leis, realize a fiscalização adequada em estabelecimentos farmacêuticos, a fim de que o fornecimento de medicamentos seja avaliado e não realizado de forma irracional. Paralelamente, é indispensável que os jovens busquem a conscientização dos riscos da automedicação. Assim, com o tempo se consolidará uma sociedade mais saudável, na qual todos estejam conscientizados do seu papel social, para que o cenário citado por Molière não esteja mais presente em nosso convívio diário.
oneperson
[introdução]
No Brasil[1] tanto no século XX como até o atual momento do século XXI a indústria farmacêutica sofreu um crescimento significativo, com diversas modernizações. No entanto, tal evolução levou a um sério problema social, a automedicação, que consiste na ingestão de medicamentos sem acompanhamento médico, na qual sua prática tem sido realizada principalmente pelos jovens, o que infelizmente acarreta em sérios problemas de saúde. Diante dessa perspectiva, é valido[2] analisar os fatores que favorecem esse quadro.
repertório: OK
contextualização com tema: OK
direcionamento de teses: X (quais são os problemas que vc vai desenrolar durante sua redação? tem que deixar claro na introdução as suas teses.)
erros ortográficos: X [1] é preciso uma vírgula aqui, [2] (vÁlido)
[desenvolvimento 01]
Em uma primeira análise[3] deve-se ressaltar [4] que a falta de fiscalização e a facilidade na comercialização de remédios ocasiona na prática recorrente de livre consumo de medicamentos. Nesse sentido, é importante salientar que essa atitude na maioria das vezes causa a mascaração de condições clínicas mais graves levando ao agravamento de possíveis doenças. Essa colocação encaixa-se nas ideias do dramaturgo francês Molière na qual apresenta que “quase todos os homens morrem de seus remédios, não de suas doenças.”
repertório: OK
direcionamento de tese: OK (é um “ok” +ou-, porque vc não falou sobre sua tese na introdução, mas aqui é claro qual é, ou seja, a falta de fiscalização. uma sugestão seria deixar como tese apenas a ausência de fiscalização e falar sobre facilidade como um resultado disso mais adiante na sua argumentação.) exemplo: Em uma/Em primeira análise, deve-se ressaltar, que a falta de fiscalização governamental fomenta a automedicação dos jovens brasileiros.
manutenção temática: OK (porém, vc deve usar mais a frase tema no decorrer da sua argumentação. como por exemplo aqui: “nesse sentido, é importante salientar que o uso indiscriminado de medicamentos causa…)
argumentação: OK (mas, precisa argumentar mais. vc falou sobre falta de fiscalização, portanto, poderia ter escrito sobre como essa não fiscalização acontece, é por falta fiscais? ou é pq as pessoas que trabalham em farmácias não agem de forma correta vendendo medicamentos sem bula médica? é sempre bom deixar as coisas bem claras e exemplificadas.)
erros ortográficos: X [3] precisa de vírgula aqui, [4] talvez uma vírgula aqui tbm
[desenvolvimento 02]
Ademais, é fundamental apontar que muitos cidadãos[5] principalmente os da classe jovem[6] acreditam que a automedicação traz praticidade e menos gastos com a área da saúde, pois o livre acesso a informações médicas na internet leva ao tratamento rápido de seu problema. Segundo dados de pesquisa realizadas[7] em 2016[8] pelo ICTQ[*] cerca de 40% dos jovens fazem autodiagnóstico pelo espaço virtual e 72% fazem uso por conta própria de medicamentos. Diante de tal evidência[9] é fundamental ressaltar que essa prática leva a diversos efeitos colaterais indesejados, dentre eles a intoxicação medicamentosa. Portanto[10] é inadmissível que esse cenário continue presente.
repertório: OK
direcionamento de tese: OK (é, novamente, um “ok” +ou-, pois vc não colocou como tese na introdução o que vc usou como tese aqui, que na minha visão, é a falta de informação ou pode ser tbm o uso de informações falsas da internet. se vc quer tratar sobre a falta de fiscalização e o acesso a falsas informações sobre saúde na internet deixe claro na sua intro.)
manutenção temática: OK
argumentação: OK (deixe mais exemplificadas as coisas que você traz, tipo onde que estão essas informações médicas duvidosas, é no instagram ou em outro site? penso que dar esses pequenos exemplos faz com que o desenvolvimento fique mais completo.)
erros ortográficos: X [5} vírgula aqui, [6] vírgula, [7] realizadA, [8] isso precisa estar entre vírgulas, [9] e [10] acho que se usa vírgula nesses dois casos
[*] só use uma sigla se já tiver escrito ela por completo antes, por exemplo, não use só MEC se vc não citou assim ó: MEC (Ministério da Educação), ok?
obs: aconselho a usar mais conectivos.
[conclusão/intervenção]
Diante dos fatos apresentados, constata-se a necessidade de combater esse obstáculo na área da saúde. Para isso[11] é imprescindível que o governo, por intermédio de leis, realize a fiscalização adequada em estabelecimentos farmacêuticos, a fim de que o fornecimento de medicamentos seja avaliado e não realizado de forma irracional. Paralelamente, é indispensável que os jovens busquem a conscientização dos riscos da automedicação. Assim, com o tempo se consolidará uma sociedade mais saudável, na qual todos estejam[*] conscientizados do seu papel social, para que o cenário citado por Molière não esteja mais presente em nosso convívio diário.
agente: OK
ação: OK
modo/meio: OK
detalhamento: X (como vai funcionar essa fiscalização? ou que tipo de lei é essa que vai ser usada? vai ser, por exemplo, pena de 3 anos para farmacêuticos que venderem remédios sem bula, ou fechar o estabelecimento? como já falei antes deixei bem tudo explicadinho)
finalidade: OK
fechamento/retomada: OK
erros ortográficos: [11] acho que tem vírgula aqui
[*] use tudo no futuro na conclusão: estarão, servirá, disponibilizará e etc.
obs.: vc fez duas propostas e está tudo bem fazer isso, porém, é preciso que uma delas esteja completa abordando agente, ação e etc.
C1 – 80
C2 – 180
C3 – 180
C4 – 160
C5 – 160
NT – 760
oie! tentei ajudar da forma que sei fazer e espero ter acrescentado ao menos um pouco. :)
não posso afirmar que essa seria sua nota, pq posso ter deixado algo passar, mas vc se saiu bem só precisa continuar treinando. bons estudos!