Iniciante

Com a leitura se aprende, com a leitura se cria

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O poeta Carlos Drummond de Andrade declarou: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade – da população – não sente esta sede.”  E essa falta de sede ao hábito de leitura, citada por Carlos Drummond, é vista dentre os jovens brasileiros que, por consequência, está  prejudicando o desenvolvimento cognitivo e enfraquecendo o senso de criatividade dentre eles.

A leitura tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento cognitivo. Sem o consumo de livros, o que se tem por conhecimento não existiria, já que todo conhecimento primitivo e contemporâneo é guardado entre páginas de livros físicos e virtuais. Seja livros de fábulas até livros de conhecimento científico, toda leitura desenvolve a aprendizagem, e sem ela os jovens não terão capacidade de “ser alguém” nessa sociedade. Como pronunciou Joseph Addison: “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”. É por meio do exercício da leitura que grande parte da aprendizagem surgirá e a sua falta resultará no fracasso do indivíduo na sociedade, que já é realidade no Brasil.

Ademais, o despertar da criatividade surge pela leitura. Visto que os contos – como “As Crônicas de Nárnia” – são propícios a despertar no leitor um senso de imaginação,  que nada mais é do que senso de criatividade, mostrando que a leitura traz o benefício da criação. Como disse Pablo Picasso: “O maior inimigo da criatividade é o bom senso.” ou seja, o hábito de leitura resulta na criatividade que não vem pelo bom senso, mas pelo senso da imaginação.

Diante disso, visando melhorar o hábito de leitura entre os jovens brasileiros, é necessário que o Ministério de Educação e Cultura desenvolva projetos de incentivo para o consumo de leitura dentro das salas de aula e que, mediante a esse projeto, toda instituição de ensino tenha uma biblioteca e pacotes de livros digitais para consumo a fim de se desenvolva conhecimentos cognitivos e senso de criação dentre os jovens.

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2 Correções

  1. Inicialmente gostaria te destacar que sou iniciante, nao tenho tanta experiência, porem, estamos aqui para aprender em união.

    INTRODUCAO
    ***Pra mim, sua introdução foi muito bem feita e articulada. Sem comentários.

    A leitura tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento cognitivo [1]. Sem o consumo de livros, o que se tem por conhecimento não existiria, já que todo conhecimento[2] primitivo e contemporâneo é guardado entre páginas de livros físicos e virtuais. Seja livros de fábulas até livros de conhecimento científico, toda leitura desenvolve a aprendizagem, e sem ela os jovens não terão capacidade de “ser alguém” nessa sociedade[3]. Como pronunciou Joseph Addison: “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”. É por meio do exercício da leitura que grande parte da aprendizagem surgirá e a sua falta resultará no fracasso do indivíduo na sociedade, que já é realidade no Brasil.

    [1] Você utilizou “desenvolvimento cognitivo já no finalzinho de sua introdução, quando colocou já na primeira linha de seu segundo parágrafo, torna-se repetitivo. Que tal trocar este termo por outro de mesmo ?
    [2] Repetiu a palavra “conhecimento”‘, recomendo que em um dos casos substitua por: “aprendizado” ou “compreensão”. Acredito que com essa mudança, algumas palavras (sendo elas antes ou depois) vão ter que ser modificadas. Apenas tome cuidado para não mudar seu significado original.
    [3] O termo “ser alguém na sociedade” me incomoda um pouco. Para você, o que é ser alguém na vida ou na sociedade? Alguém que não saiba ler não é qualificado? É preciso tomar cuidado com isso, talvez nem fosse sua intenção, mas pode ofender muitas pessoas. Acho que essa parte da sua redação poderia ser modificada.

    Ademais, o despertar da criatividade surge pela leitura[4]. Visto que os contos – como “As Crônicas de Nárnia” – são propícios a despertar no leitor um senso de imaginação, que nada mais é do que senso de criatividade, mostrando que a leitura traz o benefício da criação. Como disse Pablo Picasso: “O maior inimigo da criatividade é o bom senso.” ou seja, o hábito de leitura resulta na criatividade que não vem pelo bom senso, mas pelo senso da imaginação.
    [4] Nem sempre, por exemplo, crianças da pré-escola, são indivíduos que ainda não tiveram contato com a leitura feita por si mesmos, mas em aulas de artes podem muito bem apresentar criatividade por meio de desenhos. Alguns são por música, outros na dança. A criatividade é ampla, e não é apenas por meio da leitura que ela se manifesta. Da maneira em que colocou, deixou parecer que era.
    ****Conclusão final do parágrafo: Por consequência da sua frase inicial, todo o restante ficou muito generalizado, como eu disse anteriormente não apenas a leitura que resulta na criatividade, mas vários outros fatores também. Não estou dizendo que você está errado, em parte está certo. Ler é muito importante e contribui com tudo o que falou, mas não é realmente a base. Tome cuidado com as colocações, já que elas podem possuir um significado ou interpretação não condizentes com o que você planeja passar ao leitor, ok?

    Diante disso, visando melhorar o hábito de leitura entre os jovens brasileiros, é necessário que o Ministério de Educação e Cultura desenvolva projetos de incentivo para o consumo de leitura dentro das salas de aula e que, mediante a esse projeto, toda instituição de ensino tenha uma biblioteca e pacotes de livros digitais para consumo a fim de se desenvolva conhecimentos cognitivos e senso de criação dentre os jovens.
    ****Conclusão do parágrafo: Sua ideia de intervenção é boa, mas não é muito desenvolvida. É importante que você saiba que, os professores do pré estão incentivando a leitura quando leem chapeuzinho vermelho ou os três porquinhos nas salas de aula. Inclusive, não conheci uma escola que não tivesse uma biblioteca. Então você pode falar sobre o incentivo em casa, dos pais e mães, na hora de dormir, por exemplo.

    Conclusão final: Atente em treinar mais a ligação com seus argumentos nos desenvolvimentos.

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  2. Olá Calebe, tudo bem? Só repassando que não corrijo as com nota, (infelizmente) não possuo segurança para tal. Entretanto, espero que meus olhos e meus conselhos te ajudem em sua trajetória. Vamos lá?

    O poeta Carlos Drummond de Andrade declarou: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade – da população – não sente esta sede.” E essa falta de sede ao hábito de leitura, citada por Carlos Drummond, é vista dentre os jovens brasileiros que, por consequência, está prejudicando o desenvolvimento cognitivo e enfraquecendo o senso de criatividade dentre eles.

    ***Pra mim, sua introdução foi muito bem feita e articulada. Sem comentários.

    A leitura tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento cognitivo [1]. Sem o consumo de livros, o que se tem por conhecimento não existiria, já que todo conhecimento[2] primitivo e contemporâneo é guardado entre páginas de livros físicos e virtuais. Seja livros de fábulas até livros de conhecimento científico, toda leitura desenvolve a aprendizagem, e sem ela os jovens não terão capacidade de “ser alguém” nessa sociedade[3]. Como pronunciou Joseph Addison: “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”. É por meio do exercício da leitura que grande parte da aprendizagem surgirá e a sua falta resultará no fracasso do indivíduo na sociedade, que já é realidade no Brasil.

    [1] Você utilizou “desenvolvimento cognitivo já no finalzinho de sua introdução, quando colocou já na primeira linha de seu segundo parágrafo, torna-se repetitivo. Que tal trocar este termo por outro de mesmo ?
    [2] Repetiu a palavra “conhecimento”‘, recomendo que em um dos casos substitua por: “aprendizado” ou “compreensão”. Acredito que com essa mudança, algumas palavras (sendo elas antes ou depois) vão ter que ser modificadas. Apenas tome cuidado para não mudar seu significado original.
    [3] O termo “ser alguém na sociedade” me incomoda um pouco. Para você, o que é ser alguém na vida ou na sociedade? Alguém que não saiba ler não é qualificado? É preciso tomar cuidado com isso, talvez nem fosse sua intenção, mas pode ofender muitas pessoas. Acho que essa parte da sua redação poderia ser modificada.

    Ademais, o despertar da criatividade surge pela leitura[4]. Visto que os contos – como “As Crônicas de Nárnia” – são propícios a despertar no leitor um senso de imaginação, que nada mais é do que senso de criatividade, mostrando que a leitura traz o benefício da criação. Como disse Pablo Picasso: “O maior inimigo da criatividade é o bom senso.” ou seja, o hábito de leitura resulta na criatividade que não vem pelo bom senso, mas pelo senso da imaginação.
    [4] Nem sempre, por exemplo, crianças da pré-escola, são indivíduos que ainda não tiveram contato com a leitura feita por si mesmos, mas em aulas de artes podem muito bem apresentar criatividade por meio de desenhos. Alguns são por música, outros na dança. A criatividade é ampla, e não é apenas por meio da leitura que ela se manifesta. Da maneira em que colocou, deixou parecer que era.
    ****Conclusão final do parágrafo: Por consequência da sua frase inicial, todo o restante ficou muito generalizado, como eu disse anteriormente não apenas a leitura que resulta na criatividade, mas vários outros fatores também. Não estou dizendo que você está errado, em parte está certo. Ler é muito importante e contribui com tudo o que falou, mas não é realmente a base. Tome cuidado com as colocações, já que elas podem possuir um significado ou interpretação não condizentes com o que você planeja passar ao leitor, ok?

    Diante disso, visando melhorar o hábito de leitura entre os jovens brasileiros, é necessário que o Ministério de Educação e Cultura desenvolva projetos de incentivo para o consumo de leitura dentro das salas de aula e que, mediante a esse projeto, toda instituição de ensino tenha uma biblioteca e pacotes de livros digitais para consumo a fim de se desenvolva conhecimentos cognitivos e senso de criação dentre os jovens.
    ****Conclusão do parágrafo: Sua ideia de intervenção é boa, mas não é muito desenvolvida. É importante que você saiba que, os professores do pré estão incentivando a leitura quando leem chapeuzinho vermelho ou os três porquinhos nas salas de aula. Inclusive, não conheci uma escola que não tivesse uma biblioteca. Então você pode falar sobre o incentivo em casa, dos pais e mães, na hora de dormir, por exemplo.

    Conclusão final: A escrita é boa e possui ampla capacidade de citações, apenas tendo a dificuldade de relacioná-los com o seus argumentos para validá-lo.

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