COLOQUEM NOTA, EU CORRIJO DE VOLTA. ENEM 2020 – O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

          Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, o que é visto, na atualidade, é antagônico aos ideais do arquétipo iluminista, uma vez que o estigma associado às doenças mentais, no Brasil, apresenta entraves para a consolidação desse pensamento. Dessa forma, fatores como o descaso governamental e o silenciamento propagam esse problema pelo âmbito nacional. (6 linhas)

         Sob esse viés, é preciso salientar que o impasse sofre, deploravelmente, com a omissão e ineficácia do governo, pois mesmo que haja incentivo nessa área, ele demonstra ser pouco. Dessa maneira, de acordo com o contratualista John Locke, há uma violação no “contrato social”, já que o Estado não cumpre o seu papel de garantir que todos os cidadãos gozem de seus direitos imprescindíveis, como o direito à saúde. Posto isso, diversas pessoas, que têm algum topo de transtorno mental, não possuem os tratamentos e cuidados necessários e, consequentemente, tem os seus casos de doenças agravados. Logo, é inadmissível que, enquanto responsável pelo povo, o Poder Público mantenha uma postura inerte diante da questão. (9 linhas)

         Ademais, outra configuração para esse horrendo revés é a ausência de ações sociais, como falar não só sobre o assunto, mas também de suas causas e consequências. Desse modo, de acordo com o filósofo e sociólogo alemão Jurgen Habermas, a linguagem é a verdadeira forma de ação. Diante disso, para que um impasse – como os estigmas da ansiedade e depressão – seja revolvido, é preciso debater sobre, ainda mais quando se trata de um tema silenciado e alarmante. Assim, faz-se urgente debatê-lo amplamente, para que aumente a chance de atuação nele e para que a realidade sofrida por tais mártires se modifique. (8 linhas)

         Portanto, é inegável que medidas precisam ser tomadas para reverter esse cenário. Para isso, a mídia, incumbida por moldar a opinião do grande público, deve desenvolver um projeto que vise informar a sociedade sobre a relevância de discutir sobre as doenças mentais, por meio de comerciais e jornais – televisivos e impressos -, com o intuito de lembrar da existência do direito da população afetada e motivar os indivíduos a exigirem do Estado o cumprimento do direito constitucional. Sendo assim, as ideias do movimento iluminista se consolidarão. (7 linhas)

 
Por favor, corrijam se baseando na cartilha do corretor e nas competências. Muito obrigada pela ajuda. A VAGA JÁ É NOSSA, VAMOS QUE VAMOS!

 

Compartilhar

3 Correções

  1. É uma bela redação! Sua proposta de intervenção está perfeita aos meus olhos, talvez vc tenha focado mais nos tratamentos do que no estigma em si, mas acho que conseguiu abordar ambos de forma bem coerente. Não vejo muitos desvios gramaticais e usou muito bem os conectivos.

    C1 200
    C2 200
    C3 180
    C4 200
    C5 200
    T: 980

    • 1
  2. Em seu D2 você repete o conectivo “para que” duas vezes no mesmo período muito próximo, acredito que isso desconte pontos na sua C4. Sua proposta de intervenção está boa, contendo os 5 critérios. Acredito que os repertórios estão bons e pertinentes, e argumentação também, talvez algum exemplo no D2 daria mais força à argumentação. No mais acredito que não haja desvios gramaticais e sua redação está boa.
    C1: 200
    C2: 180
    C3: 200
    C4: 180
    C5: 200
    Total: 960

    • 1
  3. Boa tarde!

    É nítido que você escreve muito bem e que se preparou para a redação!
    Faço algumas ressalvas.
    Tenho observado em quase todos os textos as pessoas falando sobre o direito a saúde e sobre o dever do Estado em amparar os indivíduos que sofrem com alguma doença mental. Esse fato é importante, mas colocar isso na tese e consequentemente no desenvolvimento acho perigoso. Perigoso porque o tema está centrado no ESTIGMA e não na dificuldade ao acesso a tratamento e tal. Eu se fosse corretor consideraria que o tema foi tangenciado.

    No seu terceiro parágrafo você colocou algumas informações que mais pareciam uma conclusão/ proposta de intervenção.

    1/200
    2/120
    3/120
    4/200
    5/120

    760 (Essa é só a opinião de um estudante)

    Boa sorte

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.