Coletivo X individualismo

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Émilie Durkhein, um dos fundadores da sociologia, distingui, no século XIX, de acordo com o modo de organização, dois tipos de sociedades, a mecânica e a orgânica. Nesta classificação, enquanto a primeira comunidade tem como características a coletividade e a distribuição equitativa dos bens, a segunda, vigente na atualidade, é pautada no individualismo e na concentração de riqueza, o que leva, como consequência, a desarmonia social influenciada por diferentes fatores.

Em primeira instância, as causas para tais problemáticas encontram-se no crescimento do capitalismo e da consequente redução da consciência coletiva associada a criação de uma nova forma de interação social que favorece o egocentrismo. De acordo com Mark Weber, isso tudo se deve a lógica do mercado, que cria relações de subordinação em que o que indivíduo que detém o poder\capital é o merecedor dos privilégios. Paralelamente, essa perspectiva, intensificada no século XXI, forma pessoas que não se preocupam com os problemas em sua volta e que por isso, permitem, de forma direta, o favorecimento da desigualdade social.

Ademais, há, como motivo relevante para a desarmonia social, o preconceito e a exclusão vigente na sociedade por parte de alguns indivíduos, que tomam como coletivo determinado grupo com características semelhantes ao seus, à exemplo da cor da pele e da posição socioeconômica. No Brasil, essa realidade foi demostrada na série, exibida pela Netflix, “3%”, em que uma sociedade ideal foi formada em detrimento de outra que se encontrava à margem da miséria social e da violência. Portanto, torna-se inaceitável que não haja consciência do coletivo e de sua importância  para a sociedade mesmo com tantas informações circulando por diferentes meios.

Com base nisso, formas de se intervir na problemática devem ser formuladas, como por exemplo, a abordagem em escolas e faculdades de temas relacionados a sociologia e aos problemas que envolvem a sociedade por meio da melhoria do material didático oferecido pelo  Ministério da Educação e também, com o aumento da observação na prática da realidade social pelos estudantes. Só assim, o pensamento crítico e coletivo será desenvolvido e mantido pela sociedade.

 

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1 Correção

  1. Boa tarde !
    Sua redação ficou boa, senti apenas falta de argumentação, você colocou muitos dados, não é necessário. Os avaliadores pontuam a sua redação acima de tudo pelo poder da argumentação que a mesma tem.
    A sua conclusão ficou um pouco vaga, não deu para identificar o que realmente você quis dizer.
    AI ESTÁ ALGUNS PONTOS PARA AS SUAS CONCLUSÕES:
    -Seja breve e vá direto ao ponto.
    -Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
    -Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
    -Ressalte a ideia principal.
    -Incentive o leitor a agir ou refletir.
    -Evite clichês
    Intervir significa atuar diretamente, agindo ou decidindo, e emitir, expor opinião. Sendo assim, na proposta de intervenção, é preciso apresentar soluções exequíveis para o problema.

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