A Constituição Federal de 1988, também conhecida como constituição cidadã, preconiza que a todos deve ser garantido a dignidade da pessoa humana, para tal é necessário que seja garantido, entre outros, o direito à moradia. Contudo, o que se verifica no momento hodierno, é que a moradia digna é uma realidade distante para uma parcela considerável da população. Nesse sentido, o processo desordenado de urbanização das grandes cidades se apresentou como fator preponderante da precariedade de moradia que é vivenciada por muitos.
O processo de urbanização no Brasil se deu maneira muito rápida. Nesse panorama, vários brasileiros tiveram que se adaptar a uma nova realidade em tempo exíguo. Dito isto, é importante frisar que necessidades básicas, como a moradia, em geral, não podem ser adiadas. Assim sendo, a solução encontrada por parte da população para driblar tal cenário é a morada as margens das grandes cidades, em condições muito distantes da dignidade preconizada constitucionalmente.
No mais, é conveniente frisar que as cidades, cada vez mais, encontram-se abarrotadas de prédios grandiosos, condomínios e estabelecimentos comerciais. Esses imóveis, bem como o dia-a-dia corrido, acabam tornando invisíveis a realidade mencionada anteriormente e que é vivenciada por muitos brasileiros, que é de uma moradia precária.
As “cidades” invisíveis, mais conhecidas, como favelas, cidadelas, palafitas…carecem de questões básicas, como: saneamento, postos de saúde, segurança, água potável, dentre muitos outros pontos. Em geral, não contam com estabelecimentos comerciais nas imediações, além de serem distantes das “cidades de fato”. Desse modo, o que se verifica é uma problemática que fora normalizada, ignorada, esquecida.
Conclui-se que o processo de urbanização no Brasil se deu de maneira acelerada, acarretando em problemas de moradia. Muitas brasileiros vivem na atualidade em situação degradante e muito distante do que seria considerado ideal. Contudo, a situação não é irreparável. Uma ação conjunta por parte do Estado, sociedade e setor econômico pode amenizar a situação. O Estado, por meio de políticas públicas, pode e deve propor soluções viáveis a questão. A sociedade, por sua vez, deve participar ajudando e não delegando somente ao ente estatal a melhoria desse problema social. E o setor econômico, por meio de empregos, além de ações sociais pode contribuir de forma efetiva para resolução da questão.
samuel200
Bom dia, tudo bem? primeiramente parabéns pela redação proposta, e pelo tema abordado!
Correção: A introdução apresentou uma tese bem desenvolvida e contextualizou bem o tema de forma resumida mas senti falta problematização mais clara do tema que será abortado nos parágrafos seguintes isso deixou a argumentação um pouco “aberta” no desenvolvimento das problematizações dos parágrafos, a gramatica da redação esta com poucos erros mas nada que atrapalhe o entendimento do texto.
NOTAS DAS COMPETÊNCIAS DO ENEM ABAIXO:
Competência 1. Modalidade escrita: 160
Competência 2. Tema e gênero: 150
Competência 3. Argumentação e coerência: 120
Competência 4. Coesão:100
Competência 5. Propostas de intervenção:160
Total: 160 + 150 + 120 + 100 + 160= ( 690 )
RyanFerreira17
Redação ficou boa, porém deixou algumas lacunas em aberto que podem dificultar o entendimento de sua redação. Seu desenvolvimento ficou alto muito clichê todo mundo fala disso quando o tema é essa, tente contextualiza-la mais e não deixar assim.
Você apresenta uma boa gramática nenhum erro com vírgulas somente essa parte de contextualizar ficou meio “aberta”.
Competência 1: 145
Competência 2: 127
Competência 3: 135
Competência 4: 102
Competência 5: 140
Total: 649
Isabelamelosilva
Bom dia! Tudo bem? Tenho algumas pontuações a fazer em sua redação. Segue:
Introdução: apresentou tema problematizado e tese. Faltou contextualizar um pouco mais.
Bom, seus parágrafos de desenvolvimento estão com ideias muito “jogados”, não mostra o seu ponto de vista. Sem falar que aí tem 3 parágrafos de desenvolvimento, não sei se foi erro na hora de colocar aqui, mas a estrutura de uma redação modelo Enem só é necessário 2 parágrafos de desenvolvimento. Tirando isso, não percebi nenhum erro em relação a vírgula.
Proposta de intervenção: não está bem contextualizada, você não apresenta todos os 5 elementos necessários (agentes, modo, meio, detalhamento e finalidade). Novamente, parece que você só jogou ideias.
Você não conseguiu organizar seus argumentos e não mostrou de forma clara seu ponto de vista.
Competência 1: 120
Competência 2: 120
Competência 3: 80
Competência 4: 80
Competência 5: 120
Total: 480