“É muito fácil falar de coisas tão belas de frente para o mar, mas de costas para a favela”. Esse trecho da música Zerovinteum da banda Planet Hemp nos remete a essa visão de beleza carioca em paralelo com a realidade vivida nas comunidades. A separação entre a população, nos faz refletir sobre essa tal “Cidade Maravilhosa” que é pregada em volta de uma sociedade inteiramente desigual e socialmente dividida.
O desinteresse do estado é evidente ao investir em eventos internacionais ao invés de priorizar em uma melhor forma de vida para os seus cidadãos. No ano de 2016, foi sede dos Jogos Olímpicos que contou com um custo de 2 Bilhões de reais aos cofres públicos. Esse feito deixa claro o descaso com os inúmeros problemas sociais que assolam as áreas mais precárias como favelas e periferias que já sofrem com a violência e extrema pobreza.
Concernente a isso, a separação entre as diversas mazelas da sociedade contribuem no avanço dessa desigualdade. Os negros que segundo o IBGE, são 72% da população em favelas sofrem com o preconceito enraizado pelo Brasil Colonial. A falta de saneamento básico e segurança são apenas a ponta de um problema maior que vem se estendendo: A valorização do branco sobre o negro e a influência que a cor da pele tem na obtenção de valores e direitos no país.
O Rio de Janeiro poderá ser chamado de “Cidade Maravilhosa” quando proporcionar de forma igualitária, o bem-estar para todos. O direito à vida deve ser garantido sem distinção de raça ou lugar de origem. Viva a igualdade!
iacidara
Sua redação está impecável, concisa, coerente, muito bom mesmo, a estrutura muito boa, muito legal quando você usa essa cidade maravilhosa e consegui fazer uma crítica boa, uma redação muito boa de ler, realmente incrível mesmo.
Eu aconselho também além de fazer redações, fazer outras produções textuais que assim melhoram nosso desempenho tanto na escrita, como também nosso vocabulário, procurar também fazer leitura de vários jornais.
E assim sua redação ficou excelente continue assim, a prática nos deixa melhores sempre.
Joao17772
Olá,Tudo bem ?Seu texto tem potencial,entretanto acredito que as ideias não estejam tão bem conectadas..É possível que o melhor uso de conectivos e conjunções enriquecam o seu texto,tanto de uma forma da analise quanto a própria estrutura……….
No demais,o texto tem força e espero que você,em sã consciência,tenha sucesso para alcançar seus devidos objetivos